sicnot

Perfil

País

"Portugal Próximo" leva Marcelo a Trás-os-Montes

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, inicia hoje a segunda edição da iniciativa "Portugal Próximo", dedicada a Trás-os-Montes, e que levará o chefe de Estado aos distritos de Vila Real, Bragança e Guarda até quarta-feira.

CARLOS BARROSO

O extenso programa, com 15 iniciativas em dois dias e meio, terá início hoje de manhã, com uma visita a Santa Marta de Penaguião (Vila Real), onde o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, irá visitar uma antiga escola do tempo do Estado Novo agora transformada em habitação social.

Nessa antiga escola, que faz parte de um conjunto de quatro que foram recuperadas para habitação social, residem 11 pessoas de três famílias.

Uma visita à plataforma de Inovação da Vinha e do Vinho da Universidade de Trás-os-Montes será o segundo ponto do programa, no qual Marcelo Rebelo de Sousa terá oportunidade de almoçar com enólogos formados naquela instituição universitária e com investigadores residentes.

Ao início da tarde, o chefe de Estado irá inaugurar o Espaço Miguel Torga, em Sabrosa, um edifício do arquiteto Souto Moura. Aí, o Presidente da República irá ainda assistir a uma atuação do grupo Mátria, um projeto que pretende transformar os "Contos da Montanha" daquele escritor em ópera.

Pelas 17:00, a comitiva chegará a Boticas, para inaugurar o lar de "grandes dependentes" da Santa Casa de Misericórdia, seguindo depois para Chaves, onde o Presidente da República irá ao Regimento de Infantaria de Chaves, visitando a caserna e a zona de refeitório.

O primeiro dia será encerrado com a inauguração do Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso, também em Chaves. A viúva do pintor irá receber o chefe de Estado, que terá também uma orquestra à sua espera no exterior do edifício.

A primeira edição do programa "Portugal Próximo" realizou-se em abril, altura em que o Presidente da República se deslocou ao Alentejo, passando em três dias por nove concelhos dos distritos de Portalegre, Évora e Beja.

O combate à desertificação e a dinamização da economia em regiões do interior são alguns dos temas que o Presidente da República pretende focar com a iniciativa "Portugal Próximo".

Lusa

  • Jovem que morreu numa estância de esqui em Espanha sofreu um aneurisma
    1:26
  • Cunhado do Rei de Espanha em liberdade sem caução

    Mundo

    Inaki Urdangarin vai mesmo aguardar o desenrolar do recurso em liberdade na Suíça, onde o marido da Infanta Cristina tem residência oficial e onde terá de se apresentar às autoridades uma vez por mês, para além de estar obrigado a comunicar qualquer deslocação fora da Europa. De fora fica ainda o pagamento da caução de 200 mil euros pedida pelo Ministério Público espanhol.

  • Três letras de Zeca Afonso

    Cultura

    No dia em que se assinalam 30 anos da morte de Zeca Afonso, Raquel Marinho, jornalista da SIC e divulgadora de poesia portuguesa contemporânea, escolhe três letras do cantor e autor para dizer, em forma de homenagem.

    Raquel Marinho

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • "Isto é uma mentira e tem carimbo de Estado"
    2:12

    Opinião

    O preço das botijas de gás em Portugal duplicou nos últimos 15 anos. José Gomes Ferreira esteve no Jornal da Noite, da SIC, onde explicou este aumento, lembrando que a classe política prometeu que se houvesse mais empresas a operar no mercado, os preços desciam. Contudo, José Gomes Ferreira diz que "isto é uma mentira e tem carimbo de Estado". O Diretor-Adjunto de Informação SIC explicou que como o mercado é livre, os operadores vendem aos preços mais altos que podem, deste modo os preços não variam muito entre uns e outros.

    José Gomes Ferreira