sicnot

Perfil

País

CDS-PP interpela Governo sobre políticas de saúde na quinta-feira

O CDS-PP vai interpelar o Governo no parlamento sobre políticas de saúde, argumentando que se aproxima uma época crítica na resposta do sistema de saúde e que ainda não foi feito um balanço a ação governativa nesta área.

TIAGO PETINGA

"Estamos a aproximar-nos de uma época que infelizmente tradicionalmente é crítica na resposta do sistema de saúde e importa fazer o balanço daquilo que está bem e daquilo que não está bem", afirmou à Lusa o líder parlamentar, Nuno Magalhães.

Os centristas prosseguem assim a senda dos temas que consideram interessar ao quotidiano dos portugueses, depois da educação, demografia, e envelhecimento ativo, apontou o presidente da bancada do CDS.

"Queremos ao mesmo tempo projetar o futuro, nomeadamente, a questão da sustentabilidade da ADSE, perceber o que foi feito, o que não foi feito, o que foi prometido, nos cuidados primários, cuidados continuados e paliativos, numa lógica construtiva de apresentar propostas", disse.

Questionado sobre a proposta que os centristas estão a preparar para a ADSE, que vem da moção da líder, Assunção Cristas, ao Congresso, Nuno Magalhães não quis adiantar o conteúdo, sublinhando apenas a pertinência do tema.

"A presidente do CDS, e muito bem, no Congresso lançou esse tema e os factos têm-lhe dado razão. Um recente relatório do Tribunal de Contas veio alertar para a dificuldade ou da insustentabilidade do próprio sistema", disse.

Lusa

  • Zeca Afonso morreu há 30 anos
    1:11
  • Luz ultravioleta converte dióxido de carbono em metano

    Mundo

    Investigadores da Universidade Duke, nos Estados Unidos, criaram nanopartículas (partículas microscópicas) que ajudam a converter o dióxido de carbono (gás poluente) em metano (combustível) usando apenas luz ultravioleta como fonte de energia.

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • "Isto é uma mentira e tem carimbo de Estado"
    2:12

    Opinião

    O preço das botijas de gás em Portugal duplicou nos últimos 15 anos. José Gomes Ferreira esteve no Jornal da Noite, da SIC, onde explicou este aumento, lembrando que a classe política prometeu que se houvesse mais empresas a operar no mercado, os preços desciam. Contudo, José Gomes Ferreira diz que "isto é uma mentira e tem carimbo de Estado". O Diretor-Adjunto de Informação SIC explicou que como o mercado é livre, os operadores vendem aos preços mais altos que podem, deste modo os preços não variam muito entre uns e outros.

    José Gomes Ferreira