sicnot

Perfil

País

SIC e TVI discordam de projeto de lei para TDT por distorcer mercado

A SIC e a TVI manifestaram hoje, em comunicado, "discordância" com o projeto de lei para a Televisão Digital Terrestre (TDT), salientando que vai "introduzir elementos de distorção" no "mercado que enfrenta uma difícil conjuntura".

"A SIC e a TVI consideram que a inclusão de mais dois canais da RTP na TDT, ambos com minutos de publicidade comercial, como se prevê no projeto de lei, será um fator motivador da degradação das condições de mercado e desestabilizador da sustentabilidade financeira dos grupos de media privados", salientam, no comunicado, os dois canais de televisão

Para a SIC e TVI, a "introdução de mais minutos de publicidade nos operadores da RTP prejudica os atuais operadores de televisão" e "outros meios como a rádio e a imprensa".

"A SIC e a TVI repudiam quaisquer eventuais opções de políticas públicas para a TDT que possam agravar o já difícil quadro económico que caracteriza o setor dos media em Portugal", afirmam, salientando que poderão vir a "acionar os meios legais" para "satisfazer as suas legítimas expetativas".

Na quarta-feira, a Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto da Assembleia da República debate o diploma conjunto do Bloco de Esquerda, PS, PCP e PEV para o alargamento da oferta na TDT.

Lusa

  • Governo aprova mais quatro canais na TDT
    0:54

    Economia

    O Conselho de Ministros aprovou hoje o alargamento da oferta de TDT, que prevê dois canais da RTP sem publicidade e outros dois reservados para os privados, sendo que para estes últimos será lançado concurso. O ministro da Cultura diz que a medida contribui para reduzir as desigualdades sociais.

  • Passos explica porque se irritou com Costa
    0:42

    Economia

    Depois das imagens em que surgiu visivelmente irritado com António Costa, no último debate quinzenal, Passos Coelho veio agora explicar porquê. Na discussão com o primeiro-ministro, o líder do PSD não gostou que Costa tivesse insinuado que a fuga de 10 mil milhões de euros para offshores tenha ocorrido por inação do Governo anterior.

  • Ferro Rodrigues desvaloriza críticas do CDS
    3:24

    Caso CGD

    Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de receber em público Ferro Rodrigues antes de um almoço com o presidente da Assembleia da República. O Presidente também recebeu a representante do CDS-PP, Assunção Cristas, que foi apresentar queixa de Ferro Rodrigues e da maioria de esqueda em relação à comissão de inquérito da Caixa Geral de Depósitos. Ferro Rodrigues desvalorizou as críticas.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Regime de Pyongyang nega envolvimento na morte de Kim Jong-nam 
    1:53

    Mundo

    A polícia da Malásia diz que o irmão do líder da Coreia do Norte foi morto com uma arma química. Os investigadores encontraram vestígios de gás VX no corpo de Kim Jong-nam, um gás letal proibido pelas convenções internacionais. O Governo da Coreia do Sul pediu esta sexta-feira ao regime de Pyongyang que admita que está por detrás da morte de Kim Jong-nam mas o mesmo já veio negar o envolvimento no assassinato.