sicnot

Perfil

País

Temperatura máxima desce mas continua acima dos 30

​O início de semana vai ser marcado pela descida da temperatura máxima de 3 a 5 graus Celsius, mas ainda assim com quase todos os distritos de Portugal continental acima dos 30 graus, disse a meteorologista Cristina Simões.

LUSA

"As temperaturas tendem a descer hoje, início da semana, em todo o território, se bem que continuamos com temperaturas acima dos 30 graus, exceto no litoral, onde vão estar um pouco mais baixas", adiantou a especialista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com Cristina Simões, no litoral estão previstas máximas de 25/27 graus, no interior norte, no Alentejo 35/36 e na região sul 34/35.

"Embora altas, as temperaturas são inferiores às de domingo, em que se registaram temperaturas perto dos 40/41 graus", disse.

A meteorologista salientou que para hoje está prevista uma descida de 03 a 05 graus e na terça-feira, mais ligeira, de apenas 01/02 graus.

"Para terça-feira, temos uma nova ligeira descida da temperatura. Vamos ter também céu em geral pouco nublado ou limpo, temporariamente durante a tarde um aumento de nebulosidade e possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoadas no interior", explicou.

Por causa das temperaturas máximas elevadas, o IPMA colocou sob aviso amarelo os distritos de Bragança, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Setúbal, Évora e Beja, entre as 00:09 e as 23:59 de hoje.

O IPMA prevê para hoje, no continente, céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade até ao meio da manhã, com ocorrência de aguaceiros e trovoada na região centro, aumento temporário de nebulosidade durante a tarde, em especial nas regiões do interior, com ocorrência de aguaceiros e trovoada.

Está também previsto vento fraco, soprando moderado de sueste no litoral sul até ao final da manhã e de noroeste no litoral oeste durante a tarde, pequena subida da temperatura mínima nas regiões norte e centro e descida da máxima, em especial nas regiões do litoral e no interior sul.

Na Madeira prevê-se períodos de céu muito nublado, aguaceiros fracos nas vertentes norte e terras altas até ao fim da manhã, vento fraco a moderado de norte, soprando por vezes forte nas terras altas até final da manhã e pequena subida da temperatura máxima.

Para os Açores, a previsão aponta para períodos de céu muito nublado, tornando-se encoberto, períodos de chuva a partir da tarde e vento fraco tornando-se bonançoso.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 20 e 33 graus Celsius, no Porto entre 17 e 25, em Vila Real entre 20 e 34, em Viseu entre 20 e 32, em Bragança entre 17 e 34, na Guarda entre 19 e 30, em Coimbra entre 16 e 31, em Castelo Branco entre 21 e 36, em Portalegre entre 21 e 35, em Santarém entre 18 e 35, em Évora entre 18 e 37, em Beja entre 20 e 34, em Faro entre 22 e 26, em Setúbal entre 18 e 32, no Funchal entre 19 e 24, em Ponta Delgada entre 17 e 22, na Horta entre 19 e 23 e em Santa Cruz das Flores entre 19 e 24.

Lusa

  • Vidas de fogo
    12:04

    Reportagem Especial

    Este ano durante o período mais crítico dos fogos, estão no terreno quase dez mil operacionais, a maioria bombeiros voluntários. A Reportagem Especial da SIC deste domingo "Vidas de fogo" dá a conhecer histórias de bombeiros que sobreviveram às chamas enquanto serviam o país.

  • Portugal "precisa avançar no trabalho" para reduzir crédito malparado
    1:36

    Economia

    Bruxelas recomenda e insiste que o Governo português avance no trabalho para resolver o crédito malparado. Em entrevista à SIC e ao Expresso, o vice-Presidente da Comissão para o Euro e Estabilidade Financeira, Valdis Dombrovskis, adianta que Bruxelas está também a preparar um Plano de Ação ao nível europeu.

    Entrevista SIC/Expresso

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.