sicnot

Perfil

País

Prestadores de Cuidados de Saúde denunciam "colapso financeiro" na ARS Norte

A Federação Nacional dos Prestadores de Cuidados de Saúde disse hoje que a Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte está em "colapso financeiro", tendo já falhado pagamentos relativos a meios complementares de diagnóstico.

(Arquivo) 

(Arquivo) 

Em resposta, a ARS Norte assume ter tido "alguns constrangimentos de ordem financeira" no início do ano e garante que "grande parte da faturação em atraso já foi liquidada, prevendo-se para breve o pagamento na sua totalidade".

"A ARS Norte deixou de cumprir os compromissos relativos à faturação de Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT) do setor convencionado com o Serviço Nacional de Saúde (SNS)", acusa hoje, em comunicado, a Federação Nacional dos Prestadores de Cuidados de Saúde (FNS).

Segundo a federação, "a ARS Norte e a Unidade Local de Saúde (ULS) Alto Minho falharam, em 31 de maio passado, o pagamento às instituições bancárias a que estavam obrigadas" e que financiam as faturas de exames e tratamentos nas clínicas convencionadas.

Na ausência de "qualquer previsão de regularização da situação", diz a federação que "um dos principais bancos do sistema já avisou as clínicas convencionadas que deixaria de financiar as faturas da responsabilidade da ARS Norte e da ULS Alto Minho".

"Isto terá imediatas repercussões dramáticas na tesouraria destas empresas", defende a federação segundo a qual a situação "poderá pôr em causa o acesso da população à rede de MCDT Convencionados".

A FNS refere ainda que "todo o setor teme o efeito dominó que poderá fazer perigar, a curto prazo, o financiamento das restantes ARS e fazer colapsar todo o sistema".

Contactada pela Lusa, a ARS Norte informou que o presidente do Conselho Diretivo "definiu como prioridade do seu mandato, a sustentabilidade da Instituição de modo a que nunca fosse colocada em causa a prestação de cuidados aos cidadãos".

Referiu também ser este o motivo pelo qual pode hoje garantir não só "maior e melhor acessibilidade dos utentes aos cuidados de saúde", mas também "o cumprimento com os encargos dos mesmos decorrentes".

A ARS Norte salientou ainda defender a "cultura de proximidade e de diálogo, quer com as instituições que estão na direta dependência do Serviço Nacional de Saúde, quer com os demais prestadores -- convencionados e outros com os quais mantém acordos de prestação de serviços".

Lusa

  • Marcelo lembra as consequências da demissão de Vítor Gaspar
    1:06

    Caso CGD

    O Presidente da República reitera que o assunto Caixa Geral de Depósitos está fechado. Em entrevista à TVI, Marcelo Rebelo de Sousa lembrou esta segunda-feira as consequências que a demissão de Vítor Gaspar, ministro das Finanças em 2013, provocou no sistema financeiro para justificar o facto de ter intervindo na polémica com as SMS trocadas entre Mário Centeno e António Domingues.

  • PSD e CDS admitem chamar António Costa à nova Comissão de Inquérito à CGD
    2:37

    Caso CGD

    PSD e CDS admitem chamar o primeiro-ministro à nova Comissão de Inquérito à CGD. Apesar de ser uma hipótese, a SIC sabe que os dois partidos ainda estão a definir o objeto do inquérito e, por isso, afirmam que é prematuro falar sobre eventuais audições. Seja como for, António Costa voltou esta segunda-feira a dizer que o assunto está encerrado.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne, capital da Austrália. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Pelo menos 18 detidos em protestos no Rio de Janeiro

    Mundo

    Pelo menos 18 pessoas foram esta segunda-feira detidas no Rio de Janeiro, Brasil, depois de confrontos com a polícia durante um protesto contra a privatização da empresa pública de saneamento, que serve o terceiro estado mais povoado do país.

  • O momento em que Kim Jong-nam terá sido envenenado
    1:21

    Mundo

    A investigação ao homicídio do meio-irmão do líder da Coreia do Norte no aeroporto da capital da Malásia está a provocar uma crise diplomática entre os dois países. Esta segunda-feira, um canal de televisão japonês divulgou imagens das câmaras de vigilância do aeroporto que alegadamente captam o momento em que Kim Jong-nam terá sido envenenado.

  • O atentado na Suécia inventado por Donald Trump
    2:12
  • Os ensaios para a maior festa do ano
    1:16

    Mundo

    Em contagem decrescente para o Carnaval, no Rio de Janeiro, já começaram os ensaios para a maior festa do ano. A noite de testes na avenida Marquês de Sapucaí conta com desfiles gratuitos.