sicnot

Perfil

País

Multas para quem tirar fotocópias do cartão de cidadão poderão chegar aos 750 euros

O Governo quer acabar com as fotocópias do Cartão do Cidadão.Trata-se de uma prática considerada ilegal e perigosa para a usurpação de dados pessoais, por isso o executivo de António Costa está a legislar no sentido de acabar com esta situação.

Lusa

No futuro, pode vir a ser cobrada uma multa a quem tirar uma fotocópia do cartão sem autorização. O valor da penalização pode chegar aos 750 euros.

Esta é uma das principais alterações à Lei do Cartão de Cidadão, uma iniciativa do Governo que está a ser discutida no Parlamento e que já mereceu elogios por parte da Comissão Nacional de Protecção de Dados.

  • Cartão de cidadão ou de cidadania? As opiniões dividem-se
    3:27

    País

    Mudar o nome do cartão de cidadão para cartão de cidadania é a mais recente proposta do Bloco de Esquerda no Parlamento. Os bloquistas dizem que a expressão "cidadão" é masculina e por isso não respeita a identidade de género de mais de metade da população portuguesa. Há quem concorde, mas também há quem ache a mudança uma perda de tempo.

  • Governo quer alargar validade do Cartão de Cidadão

    País

    A ministra da Presidência e Modernização Administrativa disse hoje que, por motivos tecnológicos, não será possível criar Cartões de Cidadão vitalícios e anunciou que o Governo pretende aumentar para 10 anos a validade para maiores de 25 anos.

  • A Catalunha "está farta da prepotência e dos abusos do governo"
    0:30
  • "Não há um verdadeiro debate democrático em Espanha"
    2:24
    Quadratura do Círculo

    Quadratura do Círculo

    QUINTA-FEIRA 23:00

    No Quadratura do Círculo desta quinta-feira, José Pacheco Pereira disse que este braço de ferro em território espanhol reforça a linha autoritária que existe em Espanha. Jorge Coelho considera que é urgente recorrer à diplomacia para definir um caminho a médio ou a longo prazo. Já o gestor Manuel Queiró afirma que Portugal não deve encarar este referendo com condescendência. 

  • Uber perde licença para operar em Londres

    Economia

    O regulador de transporte de Londres decidiu hoje que vai retirar à Uber a licença para operar na capital britânica. A proibição entra em vigor no final deste mês e vai afetar 40 mil motoristas da empresa multinacional norte-americana.

  • A corrida ao iPhone 8 no Japão, China e Austrália
    2:04
  • Óculos inteligentes permitem controlar telemóvel com o nariz
    1:05
  • Família Portugal Ramos
    15:01