sicnot

Perfil

País

Costa inaugura primeiro Espaço do Cidadão fora de Portugal em Paris

O primeiro Espaço do Cidadão fora de Portugal, que pretende facilitar o acesso a serviços como a carta de condução ou o registo criminal aos portugueses residentes no estrangeiro, é inaugurado hoje em Paris na presença do primeiro-ministro.

Trata-se do primeiro Espaço do Cidadão fora do território nacional e a sua abertura, no Consulado Geral de Portugal em Paris, contará com a presença do primeiro-ministro, António Costa, da secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa, Graça Fonseca, e do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro.

Neste local de prestação de serviços públicos essenciais, serão disponibilizados aos emigrantes portugueses 60 serviços de várias entidades da Administração Pública, nomeadamente serviços na área da Segurança Social Direta e do Centro Nacional de Pensões (como pedidos de apoios e prestações familiares, pedidos de pensão de velhice), na área da Saúde (como marcação de consultas, pagamento de impostos (como o IUC e o IMI) e outros serviços da Autoridade Tributária.

No Espaço do Cidadão podem também ser efetuados pedidos de renovação de carta de condução e a obtenção de certificados do registo criminal, que, segundo Graça Fonseca, são dois dos serviços mais procurados pelos portugueses que vivem na região de Paris.

Em declarações à agência Lusa, a governante sublinhou que, com a criação do Espaço do Cidadão, serviços que podiam demorar um mês, devido à necessidade de enviar o documentos por correio, passam a ser efetuados na hora, com a celeridade desejável.

O Espaço Cidadão em Paris concretiza e insere-se no Programa Simplex+ 2016, lançado pelo Governo a 19 de maio e que agregou 255 medidas de simplificação legislativa e administrativa a serem aplicadas até maio de 2017.

Foi inscrito no Programa, visando responder ao problema da morosidade nos tempos de resposta e atendimento nos processos administrativos.

O executivo estima que este novo Espaço do Cidadão venha a servir, potencialmente, os cerca de um milhão de portugueses que compõem a comunidade nacional residente em Paris.

O Espaço Cidadão é um projeto experimental e a utilização pelos portugueses que vivem em Paris será avaliado com o intuito de o expandir a outros consulados.

Graça Fonseca garantiu que o governo pretende instalar até final do ano mais um destes Espaços fora do território nacional, que poderá ser numa cidade europeia ou até fora da Europa, mas onde exista uma forte presença de portugueses, já que a ideia é o Estado português "chegar mais próximo" dos portugueses que vivem fora do país.

Lusa

  • "Já só lhes resta uma coisa: bisbilhotar comunicações privadas"
    2:57

    Caso CGD

    O primeiro-ministro diz que o PSD atingiu o grau zero da política, quando chegou à "bisbilhotice" de querer ver as mensagens trocadas entre o ministro das Finanças e António Domingues. A polémica da Caixa Geral de Depósitos voltou a marcar o debate quinzenal, com António Costa a garantir que nunca esteve em causa a entrega de declarações da administração. Já o PSD e o CDS a acusaram o Governo de violar as regras da transparência e de oprimir os direitos da oposição.

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.