sicnot

Perfil

País

CDS-PP interpela Governo sobre políticas de saúde na quinta-feira

O CDS-PP vai interpelar o Governo no parlamento sobre políticas de saúde, argumentando que se aproxima uma época crítica na resposta do sistema de saúde e que ainda não foi feito um balanço a ação governativa nesta área.

TIAGO PETINGA

"Estamos a aproximar-nos de uma época que infelizmente tradicionalmente é crítica na resposta do sistema de saúde e importa fazer o balanço daquilo que está bem e daquilo que não está bem", afirmou à Lusa o líder parlamentar, Nuno Magalhães.

Os centristas prosseguem assim a senda dos temas que consideram interessar ao quotidiano dos portugueses, depois da educação, demografia, e envelhecimento ativo, apontou o presidente da bancada do CDS.

"Queremos ao mesmo tempo projetar o futuro, nomeadamente, a questão da sustentabilidade da ADSE, perceber o que foi feito, o que não foi feito, o que foi prometido, nos cuidados primários, cuidados continuados e paliativos, numa lógica construtiva de apresentar propostas", disse.

Questionado sobre a proposta que os centristas estão a preparar para a ADSE, que vem da moção da líder, Assunção Cristas, ao Congresso, Nuno Magalhães não quis adiantar o conteúdo, sublinhando apenas a pertinência do tema.

"A presidente do CDS, e muito bem, no Congresso lançou esse tema e os factos têm-lhe dado razão. Um recente relatório do Tribunal de Contas veio alertar para a dificuldade ou da insustentabilidade do próprio sistema", disse.

Lusa

  • Corpos de portuguesas trasladados segunda-feira 
    1:27
  • Incendiários vão passar o verão com pulseira eletrónica

    País

    Os tribunais vão poder condenar os incendiários a penas de prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, durante as épocas de incêndio. A nova lei foi aprovada na semana passada, na Assembleia da República, e aguarda a promulgação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

  • Estado vai tomar posse de terras abandonadas

    País

    O Governo vai recorrer ao Código Civil para permitir que o Estado tome posse de terras ao abandono. À margem da entrevista ao Expresso, o primeiro-ministro anunciou que o Governo irá acionar o artigo 1345º do Código Civil, que estabelece que as coisas imóveis sem dono conhecido se consideram do património do Estado.

  • "Trump, deixe-me ajudá-lo a escrever o discurso"
    0:47

    Mundo

    Arnold Schwarzenegger diz que Donald Trump tem o dever moral de se opor ao ódio e ao racismo. Num vídeo publicado nas redes sociais, o ator norte-americano e antigo governador da Califórnia encenou o discurso que Donald Trump devia ter. 

  • Hino da SIC tocado pela viola beiroa
    2:22