sicnot

Perfil

País

Cerca de 161 mil idosos beneficiaram do complemento solidário em maio

Cerca de 161 mil idosos beneficiaram do Complemento Solidário para Idosos (CSI) em maio, um número que se manteve praticamente igual relativamente a abril, segundo dados do Instituto da Segurança Social.

© Lucy Nicholson / Reuters

As estatísticas da Segurança Social, atualizados hoje, indicam que, em maio, 161.402 idosos receberam esta prestação social, contra 161.460 em abril, o que representa menos 58 idosos.

Relativamente ao período homólogo de 2015, registou-se uma quebra de 2,7%, passando de 165.843 em maio do ano passado para 161.402 um ano depois.

Segundo a Segurança Social, a maioria dos beneficiários são mulheres, totalizando, em maio, 113.026.

O maior número de beneficiários encontra-se no distrito do Porto (26.029), seguido de Lisboa (23.883) e de Braga (12.203), adiantam as estatísticas da Segurança Social.

O Complemento Solidário para Idosos é um apoio em dinheiro pago mensalmente a pessoas com mais de 66 anos, com baixos recursos financeiros.

O valor de referência do Complemento Solidário para Idosos é de 5.059 euros por ano, ou seja 421,58 euros por mês.

Lusa

  • GNR sinaliza mais de 40 mil idosos a viver sozinhos

    País

    A GNR identificou 43.322 idosos a viver sozinhos, isolados ou em situação de vulnerabilidade, um número que quase triplicou desde 2011, ano em que foi realizada a primeira operação "Censos Sénior", segundo dados da Guarda Nacional Republicana.

  • "Amar não acaba"
    0:28

    Reportagem Especial

    Portugal tem pouco mais de dois milhões de idosos. Cerca de 400 mil vivem sozinhos. Alguns, mesmo na terceira idade, encontram companhia. São amores mais maduros mas, ao mesmo tempo, tão importantes como os da juventude. Na reportagem especial desta semana, “Amar não acaba”, contamos a história de três casais que se conheceram quando pensavam já não encontrar ninguém.

  • Amar não acaba
    17:27

    Reportagem Especial

    Portugal tem mais de dois milhões de idosos, 400 mil vivem sozinhos. No entanto, há quem procure e encontre companhia na terceira idade. A Reportagem Especial encontrou alguns exemplos de namoros tardios.

  • Jovens adoptados e filha do líder da IURD com versões diferentes dos acontecimentos
    4:06

    País

    Os jovens adoptados e a filha do bispo Edir Macedo, que alegadamente os adoptou, têm versões diferentes sobre o que aconteceu. Vera e Luís Katz garantem que foram adoptados por uma família norte-americana, com que viveram até aos 20 anos. Viviane Freitas, filha do líder da Igreja Universal do Reino de Deus, conta que foi mãe das crianças durante três anos, apesar de lhe ter sido negada a adopção.

  • Cabecilha da seita Verdade Celestial é "mentiroso, egocêntrico e psicótico"
    2:22

    País

    O cabecilha da seita "Verdade Celestial" foi condenado a 23 anos de pena de prisão por abusos sexuais de crianças e adolescentes. O juiz diz que o cabecilha do grupo era mentiroso patológico, egocêntrico, impulsivo e com personalidade psicótica. Dos oito acusados, duas mulheres foram absolvidas e seis arguidos foram condenados a penas efetivas. A rede de abusadores foi desmantelada há dois anos, numa quinta de Palmela.

  • Mau tempo obriga ao cancelamento de centenas de voos na Europa
    1:21
  • Antigos quadros da Facebook declaram-se preocupados com efeitos da rede social

    Mundo

    Alguns dos antigos quadros da empresa Facebook estão a começar a exprimir sérias dúvidas sobre a rede social que ajudaram a criar, foi noticiado. A Facebook explora "uma vulnerabilidade na psicologia humana" para criar dependência entre os seus utilizadores, afirmou o primeiro presidente da empresa, Sean Parker, num fórum público.