sicnot

Perfil

País

Assistidas no hospital de Elvas 40 pessoas com vómitos e diarreia

Cerca de 40 pessoas oriundas de uma freguesia rural de Elvas deram entrada, desde domingo, nas urgências do hospital daquela cidade alentejana com vómitos e diarreia, disse hoje à agência Lusa fonte hospitalar.

No distrito de Beja, registaram-se quatro inundações em habitações, em Beja, Serpa e Castro Verde. (Google Maps)

No distrito de Beja, registaram-se quatro inundações em habitações, em Beja, Serpa e Castro Verde. (Google Maps)

De acordo com a fonte da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA), duas pessoas permanecem internadas no hospital para fazer um conjunto de análises, apresentando agora um quadro clínico "estável".

O delegado de saúde pública de Elvas, José Martins, relatou à Lusa que os casos ocorreram na freguesia rural de Terrugem, tendo este episódio afetado pessoas de " todas as faixas etárias".

O responsável, que sublinhou que o número de casos está a diminuir, atribui a origem deste episódio, à partida, ao calor registado e que provoca, na maioria das vezes, a perda de qualidade aos alimentos que são ingeridos.

"A conjugação do calor faz com que os alimentos não fiquem em condições, podendo aparecer vírus nestes dias mais quentes", disse.

No entanto, José Martins referiu que já foram feitas análises à água da rede pública e das piscinas municipais de Terrugem, não havendo registo de qualquer irregularidade.

O delegado de saúde pública de Elvas assegurou ainda que as análises vão ser repetidas "por uma questão de cautela".

  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45
  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.

  • Relação de Portugal com Angola é "insubstituível"
    1:00

    País

    Paulo Portas considera que a relação de Portugal com Angola é insubstituível. Numa entrevista ao Jornal de Negócios, o ex vice-primeiro-ministro defende que o país deve ser profissional no relacionamento político com Luanda.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15
  • Tecnologia permite a tetraplégico mexer mão e braço

    Mundo

    Um homem que ficou tetraplégico num acidente voltou a mover-se com a ajuda da tecnologia e apenas usando o pensamento, num projeto de investigadores dos Estados Unidos divulgado esta terça-feira na revista especializada em medicina The Lancet.