sicnot

Perfil

País

CDS-PP interpela Governo sobre políticas de saúde na quinta-feira

O CDS-PP vai interpelar o Governo no parlamento sobre políticas de saúde, argumentando que se aproxima uma época crítica na resposta do sistema de saúde e que ainda não foi feito um balanço a ação governativa nesta área.

TIAGO PETINGA

"Estamos a aproximar-nos de uma época que infelizmente tradicionalmente é crítica na resposta do sistema de saúde e importa fazer o balanço daquilo que está bem e daquilo que não está bem", afirmou à Lusa o líder parlamentar, Nuno Magalhães.

Os centristas prosseguem assim a senda dos temas que consideram interessar ao quotidiano dos portugueses, depois da educação, demografia, e envelhecimento ativo, apontou o presidente da bancada do CDS.

"Queremos ao mesmo tempo projetar o futuro, nomeadamente, a questão da sustentabilidade da ADSE, perceber o que foi feito, o que não foi feito, o que foi prometido, nos cuidados primários, cuidados continuados e paliativos, numa lógica construtiva de apresentar propostas", disse.

Questionado sobre a proposta que os centristas estão a preparar para a ADSE, que vem da moção da líder, Assunção Cristas, ao Congresso, Nuno Magalhães não quis adiantar o conteúdo, sublinhando apenas a pertinência do tema.

"A presidente do CDS, e muito bem, no Congresso lançou esse tema e os factos têm-lhe dado razão. Um recente relatório do Tribunal de Contas veio alertar para a dificuldade ou da insustentabilidade do próprio sistema", disse.

Lusa

  • Prisão preventiva para marroquino suspeito de apoiar o Daesh

    País

    O juiz do Tribunal Central de Instrução Criminal impôs esta quinta-feira prisão preventiva ao cidadão marroquino, detido na Alemanha e entregue a Portugal, suspeito de adesão e apoio ao grupo extremista Daesh e recrutamento e financiamento ao terrorismo.

  • "A isto chama-se pura hipocrisia"
    1:13

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho classifica a atuação do Governo na gestão da Caixa Geral de Depósitos como um "manual de cinismo político insuportável", declarações feitas pelo líder do PSD durante a reunião do Conselho Nacional em Lisboa.

  • Mais de 20 milhões estão a morrer à fome em África

    Mundo

    África enfrenta a maior crise desde 1945, com mais de 20 milhões de pessoas a morrer de fome em três países, Sudão do Sul, Somália e Nigéria, disse esta quinta-feira um responsável do Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas.

  • Menina "rouba" chapéu ao Papa
    0:27

    Mundo

    Estella Westrick tem apenas três anos, mas já conseguiu chegar aos jornais de todo o mundo, depois de "roubar" o chapéu do Papa. Durante uma visita da família na quarta-feira ao Vaticano, a criança - que não parece estar muito contente no vídeo - foi pegada ao colo por um dos funcionários do Vaticano, que a levou depois até ao Papa. Nesta altura, Estella aproveitou para tirar o solidéu episcopal, arrancando gargalhadas de toda a gente, especialmente do Papa Francisco.