sicnot

Perfil

País

Pólenes em níveis muito elevados em todo o país a partir de amanhã

Os pólenes vão estar em níveis elevados e muito elevados em todas as regiões de Portugal Continental, a partir de sexta-feira e durante uma semana, segundo a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).

De acordo com as previsões do boletim polínico semanal, os níveis de pólenes vão estar baixos no Funchal e em Ponta Delgada. (Arquivo)

De acordo com as previsões do boletim polínico semanal, os níveis de pólenes vão estar baixos no Funchal e em Ponta Delgada. (Arquivo)

REUTERS

De acordo com o Boletim Polínico, entre sexta-feira e o dia 30 de junho, os níveis de pólenes vão manter-se em níveis muito elevados em todo o Continente, sendo baixos na Região Autónoma da Madeira e moderados nos Açores.

Na região de Trás-os-Montes e Alto Douro os pólenes vão estar em níveis muito elevados, predominando os pólenes das ervas gramíneas, do castanheiro e da erva parietária.

Na zona do Porto, também com níveis muito elevados, terão predomínio as ervas gramínea, parietária e tanchagem e as dos castanheiros.

Já na Beira Interior o predomínio será de gramíneas, paritária e castanheiros e muito elevados os níveis de pólenes.

Com níveis de pólenes elevados, na região de Lisboa e Setúbal, as previsões apontam para um predomínio das ervas gramíneas e parietária.

No Alentejo, os pólenes estarão em níveis muito elevados, devido às ervas gramíneas.

Na região do Algarve, onde os pólenes terão níveis elevados, predominarão as gramíneas.


Lusa

  • Níveis de pólen cada vez mais elevados

    País

    A produção de pólenes em Portugal está a aumentar e as pessoas mais sensíveis começam a sentir os sintomas cada vez mais cedo, segundo um estudo nacional que avaliou as mudanças registadas nos últimos 12 anos.

  • Rinite alérgica afeta 20 a 30% dos portugueses

    País

    Adelaide Alves esteve, no início de abril, dois dias sem sair de casa, com as janelas fechadas, devido à elevada concentração de pólenes na atmosfera, problema que agrava os sintomas da sua rinite alérgica crónica. À agência Lusa, a reformada, de 82 anos, confessou que a doença respiratória, diagnosticada há mais de duas décadas, lhe causa transtorno, impossibilitando-a de se deslocar à rua nos dias mais secos e ventosos. 

  • Não há risco de colapso do viaduto de Alcântara
    1:35

    País

    O desvio de um pilar do viaduto de Alcântara obrigou esta quarta-feira ao corte do trânsito e da circulação de comboios da linha de Cascais. O estrago terá sido provocado por um camião que embateu na estrutura. A circulação ferroviária foi retomada a meio da manhã, mas o viaduto só será reaberto esta quinta-feira.

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Gelo nos polos recua para recordes mínimos

    Mundo

    A extensão de gelo polar dos oceanos Ártico e Antártico atingiu recordes mínimos a 13 de fevereiro, perdendo o equivalente a uma área maior do que o México, informou esta quarta-feira a agência espacial norte-americana NASA.

  • Túmulo de Jesus Cristo restaurado

    Mundo

    Após 10 meses de obras de restauro, o túmulo onde Jesus Cristo terá sido sepultado foi esta quarta-feira revelado numa cerimónia na igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém.