sicnot

Perfil

País

GNR reforça patrulhamento nas estradas a partir de hoje

A GNR vai reforçar, entre hoje e domingo, a segurança nas estradas portuguesas, através de ações de patrulhamento e apoio aos automobilistas que se deslocam durante o verão, anunciou a corporação.

(SIC/ Arquivo)

Em comunicado, a Guarda Nacional Republicana adianta que as ações de patrulhamento vão estar sobretudo direcionadas para a zona sul do país.

Durante os três dias da operação, os militares da GNR vão estar "particularmente atentos aos comportamentos de risco que coloquem em causa a segurança rodoviária", nomeadamente a condução sob o efeito do álcool e de substâncias psicotrópicas, excesso de velocidade e não utilização do cinto de segurança ou cadeirinhas para criança.

Nas ações de patrulhamento, a GNR vai estar também atenta às manobras perigosas de ultrapassagem, mudança de direção, inversão do sentido da marcha, cedência de passagem, distância de segurança e condução sem habilitação legal.

A GNR refere ainda que esta operação tem o objetivo "de garantir a segurança durante os deslocamentos de e para os locais de veraneio e eventos de diversa natureza próprios desta altura do ano".

Lusa

  • Debate quinzenal com o primeiro-ministro

    País

    A situação económica e financeira foi o tema escolhido pelo Governo, mas a polémica da descida da Taxa Social Única dominará certamente a discussão na Assembleia da República. Veja aqui em direto e participe no Minuto a Minuto Parlamento Global/SIC.

    Direto

  • MIT quer humanos a ajudar máquinas a decidir (quem morre)

    Mundo

    A "Máquina Moral" é uma plataforma online que recolhe a perspetiva humana em decisões que terão de ser tomadas por uma máquina. Por exemplo, quando um carro sem condutor se depara com o dilema do mal menor: em quem acertar - para evitar outros - num acidente de viação.

  • Daesh transforma drones em bombardeiros 

    Daesh

    As estratégias de combate do Daesh têm vindo a sofrer alterações, bem como a capacidade das forças militares iraquianas para confrontar e derrotar o inimigo. De acordo com o responsável do Exército dos EUA Brett Sylvia, comandante militar no Iraque, a tática mais recente desenvolvida pelo Daesh consiste em usar drones de uso comercial em pequenos bombardeiros, capazes de transportar e lançar granadas.