sicnot

Perfil

País

Multas para quem tirar fotocópias do cartão de cidadão poderão chegar aos 750 euros

O Governo quer acabar com as fotocópias do Cartão do Cidadão.Trata-se de uma prática considerada ilegal e perigosa para a usurpação de dados pessoais, por isso o executivo de António Costa está a legislar no sentido de acabar com esta situação.

Lusa

No futuro, pode vir a ser cobrada uma multa a quem tirar uma fotocópia do cartão sem autorização. O valor da penalização pode chegar aos 750 euros.

Esta é uma das principais alterações à Lei do Cartão de Cidadão, uma iniciativa do Governo que está a ser discutida no Parlamento e que já mereceu elogios por parte da Comissão Nacional de Protecção de Dados.

  • Cartão de cidadão ou de cidadania? As opiniões dividem-se
    3:27

    País

    Mudar o nome do cartão de cidadão para cartão de cidadania é a mais recente proposta do Bloco de Esquerda no Parlamento. Os bloquistas dizem que a expressão "cidadão" é masculina e por isso não respeita a identidade de género de mais de metade da população portuguesa. Há quem concorde, mas também há quem ache a mudança uma perda de tempo.

  • Governo quer alargar validade do Cartão de Cidadão

    País

    A ministra da Presidência e Modernização Administrativa disse hoje que, por motivos tecnológicos, não será possível criar Cartões de Cidadão vitalícios e anunciou que o Governo pretende aumentar para 10 anos a validade para maiores de 25 anos.

  • Os números das eleições francesas
    0:50

    Eleições França 2017

    Os resultados definitivos mostram que Emmanuel Macron obteve 24% dos votos, na primeira volta das eleições francesas. Ficou quase três pontos à frente de Marine Le Pen, que conseguiu 21,3%. Os números oficiais, publicados pelo Ministério do Interior, dão ainda conta da taxa de abstenção: 22,2%, um ligeiro aumento face à primeira volta das presidenciais de 2012.

  • ASAE encerra em média um restaurante por dia
    1:33
  • Grupo de brasileiros em assalto milionário no Paraguai
    1:24