sicnot

Perfil

País

Dez concelhos em risco muito elevado de incêndio

Dez concelhos dos distritos de Viseu, Guarda, Castelo Branco, Santarém e Faro estão hoje em risco muito elevado de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

(Arquivo)

(Arquivo)

LU\303\215S FORRA

De acordo com as informações disponibilizadas no site do IPMA, estão em risco muito elevado de incêndio os concelhos de Sernancelhe e Moimenta (Viseu), Sabugal e Guarda (Guarda), Fundão e Vila de Rei (Castelo Branco), Mação e Sardoal (Santarém) e Loulé e São Brás de Alportel (Algarve).

Em risco elevado, o segundo mais alto, estarão dezenas de concelhos nos distritos de Bragança, Vila Real, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Leiria, Santarém, Portalegre, Évora, Beja, Setúbal e Algarve.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia, relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Quanto ao estado do tempo, o IPMA prevê para hoje céu pouco nublado ou limpo, num dia em que a temperatura máxima será de 33.º e as cidades mais quentes serão Évora, Beja e Castelo Branco.

De acordo com a informação disponível no site do IPMA, haverá períodos de maior nebulosidade no litoral oeste a sul do cabo Mondego e no interior do Alentejo.

Durante a tarde, o IPMA prevê um aumento temporário da nebulosidade em alguns locais do interior.

O vento será fraco a moderado, com uma pequena subida da temperatura mínima nas regiões do interior Norte e Centro, mas sem quaisquer alertas para o calor.

A temperatura máxima deverá chegar aos 33.º e será registada em Évora, Beja e Castelo Branco.

Lisboa chegará aos 25.º, Porto aos 26.º e Faro aos 29.º.

Com Lusa

  • O perfil do homicida de Barcelos
    2:42

    País

    Adelino Gomes Briote já tinha sido condenado por ofensas à integridade física da sogra e de uma filha. Em seis meses esta foi a segunda vez que o homem acusado do quádruplo homicídio em Barcelos esteve perante a justiça.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.

  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.

  • Guerra na Síria não dá tréguas
    1:51

    Mundo

    Na Síria e ao mesmo tempo que decorrem novas negociações de paz, a guerra não dá tréguas. As imagens mostram o resultados dos últimos raides aéreos nos subúrbios de Damasco. O balanço provisório é de mais de 30 mortos e pelo menos 50 feridos.