sicnot

Perfil

País

ASAE apreendeu 35 toneladas de cimento em todo o país

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu na última semana em todo o país cerca de 35 toneladas de cimento, por incumprimento das instruções de segurança, podendo pôr em causa a segurança das obras de construção.

(Arquivo)

(Arquivo)

LUSA

Em comunicado hoje divulgado, a ASAE adiantou ter fiscalizado a nível nacional cerca de 20 operadores económicos, apreendendo cerca de 35 toneladas de cimento e instaurado os respetivos processos de contraordenação.

Na operação foram registadas infrações como a "falta de marcação CE, falta de declaração de desempenho, incumprimento das instruções de segurança, podendo pôr em causa o desempenho das obras de construção no que se refere aos seus requisitos básicos".

A ASAE avançou que o valor total da apreensão ascendeu aos 3.550 euros.

"Esta intervenção da ASAE impediu que fossem disponibilizados no mercado cimentos não conforme com a legislação, garantindo deste modo a lealdade das transações comercias, a rastreabilidade dos produtos, uma ocorrência sã e a proteção do Mercado Interno", é destacado.

A ASAE realçou ainda que a ação de fiscalização de mercado realizada na última semana em todo o país visou a verificação do cumprimento dos requisitos legais obrigatórios em produtos da construção, designadamente composição, especificações e critérios de conformidade em cimentos correntes.


Lusa

  • Esquerda contra a venda do Novo Banco
    1:51

    Economia

    O futuro do Novo Banco promete agitar a maioria de esquerda nas próximas semanas. O Bloco de Esquerda e o PCP estão contra os planos de privatização e insistem que a solução é nacionalizar o banco. O Bloco de Esquerda defende que privatizar 75% é o pior de dois mundos. Já o PCP diz que o banco deve ser integrado no setor público.

  • Vídeo amador mostra destruição na Síria
    1:04

    Mundo

    A guerra na Síria continua a fazer vítimas mortais. Um vídeo amador divulgado esta segunda-feira mostra o estado de uma localidade a este de Damasco, depois de um ataque aéreo no fim-de-semana. No ataque, 16 pessoas morreram e há várias dezenas de feridos.

  • Pescador resgatado de um lago gelado na Estónia
    1:08
  • Banco do Metro com pénis gera polémica no México

    Mundo

    Um banco em formato de homem com o pénis exposto, numa das carruagens de Metro da Cidade do México, está a gerar polémica. A iniciativa integra uma campanha contra o assédio sexual de que as mulheres são vítima no país.