sicnot

Perfil

País

Multas para quem tirar fotocópias do cartão de cidadão poderão chegar aos 750 euros

O Governo quer acabar com as fotocópias do Cartão do Cidadão.Trata-se de uma prática considerada ilegal e perigosa para a usurpação de dados pessoais, por isso o executivo de António Costa está a legislar no sentido de acabar com esta situação.

Lusa

No futuro, pode vir a ser cobrada uma multa a quem tirar uma fotocópia do cartão sem autorização. O valor da penalização pode chegar aos 750 euros.

Esta é uma das principais alterações à Lei do Cartão de Cidadão, uma iniciativa do Governo que está a ser discutida no Parlamento e que já mereceu elogios por parte da Comissão Nacional de Protecção de Dados.

  • Cartão de cidadão ou de cidadania? As opiniões dividem-se
    3:27

    País

    Mudar o nome do cartão de cidadão para cartão de cidadania é a mais recente proposta do Bloco de Esquerda no Parlamento. Os bloquistas dizem que a expressão "cidadão" é masculina e por isso não respeita a identidade de género de mais de metade da população portuguesa. Há quem concorde, mas também há quem ache a mudança uma perda de tempo.

  • Governo quer alargar validade do Cartão de Cidadão

    País

    A ministra da Presidência e Modernização Administrativa disse hoje que, por motivos tecnológicos, não será possível criar Cartões de Cidadão vitalícios e anunciou que o Governo pretende aumentar para 10 anos a validade para maiores de 25 anos.

  • O resgate dos passageiros do naufrágio em Cascais
    1:48
  • É importante que "as pessoas não tenham medo" de denunciar o tráfico humano
    0:48

    País

    Manuel Albano, relator nacional para o tráfico de pessoas, concorda com a ideia de que é necessário continuar a investir na inspeção e na fiscalização para travar o tráfico de seres humanos, mas rejeita a denúncia do sindicato dos trabalhadores do SEF, que esta quinta-feira alertou para a "falta de controlo".

  • Trocar a economia pela dança
    7:21
  • Salas de consumo assistido previstas na lei há 17 anos
    3:01
  • O que faz um guaxinim às duas da manhã num quartel de bombeiros?

    Mundo

    Os animais são muitas vezes os protagonistas de histórias incríveis ou até insólitas. Desde o cão mais pequeno ao urso mais assustador. Desta vez, o principal interveniente é um guaxinim, que foi levado até um quartel de bombeiros por uma dona muito preocupada. Porquê? O animal estava sob o efeito de drogas.

    SIC

  • "Por vezes até as princesas da Disney ficam apavoradas"

    Mundo

    A atriz norte-americana Patti Murin foi esta semana elogiada nas redes sociais por se preocupar com a sua saúde mental e não ter problemas em falar sobre o assunto. A artista faltou a um espetáculo da Disney, onde ia atuar, devido a um ataque de ansiedade.

    SIC