sicnot

Perfil

País

Marcelo encontra-se com o rei e o primeiro-ministro de Marrocos em Casablanca

O Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, vai fazer uma curta visita a Marrocos na segunda-feira, concentrada em Casablanca, onde terá encontros com o rei Mohamed VI e com o primeiro-ministro marroquino, Abdelilah Benkirane.

JOS\303\211 COELHO

O chefe de Estado português estará em Casablanca, centro económico de Marrocos, a 80 quilómetros da capital, Rabat, durante cerca de oito horas, e vai também encontrar-se com os presidentes das duas câmaras parlamentares marroquinas.

Marcelo Rebelo de Sousa vai deslocar-se num Falcon da Força Aérea, acompanhado pela secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro. A saída de Lisboa está prevista para as 15:00 de segunda-feira e o voo de regresso deverá ser perto da meia-noite.

O primeiro ponto do programa desta visita é uma receção no Palácio Real de Casablanca pelo rei de Marrocos e pelo príncipe Rachid. Em seguida, o Presidente da República terá um encontro a sós com Mohamed VI, com troca de condecorações.

Ao início da noite, os dois chefes de Estado estarão novamente juntos, num jantar oferecido pelo Rei de Marrocos ao Presidente português, no Palácio Real.

Mais tarde, num hotel de Casablanca, Marcelo Rebelo de Sousa terá encontros, separados, com o chefe do Governo marroquino, Abdelilah Benkirane, e com os presidentes das Câmara dos Representantes do Parlamento, Rachid Talbi Alami, e da Câmara dos Conselheiros do Parlamento, Abdelhakim Benchamach.

Esta curta visita a um dos países geograficamente mais próximos de Portugal é a nona deslocação do Presidente da República ao estrangeiro desde que iniciou funções, há cerca de quatro meses, a 09 de março.

Na semana seguinte a tomar posse, Marcelo Rebelo de Sousa fez curtas visitas oficiais ao Vaticano e a Madrid, Espanha, uma de manhã e outra na tarde de 17 de março.

Depois esteve no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, França, entre 12 a 13 de abril, e fez a primeira visita de Estado, entre 03 e 06 de maio, a Moçambique, após ter estado em Roma, para uma visita oficial a Itália, de 31 de abril a 01 de maio.

Seguiram-se uma visita oficial a Berlim, Alemanha, de 29 a 30 de maio, e uma deslocação a Paris, acompanhado pelo primeiro-ministro, António Costa, de 10 a 12 de junho, para comemorar, de forma inédita, o Dia de Portugal junto dos portugueses residentes na capital francesa.

Marcelo Rebelo de Sousa esteve ainda em Lyon, França, na quarta-feira passada, dia 22, para assistir ao terceiro jogo da seleção portuguesa de futebol da fase de grupos do Euro 2016, contra a Hungria.

Lusa

  • Marcelo defende reforma do Serviço Nacional de Saúde
    1:12

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa apelou hoje ao diálogo em torno da reforma do Serviço Nacional de Saúde. Esta tarde, o Presidente da República deu o exemplo do setor da saúde como uma das poucas áreas de entendimento em Portugal, durante a visita à Faculdade de Medicina Dentária, em Lisboa.

  • Marcelo diz que a audiência com o Papa foi "muito impressiva"
    2:35

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa deu a entender que o Papa Francisco aceitará o convite para visitar Portugal em 2017. Na primeira visita de Estado ao estrangeiro, o Presidente da República encontrou-se hoje no Vaticano com o chefe da Igreja Católica. Marcelo diz que a audiência com o Papa foi "muito impressiva" e que o Sumo Pontífice mostrou ter por Portugal e pelos portugueses.

  • Morreu o vocalista da banda Linkin Park

    Cultura

    Um dos vocalistas da banda de metal alternativo Linkin Park, Chester Bennington, morreu, em casa, numa cidade do condado de Los Angeles, aos 41 anos. Chester Bennington ter-se-á suicidado, de acordo com a plataforma TMZ. O músico juntou-se aos Linkin Park em 1999, três anos após a formação da banda, que editou o seu álbum de estreia, "Hybrid Theory", em 2000. O disco, do qual fazem parte temas como "In the End", "Crawling" e "One Step Closer", vendeu dez milhões de cópias só nos Estados Unidos.

  • O perfil do novo herói do surf português
    3:43
  • "Temos de melhorar o sistema de prevenção e combate dos incêndios"
    18:07

    País

    O ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, foi convidado da Edição da Noite da SIC Notícias, desta quinta-feira. Em análise esteve o chumbo do PCP na criação de um banco nacional de terras, a reforma da floresta em Portugal, as falhas no sistema de comunicação do SIRESP, a lei da rolha nos bombeiros, a seca no país e ainda a pesca da sardinha, que poderá vir a ser proibida durante 15 anos. 

    Entrevista SIC Notícias

  • CGTP acusa PT de ilegalidades no dia da greve
    0:46

    Economia

    A CGTP pede a intervenção do Governo na PT. Esta quinta-feira, na SIC Notícias, Arménio Carlos acusou a empresa de estar a cometer mais uma ilegalidade, ao ter requisitado trabalhadores para cumprir serviços mínimos uma semana antes do permitido por lei.

  • Altice responde a António Costa
    1:33

    Economia

    A Altice respondeu ao Governo, na sequência das críticas de António Costa, lamentando que Portugal não reconheça a importância dos investimentos que o grupo faz no país. A dona da PT inaugurou esta quinta-feira um novo call center em Vieira do Minho e, na sexta-feira, está marcada uma greve geral dos trabalhadores da PT.

  • Protesto dos enfermeiros é "ilegal"
    2:37
  • O que resta do navio de salvamento mais famoso de Portugal?
    15:26

    Aqui há História

    Os baixios da barra do Tejo já foram cemitério de centenas de embarcações. Uma delas foi o Patrão Lopes, o navio de salvamento que saía para o mar quando todos fugiam das tempestades. Foram cinco dias em agonia até naufragar no Bugio, num caso que acabou na barra do tribunal. 80 anos depois, a SIC mergulhou no Patrão Lopes porque "Aqui Há História".

  • Sismo de magnitude 6.9 na Turquia

    Mundo

    Um forte sismo com magnitude 6.9 na escala de Richter fez-se sentir esta quinta-feira a sul da cidade turca de Bodrum. A informação foi avançada pela agência norte-americana de Geologia.