sicnot

Perfil

País

Dez concelhos em risco muito elevado de incêndio

Dez concelhos dos distritos de Viseu, Guarda, Castelo Branco, Santarém e Faro estão hoje em risco muito elevado de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

(Arquivo)

(Arquivo)

LU\303\215S FORRA

De acordo com as informações disponibilizadas no site do IPMA, estão em risco muito elevado de incêndio os concelhos de Sernancelhe e Moimenta (Viseu), Sabugal e Guarda (Guarda), Fundão e Vila de Rei (Castelo Branco), Mação e Sardoal (Santarém) e Loulé e São Brás de Alportel (Algarve).

Em risco elevado, o segundo mais alto, estarão dezenas de concelhos nos distritos de Bragança, Vila Real, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Leiria, Santarém, Portalegre, Évora, Beja, Setúbal e Algarve.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia, relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Quanto ao estado do tempo, o IPMA prevê para hoje céu pouco nublado ou limpo, num dia em que a temperatura máxima será de 33.º e as cidades mais quentes serão Évora, Beja e Castelo Branco.

De acordo com a informação disponível no site do IPMA, haverá períodos de maior nebulosidade no litoral oeste a sul do cabo Mondego e no interior do Alentejo.

Durante a tarde, o IPMA prevê um aumento temporário da nebulosidade em alguns locais do interior.

O vento será fraco a moderado, com uma pequena subida da temperatura mínima nas regiões do interior Norte e Centro, mas sem quaisquer alertas para o calor.

A temperatura máxima deverá chegar aos 33.º e será registada em Évora, Beja e Castelo Branco.

Lisboa chegará aos 25.º, Porto aos 26.º e Faro aos 29.º.

Com Lusa

  • Os números das eleições francesas
    0:50

    Eleições França 2017

    Os resultados definitivos mostram que Emmanuel Macron obteve 24% dos votos, na primeira volta das eleições francesas. Ficou quase três pontos à frente de Marine Le Pen, que conseguiu 21,3%. Os números oficiais, publicados pelo Ministério do Interior, dão ainda conta da taxa de abstenção: 22,2%, um ligeiro aumento face à primeira volta das presidenciais de 2012.

  • Estarão os portugueses a consumir vitamina D em excesso? 
    6:44
  • Investigadores criam nanovacina contra diferentes cancros

    Mundo

    Investigadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, desenvolveram uma nanovacina (vacina administrada através de partículas microscópicas) contra diferentes cancros, como o da pele, do cólon e do reto, numa experiência com ratos, revela um estudo publicado esta segunda-feira.