sicnot

Perfil

País

Governo acaba com programa de combate ao abandono escolar no ensino superior

O Governo acabou com o Programa Retomar, de combate ao abandono escolar no ensino superior, por considerar que "foi mal desenhado" e "tinha um estigma social" associado, informou hoje à Lusa o ministro da tutela, Manuel Heitor.

(Arquivo)

(Arquivo)

Lusa

"O programa acabou", disse o ministro da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior, Manuel Heitor, alegando que a iniciativa, criada pelo primeiro governo PSD-CDS-PP liderado por Pedro Passos Coelho, "foi mal desenhada, tinha um estigma social que não faz sentido".

"Exigia que os estudantes tivessem o registo de 'abandonado'. Ninguém se regista como abandonado, as pessoas deixam de ir ao ensino superior", defendeu à Lusa, no final de uma audição regimental na comissão parlamentar de Educação e Ciência, para apreciação da política geral do ministério.

Manuel Heitor sustentou também que o programa "não estava devidamente orçamentado" e, por isso, "não funcionou", teve "cento e poucas candidaturas".

"Foi uma experiência, mas falhou", apontou, sublinhado que o ministério pretende "incentivar a ação social", o apoio à frequência do ensino superior por parte de estudantes economicamente mais carenciados.

O Programa Retomar, cujo regulamento foi aprovado em 2014, previa a atribuição de um apoio financeiro a pessoas que queriam regressar ao ensino superior depois de terem abandonado o ciclo de estudos.

Lusa

  • Governo estuda possibilidade de politécnicos atribuírem doutoramentos
    1:37

    País

    O Governo está a avaliar a possibilidade de os politécnicos passarem a atribuir doutoramentos. A proposta do Ministério da Ciência e Ensino Superior passa por criar cursos com uma forte componente profissional e tecnológica.Apenas os politécnicos de Lisboa, Porto, Coimbra e Leiria terão condições para atribuir o grau de doutoramento.

  • "Já só lhes resta uma coisa: bisbilhotar comunicações privadas"
    2:57

    Caso CGD

    O primeiro-ministro diz que o PSD atingiu o grau zero da política, quando chegou à "bisbilhotice" de querer ver as mensagens trocadas entre o ministro das Finanças e António Domingues. A polémica da Caixa Geral de Depósitos voltou a marcar o debate quinzenal, com António Costa a garantir que nunca esteve em causa a entrega de declarações da administração. Já o PSD e o CDS a acusaram o Governo de violar as regras da transparência e de oprimir os direitos da oposição.

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.