sicnot

Perfil

País

Assistidas no hospital de Elvas 40 pessoas com vómitos e diarreia

Cerca de 40 pessoas oriundas de uma freguesia rural de Elvas deram entrada, desde domingo, nas urgências do hospital daquela cidade alentejana com vómitos e diarreia, disse hoje à agência Lusa fonte hospitalar.

No distrito de Beja, registaram-se quatro inundações em habitações, em Beja, Serpa e Castro Verde. (Google Maps)

No distrito de Beja, registaram-se quatro inundações em habitações, em Beja, Serpa e Castro Verde. (Google Maps)

De acordo com a fonte da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA), duas pessoas permanecem internadas no hospital para fazer um conjunto de análises, apresentando agora um quadro clínico "estável".

O delegado de saúde pública de Elvas, José Martins, relatou à Lusa que os casos ocorreram na freguesia rural de Terrugem, tendo este episódio afetado pessoas de " todas as faixas etárias".

O responsável, que sublinhou que o número de casos está a diminuir, atribui a origem deste episódio, à partida, ao calor registado e que provoca, na maioria das vezes, a perda de qualidade aos alimentos que são ingeridos.

"A conjugação do calor faz com que os alimentos não fiquem em condições, podendo aparecer vírus nestes dias mais quentes", disse.

No entanto, José Martins referiu que já foram feitas análises à água da rede pública e das piscinas municipais de Terrugem, não havendo registo de qualquer irregularidade.

O delegado de saúde pública de Elvas assegurou ainda que as análises vão ser repetidas "por uma questão de cautela".

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O impacto e as consequências do referendo em Itália
    1:02
  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.