sicnot

Perfil

País

"Portugal Próximo" leva Marcelo a Trás-os-Montes

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, inicia hoje a segunda edição da iniciativa "Portugal Próximo", dedicada a Trás-os-Montes, e que levará o chefe de Estado aos distritos de Vila Real, Bragança e Guarda até quarta-feira.

CARLOS BARROSO

O extenso programa, com 15 iniciativas em dois dias e meio, terá início hoje de manhã, com uma visita a Santa Marta de Penaguião (Vila Real), onde o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, irá visitar uma antiga escola do tempo do Estado Novo agora transformada em habitação social.

Nessa antiga escola, que faz parte de um conjunto de quatro que foram recuperadas para habitação social, residem 11 pessoas de três famílias.

Uma visita à plataforma de Inovação da Vinha e do Vinho da Universidade de Trás-os-Montes será o segundo ponto do programa, no qual Marcelo Rebelo de Sousa terá oportunidade de almoçar com enólogos formados naquela instituição universitária e com investigadores residentes.

Ao início da tarde, o chefe de Estado irá inaugurar o Espaço Miguel Torga, em Sabrosa, um edifício do arquiteto Souto Moura. Aí, o Presidente da República irá ainda assistir a uma atuação do grupo Mátria, um projeto que pretende transformar os "Contos da Montanha" daquele escritor em ópera.

Pelas 17:00, a comitiva chegará a Boticas, para inaugurar o lar de "grandes dependentes" da Santa Casa de Misericórdia, seguindo depois para Chaves, onde o Presidente da República irá ao Regimento de Infantaria de Chaves, visitando a caserna e a zona de refeitório.

O primeiro dia será encerrado com a inauguração do Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso, também em Chaves. A viúva do pintor irá receber o chefe de Estado, que terá também uma orquestra à sua espera no exterior do edifício.

A primeira edição do programa "Portugal Próximo" realizou-se em abril, altura em que o Presidente da República se deslocou ao Alentejo, passando em três dias por nove concelhos dos distritos de Portalegre, Évora e Beja.

O combate à desertificação e a dinamização da economia em regiões do interior são alguns dos temas que o Presidente da República pretende focar com a iniciativa "Portugal Próximo".

Lusa

  • 105 detidos pela PSP e GNR nas últimas 24 horas

    País

    Só a GNR deteve 64 pessoas em flagrante delito, entre a noite de sexta-feira e o início da manhã deste sábado, a maioria das quais (47) por condução sob o efeito do álcool. A PSP de Lisboa efetuou 41 detenções em 24 horas, dez por tráfico de droga.

  • Videoamador mostra grupo a atar tocha a um touro
    1:33
  • PJ investiga forma como o FC Porto obteve os e-mails
    1:58

    Desporto

    Enquanto o campeonato português de futebol está de férias do relvado, nos bastidores continua uma guerra aberta por causa dos e-mails. O FC Porto entregou à Polícia Judiciária toda a documentação disponível do chamado caso dos e-mails, que envolve o Benfica num alegado esquema de corrupção. O pedido foi feito pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ. A forma como o FC Porto obteve os e-mails também está a ser investigada pela Polícia Judiciária.

  • Manifestantes bloquearam Caracas

    Mundo

    Milhares de pessoas bloquearam esta sexta-feira as ruas de Caracas e de outras cidades, em protesto contra a repressão e o assassinato de manifestantes pelas forças de segurança.