sicnot

Perfil

País

Cerca de 161 mil idosos beneficiaram do complemento solidário em maio

Cerca de 161 mil idosos beneficiaram do Complemento Solidário para Idosos (CSI) em maio, um número que se manteve praticamente igual relativamente a abril, segundo dados do Instituto da Segurança Social.

© Lucy Nicholson / Reuters

As estatísticas da Segurança Social, atualizados hoje, indicam que, em maio, 161.402 idosos receberam esta prestação social, contra 161.460 em abril, o que representa menos 58 idosos.

Relativamente ao período homólogo de 2015, registou-se uma quebra de 2,7%, passando de 165.843 em maio do ano passado para 161.402 um ano depois.

Segundo a Segurança Social, a maioria dos beneficiários são mulheres, totalizando, em maio, 113.026.

O maior número de beneficiários encontra-se no distrito do Porto (26.029), seguido de Lisboa (23.883) e de Braga (12.203), adiantam as estatísticas da Segurança Social.

O Complemento Solidário para Idosos é um apoio em dinheiro pago mensalmente a pessoas com mais de 66 anos, com baixos recursos financeiros.

O valor de referência do Complemento Solidário para Idosos é de 5.059 euros por ano, ou seja 421,58 euros por mês.

Lusa

  • GNR sinaliza mais de 40 mil idosos a viver sozinhos

    País

    A GNR identificou 43.322 idosos a viver sozinhos, isolados ou em situação de vulnerabilidade, um número que quase triplicou desde 2011, ano em que foi realizada a primeira operação "Censos Sénior", segundo dados da Guarda Nacional Republicana.

  • "Amar não acaba"
    0:28

    Reportagem Especial

    Portugal tem pouco mais de dois milhões de idosos. Cerca de 400 mil vivem sozinhos. Alguns, mesmo na terceira idade, encontram companhia. São amores mais maduros mas, ao mesmo tempo, tão importantes como os da juventude. Na reportagem especial desta semana, “Amar não acaba”, contamos a história de três casais que se conheceram quando pensavam já não encontrar ninguém.

  • Amar não acaba
    17:27

    Reportagem Especial

    Portugal tem mais de dois milhões de idosos, 400 mil vivem sozinhos. No entanto, há quem procure e encontre companhia na terceira idade. A Reportagem Especial encontrou alguns exemplos de namoros tardios.

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.