sicnot

Perfil

País

Marcelo arrica-se a encontrar Sócrates na inauguração do Espaço Torga

O ex-primeiro-ministro está em São Martinho de Anta na inauguração do espaço que impulsionou durante o seu mandato. Será o primeiro encontro com Marcelo depois das presidencias.

© Hugo Correia / Reuters

O ex primeiro-minitsro, José Sócrates, está hoje presente na inauguração do Espaço Torga, em São Martinho de Anta, Sabrosa.

O espaço que homenageia o escritor e que foi projetado pelo arquiteto Souto Moura. é oficialmente inaugurado hoje, numa cerimónia presidida pelo chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa.

Será a primeira vez, após as eleições presidenciais, que o ex-chefe de governo se vai cruzar com o presidente da República.

Este edifício, construído na terra natal de Miguel Torga, contou com o apoio pessoal de José Sócrates, tendo sido convidado pelo presidente da Câmara de Sabrosa, José Marques, para esta inauguração.

Marcelo arrancou hoje com a segunda edição da iniciativa Portugal Próximo que, até quarta-feira, o vai levar aos distritos de Vila Real, Bragança e Guarda.

Com Lusa

  • Confirmada prisão dos portugueses que gravaram nome no portão de Auschwitz

    Mundo

    Dois adolescentes católicos portugueses foram condenados a um ano de prisão com pena suspensa, por terem gravado os nomes na porta da entrada principal de Auschwitz-Birkenau. O tribunal de primeira instância de Oswiecim já tinha condenado os jovens e o tribunal de Cracóvia confirmou esta quarta-feira a pena aplicada.

  • Temer pode cair menos de um ano depois da queda de Dilma
    3:06
  • Imagens do resgate de crianças feridas num bombardeamento na Síria
    2:00

    Mundo

    Os Estados Unidos acusam o regime sírio de estar a preparar um novo ataque químico e avisam Bashar al-Assad que vai pagar caro se o concretizar. No terreno, os ataques aéreos continuam a fazer vítimas civis. Da periferia de Damasco chegam imagens dramáticas do resgate de duas crianças feridas num bombardeamento.

  • Quem é a mulher que diz ser filha de Salvador Dalí

    Cultura

    Maria Pilar Abel Martínez nasceu em 1956 e será o alegado fruto de um caso entre a sua mãe e Salvador Dalí. Um tribunal de Madrid ordenou a exumação do cadáver do pintor e a obtenção de amostras, de modo a determinar se a mulher espanhola é mesmo filha de Dalí.