sicnot

Perfil

País

Convenção do BE termina hoje com discurso de Catarina Martins

A X Convenção do BE termina hoje em Lisboa, com o discurso da porta-voz, Catarina Martins, estando presentes no encerramento o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Pedro Nuno Santos, e comitivas do PS, PCP, PEV e PAN.

JOS\303\211 SENA GOUL\303\203O

Os trabalhos do segundo dia da Convenção retomam às 09:30 no Pavilhão do Casal Vistoso para a conclusão da discussão das três moções de orientação política que estão a votos: moção A - "Força da Esperança - O Bloco à Conquista da Maioria", afeta à atual direção e que elegeu 523 delegados, a moção R - "Crescer pela Raiz - A radicalidade de reinventar a política", que elegeu 60, e a moção B - "Mais Bloco", que elegeu 33.

Pelas 11:00 está previsto o encerramento das urnas para eleição dos órgãos nacionais, a Mesa Nacional e Comissão de Direitos, e serão votadas as três moções.

A intervenção final do encerramento da Convenção ocorrerá de seguida.

No sábado, foi já conhecida a saída do antigo coordenador e deputado João Semedo da Mesa Nacional, que à agência Lusa assegurou que esta decisão não se prende com discordância, mas sim por considerar que "é tempo de ter outra forma de intervenção política e partidária".

A afirmação da distinção do BE em relação ao PS, partido que apoia no parlamento, levou o líder parlamentar, Pedro Filipe Soares, a afirmar que o bloco quer ser "a força mais forte do Governo de Portugal", assegurando contudo que estará sempre do lado da maioria parlamentar que reponha rendimentos e direitos.

"E à pergunta quer o Bloco de Esquerda ser Governo, a resposta é: quer ser a força mais forte do Governo de Portugal porque sabe que é assim que mais forte defende as pessoas", disse Pedro Filipe Soares na X Convenção do BE, no discurso de apresentação da moção A à reunião magna.

A questão do Brexit (saída do Reino Unido da União Europeia) decidida em referendo na quinta-feira pelos eleitores britânicos bem como fortes críticas aos decisores de Bruxelas estiveram também no centro do debate.

Durante o primeiro dia ouviram-se ainda algumas críticas de militantes menos relevantes à atuação da atual direção.

Depois de ter estado presente este ano nos congressos do CDS-PP e do PS, Pedro Nuno Santos estará hoje no encerramento da convenção bloquista, sessão que conta ainda com a participação de todos os partidos com assento na Assembleia da República, com a exceção do PSD e CDS.

Pelo PS estará a secretária-geral adjunta, Ana Catarina Mendes, para além dos dirigentes socialistas Carla Tavares e Francisco André.

Os comunistas deslocam-se ao pavilhão do Casal Vistoso a deputada Paula Santos e o membro do comité central Armindo Miranda. Pelo Partido Ecologista "Os Verdes" estará Rogério Cassona e Joana Silva e pelo PAN André Azevedo.

O BE foi fundado em 1999 por Francisco Louçã, Luís Fazenda, Miguel Portas e Fernando Rosas e através da aproximação da UDP, do PSR e da Política XXI, três partidos hoje sob a forma de associações políticas e que representam as correntes fundadoras do partido.

Desde as legislativas do ano passado, o partido tem o maior grupo parlamentar da sua história, somando agora 19 deputados na Assembleia da República depois de ter obtido 10,2% dos votos nas eleições de outubro de 2015.

Lusa

  • Prisão preventiva para marroquino suspeito de apoiar o Daesh

    País

    O juiz do Tribunal Central de Instrução Criminal impôs esta quinta-feira prisão preventiva ao cidadão marroquino, detido na Alemanha e entregue a Portugal, suspeito de adesão e apoio ao grupo extremista Daesh e recrutamento e financiamento ao terrorismo.

  • "A isto chama-se pura hipocrisia"
    1:13

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho classifica a atuação do Governo na gestão da Caixa Geral de Depósitos como um "manual de cinismo político insuportável", declarações feitas pelo líder do PSD durante a reunião do Conselho Nacional em Lisboa.

  • O momento em que Trump quis ser um camionista

    Mundo

    O Presidente norte-americano Donald Trump reuniu-se esta quinta-feira com representantes da indústria de camionagem. Não é apenas do encontro que lhe falamos, mas principalmente da invulgar receção feita por Trump, que entrou para um camião, fingiu que o conduzia e buzinou... em pleno jardim da Casa Branca.

  • FBI investiga possível campanha de espiões russos contra Hillary
    0:57

    Mundo

    A suspeita de ligação entre a equipa de Donald Trump e operacionais russos está a aumentar. A CNN diz que a equipa do Presidente do Estados Unidos da América se coordenou com os russos para atingir Hillary Clinton. O FBI está a investigar registos telefónicos, de viagens, relatórios e transações para offshores.

  • Mais de 20 milhões estão a morrer à fome em África

    Mundo

    África enfrenta a maior crise desde 1945, com mais de 20 milhões de pessoas a morrer de fome em três países, Sudão do Sul, Somália e Nigéria, disse esta quinta-feira um responsável do Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas.

  • Jovem violada em direto no Facebook não se sente em segurança

    Mundo

    A jovem de 15 anos que foi abusada sexualmente por cinco ou seis homens durante um vídeo em direto para o Facebook está a receber tratamento. A mãe da jovem deu uma entrevista, na qual disse que a filha já não se sente em segurança na sua vizinhança, depois de receber ameaças na internet.

  • Menina "rouba" chapéu ao Papa
    0:27

    Mundo

    Estella Westrick tem apenas três anos, mas já conseguiu chegar aos jornais de todo o mundo, depois de "roubar" o chapéu do Papa. Durante uma visita da família na quarta-feira ao Vaticano, a criança - que não parece estar muito contente no vídeo - foi pegada ao colo por um dos funcionários do Vaticano, que a levou depois até ao Papa. Nesta altura, Estella aproveitou para tirar o solidéu episcopal, arrancando gargalhadas de toda a gente, especialmente do Papa Francisco.

  • O edifício mais longo do mundo

    Mundo

    Se pensa que já viu tudo em relação aos edifícios mais longos e complexos do mundo, pense duas vezes. O edifício mais longo do mundo pode estar prestes a chegar e promete fazer de Nova Iorque uma cidade ainda mais atrativa.