sicnot

Perfil

País

Multas para quem tirar fotocópias do cartão de cidadão poderão chegar aos 750 euros

O Governo quer acabar com as fotocópias do Cartão do Cidadão.Trata-se de uma prática considerada ilegal e perigosa para a usurpação de dados pessoais, por isso o executivo de António Costa está a legislar no sentido de acabar com esta situação.

Lusa

No futuro, pode vir a ser cobrada uma multa a quem tirar uma fotocópia do cartão sem autorização. O valor da penalização pode chegar aos 750 euros.

Esta é uma das principais alterações à Lei do Cartão de Cidadão, uma iniciativa do Governo que está a ser discutida no Parlamento e que já mereceu elogios por parte da Comissão Nacional de Protecção de Dados.

  • Cartão de cidadão ou de cidadania? As opiniões dividem-se
    3:27

    País

    Mudar o nome do cartão de cidadão para cartão de cidadania é a mais recente proposta do Bloco de Esquerda no Parlamento. Os bloquistas dizem que a expressão "cidadão" é masculina e por isso não respeita a identidade de género de mais de metade da população portuguesa. Há quem concorde, mas também há quem ache a mudança uma perda de tempo.

  • Governo quer alargar validade do Cartão de Cidadão

    País

    A ministra da Presidência e Modernização Administrativa disse hoje que, por motivos tecnológicos, não será possível criar Cartões de Cidadão vitalícios e anunciou que o Governo pretende aumentar para 10 anos a validade para maiores de 25 anos.

  • "Os governos são diferentes mas o povo é o mesmo"
    0:45

    Economia

    O Presidente da República atribui o resultado do défice do ano passado ao espírito de sacrifício do povo português. Num jantar em Coimbra para assinalar o Dia do Estudante, Marcelo Rebelo de Sousa considerou ainda que o valor do défice de 2016 é a prova de que com governos diferentes conseguem-se os mesmos objetivos.

  • Recuo na saúde é primeira derrota de peso para Donald Trump
    1:18

    Mundo

    O Presidente norte-americano sofreu esta sexta-feira uma derrota de peso. O líder da Câmara dos Representantes retirou a proposta do plano de saúde de Trump, que se preparava para um chumbo na câmara baixa do Congresso. Para já, mantém-se o Obamacare.

  • Pai do piloto da Germanwings defende inocência do filho

    Mundo

    O pai de Andreas Lubitz declarou esta sexta-feira que o filho não é o responsável pelo embate do avião da Germanwings contra um local montanhoso, que fez 150 mortos. O Ministério Público alemão concluiu em janeiro que o incidente em 2015 foi apenas da responsabilidade do piloto.