sicnot

Perfil

País

Desbloqueada situação de carreira de 299 oficiais de justiça

O Ministério da Justiça (MJ) anunciou hoje que desbloqueou a situação de 299 oficiais de justiça, que se encontravam a desempenhar funções de chefia, mas cujas promoções nas carreiras estavam vedadas, devido às medidas de consolidação das contas públicas.

SIC

"O MJ conseguiu obter, junto do Ministério das Finanças, autorização para promover estes profissionais às categorias de escrivão de direito e de técnico de justiça principal, considerando que as mudanças de categoria não acarretam qualquer acréscimo da despesa, e apenas visam legitimar o exercício de funções de chefia de forma justa, e respeitando os critérios estatutários fixados", refere o MJ, em comunicado hoje divulgado.

Segundo o MJ, apesar da impossibilidade de promoções nas carreiras de pessoal oficial de justiça estar inscrita na lei do Orçamento do Estado, as funções de chefia nestas carreiras não puderam deixar de ser exercidas por corresponderem a funções de direção, coordenação, supervisão e execução de atividades desenvolvidas no tribunal, sob pena de ocorrer uma paralisação nos serviços.

"Perante a impossibilidade de serem promovidos, estes oficiais de justiça foram designados em regime de substituição, sem qualquer acréscimo de remuneração. No entanto, por sentença do Tribunal Arbitral, proferida em 2011, o Ministério da Justiça foi condenado a reconhecer o direito destes oficiais de justiça serem remunerados de acordo com os cargos efetivamente exercidos. Dado que as remunerações já estavam a ser processadas em conformidade, trata-se apenas de regularizar a referida situação", conclui o MJ.

Contactado pela agência Lusa, o presidente do Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ), Fernando Jorge, manifestou "enorme satisfação" pela medida adotada, e pelo facto de o Ministério da Justiça "ter cumprido aquilo a que se tinha comprometido", com o seu sindicato.

Lusa

  • Não há risco de colapso do viaduto de Alcântara
    1:35

    País

    O desvio de um pilar do viaduto de Alcântara obrigou esta quarta-feira ao corte do trânsito e da circulação de comboios da linha de Cascais. O estrago terá sido provocado por um camião que embateu na estrutura durante a noite. A circulação ferroviária foi retomada a meio da manhã, mas o viaduto só será reaberto esta quinta-feira.

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vitima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Túmulo de Jesus Cristo restaurado

    Mundo

    Após 10 meses de obras de restauro, o túmulo onde Jesus Cristo terá sido sepultado foi esta quarta-feira revelado numa cerimónia na igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém.