sicnot

Perfil

País

"Corro o risco de ser loucamente apegado à ideia do afeto"

O Presidente da República considerou hoje que se arrisca a "ser loucamente apegado à ideia do afeto", depois de ouvir Balsemão falar na "loucura" dos tempos da formação do Expresso e apontá-lo como "um inovador".

PAULO NOVAIS

Marcelo Rebelo de Sousa e o presidente do grupo Impresa, Francisco Pinto Balsemão, estiveram hoje juntos no Palácio da Ajuda, em Lisboa, durante cerca de duas horas, numa iniciativa da SIC Notícias, do Expresso e da Nos, designada "Círculo de Inovação".

A propósito da inovação, Francisco Pinto Balsemão recordou "o arranque em 1973 do projeto do jornal Expresso, em cujo desenvolvimento o então jovem licenciado Marcelo Rebelo de Sousa tanto participou, e no qual desempenhou um papel relevante naqueles tempos já distantes".

Segundo o antigo primeiro-ministro, aqueles foram tempos "de muita necessidade de inovação, de muita criatividade na construção de um produto, que necessitava de algum grau de loucura".

"Loucura, que é uma palavra que ainda não ouvi aqui hoje, mas que me parece apropriada quando se fala de inovação. E no nosso caso concreto, de luta inovadora também contra a censura", prosseguiu.

Terminado o seu discurso, Francisco Pinto Balsemão deu a palavra a "um inovador chamado professor doutor Marcelo Rebelo de Sousa", e o Presidente da República não deixou de o elogiar e de lhe responder, no final da sua intervenção, também a propósito da inovação no mundo empresarial.

"Dizia o doutor Francisco Pinto Balsemão, é preciso algum Governo grau de loucura. Eu sou conhecido pela minha heterodoxia. Portanto, ouvir isto é música celestial para os meus ouvidos. Ele sabe que é música celestial para os meus ouvidos, porque me conheceu com 20 e poucos anos", declarou o chefe de Estado.

Dirigindo-se aos jovens empresários, Marcelo Rebelo de Sousa disse-lhes: "Eu admito que nestas jovens gerações seja mais difícil encontrar, com o vosso sucesso, tanta gente louca. Provavelmente são menos loucos do que seria desejável. Mas não percam o afeto, a inteligência emocional. É muito importante".

"Eu corro o risco de também ser loucamente apegado à ideia do afeto. Mas é fundamental. O vosso objetivo são os consumidores, o vosso objetivo são pessoas de carne e osso. O vosso objetivo são, não números, mas pessoas, cada uma delas diferente da outra. É óbvio que é possível tratá-las por agregados, nós sabemos isso, economicamente. Mas há um lado de inteligência emocional que é fundamental", acrescentou.

O Presidente da República insistiu que a inteligência emocional "é fundamental na política, é fundamental na sociedade, é fundamental na economia" e é "o que se espera de grandes talentos na vida empresarial portuguesa".

Em relação ao Expresso, Marcelo Rebelo de Sousa sustentou que aquele semanário "antecipou a mudança" que iria acontecer em Portugal e elogiou "a visão de Francisco Pinto Balsemão", dizendo que "hoje passou largamente o testemunho, mas continua com a sua juventude presente no projeto".

Lusa

  • Quem deve ser o próximo treinador do FC Porto?

    Desporto

    Nuno Espírito Santo já não é treinador do FC Porto. O técnico e o clube chegaram a acordo mútuo para a rescisão do contrato, que o ligava por mais uma temporada aos dragões. Nuno Pinto da Costa tem agora que encontrar um novo treinador para orientar dos "dragões". Os nomes em cima da mesa são vários. Diga-nos quem deve ser o novo treinador do FC Porto.

  • Os treinadores do FC Porto desde o último título 

    Desporto

    Nunca o FC Porto esteve quatro anos consecutivos sem ganhar um título durante a presidência de Nuno Pinto da Costa. A ausência de vitórias teve início na época de 2013/14, quando começou uma autêntica dança de treinadores.

  • Julgamento do caso BPN deverá terminar quarta-feira
    4:38

    Economia

    O acórdão do processo principal do BPN vai ser tornado público esta quarta-feira, depois de quase sete anos de audições. O rosto principal é o de José Oliveira Costa mas há outros 14 arguidos sentados no banco dos réus.

  • "Michel Temer nunca teve vergonha, não tem cara de pessoa de bem"
    3:04

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou no habitual espaço de comentário do Jornal da Noite  da SIC, o escândalo com o Presidente do Brasil, Michael Temer. O comentador diz que já era previsível que Temer fosse apanhado com "o pé na poça" e afirma que o Presidente brasileiro nunca teve qualquer tipo de vergonha. Miguel Sousa Tavares fez ainda referência ao facto de Dilma Rousseff ser, entre todos os políticos brasileiros, a única que não tem processos contra ela.

    Miguel Sousa Tavares

  • Leão-marinho arrasta criança de doca em Vancouver
    0:51

    Mundo

    O momento em que um leão-marinho arrasta uma menina para a água foi gravado e publicado na internet. Sem nada que fizesse prever, o animal puxou a criança que estava sentada numa doca em Vancouver, no Canadá. A criança foi resgatada de imediato por um familiar e apesar do susto não sofreu ferimentos. O momento de aflição foi testemunhado por vários turistas.