sicnot

Perfil

País

Atletas olímpicos portugueses fizeram vídeo de segurança da TAP

Alguns atletas olímpicos portugueses vão ser a cara, a partir de 1 de julho, do vídeo de segurança nos voos da TAP, que será a transportadora oficial da comitiva lusa aos Jogos Olímpicos Rio 2016.

O vídeo, divulgado hoje durante a assinatura de um protocolo entre a TAP e o Comité Olímpico de Portugal (COP), começa e acaba com dois dos quatro campeões olímpicos portugueses, com Rosa Mota, vencedora da maratona em Seul 88, a dar as boas-vindas a bordo, e Nelson Évora, medalha de ouro no triplo salto em Pequim 2008, a desejar um bom voo.

Pelo meio, as habituais instruções de segurança são dadas por Ana Rente e Diogo Abreu, dos trampolins, pelo ciclista Rui Costa, pelo triatleta João Silva, pela judoca Telma Monteiro, por Patrícia Mamona, do triplo-salto, e o treinador José Uva, pelo canoísta Fernando Pimenta, por Fu Yu, do ténis de mesa, pela cavaleira Luciana Diniz e por Rui Bragança, do taekwondo.

Na pele de atriz durante um dia, Rosa Mota disse que gostou da experiência, elogiando a ideia do vídeo de segurança, que vai "dar a conhecer ao mundo inteiro parte dos atletas que vão estar a competir no Rio".

"É uma experiência diferente. Acho que deu para descontrair, para se pensar noutra coisa e não em competição. Conseguiram, tal como eu, superar aquilo que foi uma experiência nova. Acho que a superação é o que temos de fazer no dia-a-dia", afirmou.

Presente na cerimónia, o presidente do COP, José Manuel Constantino, considerou interessante o vídeo feito pela companhia aérea, que valorizou os atletas olímpicos.

Para Fernando Pinto, presidente da TAP, este vídeo "é algo novo que só Portugal e TAP apresentaram no mundo", elogiando o "belíssimo trabalho" dos atletas, que "já ganharam uma medalha de ouro".

"Cada vez que os nossos passageiros partem nos nossos voos, vão ver os nossos atletas e vão estar no espírito olímpico também. Acho que é maravilhoso, acho que o vídeo ficou emocionante", referiu.

Fernando Pinto, nascido em Porto Alegre, no estado brasileiro do Rio Grande do Sul, comentou os atrasos nas obras do Rio 2016 e disse que "as coisas ficarem prontas em cima da hora" é típico da cultura brasileira.

"Vai ser como o Mundial. O Mundial não correu bem para a equipa do Brasil, mas correu muito bem ao nível da organização. Acho que vai ser a mesmíssima coisa com os Jogos Olímpicos", considerou.


Lusa

  • Passos explica porque se irritou com Costa
    0:42

    Economia

    Depois das imagens em que surgiu visivelmente irritado com António Costa, no último debate quinzenal, Passos Coelho veio agora explicar porquê. Na discussão com o primeiro-ministro, o líder do PSD não gostou que Costa tivesse insinuado que a fuga de 10 mil milhões de euros para offshores tenha ocorrido por inação do Governo anterior.

  • Ferro Rodrigues desvaloriza críticas do CDS
    3:24

    Caso CGD

    Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de receber em público Ferro Rodrigues antes de um almoço com o presidente da Assembleia da República. O Presidente também recebeu a representante do CDS-PP, Assunção Cristas, que foi apresentar queixa de Ferro Rodrigues e da maioria de esqueda em relação à comissão de inquérito da Caixa Geral de Depósitos. Ferro Rodrigues desvalorizou as críticas.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Regime de Pyongyang nega envolvimento na morte de Kim Jong-nam 
    1:53

    Mundo

    A polícia da Malásia diz que o irmão do líder da Coreia do Norte foi morto com uma arma química. Os investigadores encontraram vestígios de gás VX no corpo de Kim Jong-nam, um gás letal proibido pelas convenções internacionais. O Governo da Coreia do Sul pediu esta sexta-feira ao regime de Pyongyang que admita que está por detrás da morte de Kim Jong-nam mas o mesmo já veio negar o envolvimento no assassinato.