sicnot

Perfil

País

Doze regiões do país em risco extremo de exposição à radiação ultravioleta

Doze regiões do país apresentam hoje risco extremo de exposição à radiação ultravioleta (UV) e outras 13 estão com níveis muito altos, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na sua página da Internet.

© Will Burgess / Reuters

Em risco extremo estão as regiões de Beja, Bragança, Castelo Branco, Évora, Funchal, Guarda, Penhas Douradas, Portalegre, Porto Santo, Santarém, Viseu e Vila Real.

O instituto colocou também as regiões de Aveiro, Braga, Coimbra, Faro, Leiria, Lisboa, Porto, Sagres, Setúbal, Sines, Viana do Castelo, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada em risco muito alto.

De acordo com o instituto, as regiões de Santa Cruz das Flores e Horta (Açores) estão com níveis moderados de exposição à radiação UV.

O IPMA recomenda para as regiões com risco extremo que a população evite o máximo possível a exposição ao sol.

Nas regiões com níveis muito alto e alto, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar, além de aconselhar que seja evitada a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre menor do que 2, em que o UV é 'Baixo', 3 a 5 ('Moderado'), 6 a 7 ('Alto'), 8 a 10 ('Muito Alto') e superior a 11 ('Extremo').

Quanto ao estado do tempo, o IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral a norte do cabo Raso até ao início da manhã, e vento fraco a moderado predominando de nordeste, soprando moderado de nor-noroeste no litoral oeste, em especial durante a tarde.

A previsão aponta ainda para possibilidade de ocorrência de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do litoral a norte do cabo Raso e pequena subida de temperatura.

Na Madeira prevê-se céu geralmente muito nublado, com boas abertas a partir da manhã, apresentando-se pouco nublado nas vertentes sul e nas zonas montanhosas da ilha e vento moderado de nordeste, soprando moderado a forte nas zonas montanhosas.

Para os Açores, a previsão aponta para céu geralmente muito nublado, neblinas ou nevoeiro, períodos de chuva, passando a aguaceiros durante a noite e vento fraco a moderado.

No que diz respeito às temperaturas, em Lisboa vão variar entre 18 e 33 graus Celsius, no Porto entre 15 e 26, em Viana do Castelo entre 15 e 26, em Viseu entre 15 e 31, em Bragança entre 13 e 32, em Coimbra entre 15 e 31, na Guarda entre 14 e 28, em Castelo Branco entre 19 e 34, em Évora entre 17 e 36, em Beja entre 18 e 37, em Santarém entre 16 e 36, em Faro entre 22 e 29, no Funchal entre 18 e 25, em Ponta Delgada entre 17 e 22, na Horta entre 18 e 23 e em Santa Cruz das Flores entre 18 e 22.

Lusa

  • O tempo para hoje
    0:32

    País

    O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral a norte do cabo Raso até ao início da manhã, e vento fraco a moderado predominando de nordeste, soprando moderado de nor-noroeste no litoral oeste, em especial durante a tarde.

  • Passos acusa Governo de "sacudir água do capote"

    País

    O líder do PSD, Pedro Passos Coelho, acusou este sábado o Governo de "sacudir a água do capote" para não assumir a responsabilidade pelo que está a ser decidido, usando uma política de comunicação que considerou ser um "embuste".

  • Quase 200 polícias solidários com agentes acusados
    2:29

    País

    Perto de 200 polícias manifestaram-se este sábado na sede da PSP em Alfragide, em solidariedade com os 18 agentes acusados no processo Cova da Moura. O Sindicato Nacional de Polícia associou-se ao protesto e diz existir um aproveitamento político do caso.

  • Polícias ameaçam com protestos no arranque do campeonato
    1:24

    País

    Os agentes da PSP ameaçam boicotar a presença nos jogos do campeonato da Primeira e Segunda ligas que começam em 15 dias. Os agentes colocam em causa o atual modelo de policiamento no futebol, que faz com que muitos dos profissionais da PSP trabalhem sem remuneração em dia de folga.