sicnot

Perfil

País

Risco muito elevado de incêndio em 27 concelhos

Mais de 20 concelhos dos distritos de Bragança, Guarda, Leiria, Castelo Branco e Santarém estão hoje em risco muito elevado de incêndio, o segundo mais grave, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

MIGUEL PEREIRA DA SILVA

Segundo as informações disponibilizadas no site do IPMA, estão em risco muito elevado de incêndio os concelhos de Vimioso, Moncorvo, Freixo de Espada a Cinta e Alfândega da Fé (Bragança), Sernancelhe e Moimenta da Beira (Viseu), Figueira de Castelo Rodrigo, Almeida, Pinhel, Sabugal, Guarda, Tranciso, Celorico da Beira, Fornos de Algodres e Aguiar da Beira (Guarda).

Estão igualmente com risco muito elevado de incêndio os concelhos de Belmonte, Covilhã, Penamacor, Fundão, Idanha-a-Nova, Castelo Branco, Oleiros, Vila Velha de Ródão, Proença-a-Nova e Vila de Rei (Castelo Branco) e Mação e Sardoal (Santarém).

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia, relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Quanto ao estado do tempo, o IPMA prevê para hoje uma peuena subida de temperatura mínima nas regiões do litoral Norte da temperatura máxima nas regiões do litoral Norte e Centro e na região Sul.

O céu vai estar pouco nublado ou limpo, aumentando temporariamente de nebulosidade nas regiões do interior Centro e Sul durante a tarde.

Quanto a temperaturas, a máxima será de 35.º e vai registar-se em Évora.

Lisboa chegará aos 30.º, Porto aos 28.º e Faro aos 27.º.

Com Lusa

  • Grupo armado mata 26 cristãos no Egipto
    1:03
  • O "chega p'ra lá" de Trump
    2:35
  • A promessa e a peregrinação do Presidente no Luxemburgo
    2:28
  • Álcool é "de longe" a droga mais consumida pelos portugueses

    País

    O álcool é, "de longe", a substância mais consumida pelos portugueses que responderam ao maior inquérito `online` sobre consumo de drogas, com mais de 14% dos homens a descreveram padrões considerados problemáticos, segundo os resultados hoje divulgados.