sicnot

Perfil

País

Governo prolonga prazo para pedidos de ajuda à agricultura até 11 de julho

O Governo voltou a prolongar o prazo para os pedidos de ajuda à atividade agrícola, podendo ser apresentadas candidaturas até ao dia 11 de julho, mediante o pagamento de uma penalização de 1,0% por cada dia útil.

© Nacho Doce / Reuters

Até domingo foram apresentadas, no Continente, 168.599 candidaturas no âmbito do Pedido Único e 120.678 candidaturas à medida Manutenção da Atividade Agrícola, segundo dados fornecidos pelo ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural.

Na Região da Madeira foram recebidas 11.170 candidaturas, mais 10.964 candidaturas à medida Manutenção da Atividade Agrícola.

A apresentação tardia do pedido de ajuda, no âmbito do Regime de Pagamento Único, é acrescida de 3% por cada dia útil no caso do pedido de atribuição de direitos à reserva para pagamento RPB (Regime de Pagamento Base).

Os pedidos de pagamento dos Prémios à Manutenção e dos Prémios por Perda de Rendimento no âmbito da Medida da Florestação das Terras Agrícolas - RURIS, bem como os Projetos de Arborização, também podem ser submetidos até ao dia 11 de julho, sem penalizações.

O Regime de Pagamento Único (RPU) é um regime de apoio aos agricultores, que tem por princípio básico o desligamento total ou parcial da produção e que substitui total ou parcialmente os apoios diretos anteriormente concedidos ao abrigo de vários regimes, nomeadamente ajuda às culturas arvenses, arroz, leguminosas para grão, forragens secas, lúpulo, extensificação, bovinos machos, abate de bovinos adultos, ovinos e caprinos, etc.

Lusa

  • A Verdade sobre a Mentira
    35:13
  • Elemento dos Super Dragões com medida de coação mais gravosa
    1:37

    Desporto

    Os seis arguidos da Operação Jogo Duplo, que investiga crimes de corrupção e viciação de resultados na II Liga de futebol, saíram em liberdade. A medida de coação mais gravosa é para um membro da claque Super Dragões, que terá de pagar uma caução de 5 mil euros.

  • "A Venezuela sofreu um Madurazo"
    0:32
  • "Leiam os meus lábios. Não!"
    0:12

    Mundo

    Vladimir Putin participou esta quinta-feira numa conferência, no Ártico. Questionado sobre se a Rússia tinha interferido nas últimas eleições dos Estados Unidos da América, o Presidente voltou a negar qualquer interferência, com uma frase que pensava pertencer a Ronald Reagan, mas que na verdade foi proferida por George Bush.

  • A provocação de Juncker a Trump
    0:40

    Mundo

    Jean-Claude Juncker lançou esta quinta-feira uma provocação a Donald Trump. No último dia do congresso do PPE, o presidente da Comissão Europeia disse que, se Trump incentivar outros países a sair da União Europeia, ele próprio vai apoiar a independência do Ohio e do Texas