sicnot

Perfil

País

Câmara de Felgueiras quer redução nas portagens da A42

O presidente da Câmara de Felgueiras quer que a redução nas portagens das ex-scut inclua a A42 que liga ao Porto, recordando que o Estado, em termos de acessibilidades, está em falta com o concelho há 20 anos.

"O Estado está em falta connosco e a falta é grave", destacou Inácio Ribeiro.

O autarca referia-se à desclassificação de duas estradas nacionais que atravessam o concelho (EN101 e EN207), acordadas com o Governo em 1996, com a contrapartida da tutela de construção de duas variantes, o que nunca foi cumprido na totalidade.

A variante à EN207, em direção à Zona Industrial de Cabeça de Porca, nem sequer foi iniciada e da variante à EN101 falta a ligação de Felgueiras à Lixa.

Por isso, alertou o presidente da câmara, a degradação das duas estradas, tuteladas há duas décadas pela autarquia, tem-se acentuado, com prejuízo para o município.

Para Inácio Ribeiro, esta questão cruza com a da autoestrada A41, que diz ser fundamental para o tecido empresarial do concelho. O autarca social-democrata recorda que Felgueiras foi o último concelho do distrito do Porto a ter autoestrada e que a filosofia de scut (sem custos para o utilizador) foi introduzida por um Governo do PS, que reconheceu a necessidade de compensar o concelho pelo atraso nas acessibilidades.

Ao ter sido há alguns anos abolida a isenção de portagens na A41, a tutela "faltou à sua palavra", sinalizou Inácio Ribeiro.

O ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, afirmou hoje que a Autoestrada Transmontana, entre Vila Real e a fronteira de Quintanilha, em Bragança, também vai beneficiar dos descontos nas portagens que o Governo quer implementar ainda este verão nas antigas scut (A22, A23, A24 e A25).

Apesar de, aparentemente, ser intenção do Governo aplicar descontos apenas nas ex-scut do interior, o presidente da Câmara afirmou hoje esperar que o executivo volte a isentar de portagem a utilização da A42.

Ao fazê-lo, reafirmou, o país reconheceria assim "a justiça da reivindicação de Felgueiras" e o desempenho e contributo do concelho para a economia nacional através da indústria de calçado, que lidera as exportações portuguesas há vários anos.

Inácio Ribeiro disse ter-se reunido recentemente com representantes do Ministério do Planeamento, antes ainda do anúncio de redução nas portagens das ex-scut, tendo deixado um convite ao ministro para que visite o concelho e conheça a sua "realidade económica pujante", em contraste com as dificuldades que continua a enfrentar ao nível das estradas que atravessam o concelho, por "incumprimento do Estado português".


Lusa

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • Obama diz que não fica em silêncio se os valores do país forem ameaçados
    2:26
  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..