sicnot

Perfil

País

Bebé que nasceu de mãe com morte cerebral já teve alta

O bebé que nasceu de uma mãe em morte cerebral já teve alta da maternidade, anunciou hoje o Centro Hospitalar de Lisboa Central (CHLC) em comunicado.

© Toru Hanai / Reuters

Lourenço Salvador, também conhecido como o bebé "milagre", teve alta da maternidade ao fim de 29 dias.

"É com grande regozijo que o Centro Hospitalar de Lisboa Central informa que o pequeno Lourenço, nascido a 7 de Junho, agora com 29 dias de vida, teve alta da maternidade, enquadrando os vários aspetos clínicos, sociais e psicológicos, pressupostos que constam de relatório próprio", diz o CHLC em comunicado.

No dia 7 de junho, uma mulher grávida, em morte cerebral há 15 semanas, deu à luz um bebé saudável, tendo sido considerado um caso inédito em Portugal.

As equipas de Obstetrícia e da Unidade de Neurocríticos do Centro Hospitalar de Lisboa Central realizaram uma cesariana programada à mulher, que estava em morte cerebral desde o dia 20 de fevereiro.

Lourenço Salvador nasceu com 2,350 kg, após uma gestação de 32 semanas (108 dias). A morte cerebral da mãe, de 37 anos, foi declarada na sequência de uma hemorragia intracerebral.

A Comissão de Ética e Direção Clínica do Centro Hospitalar de Lisboa Central deu o seu parecer e, em conjunto com a decisão da família da mãe e da família paterna da criança, acordaram manter a gravidez até às 32 semanas de maneira a garantir a viabilidade do feto.

O pai do bebé e a família da mãe disputam agora em tribunal a guarda da criança.

Com Lusa

  • Uma alternativa aos serviços de enfermagem ao domicílio
    7:34
    Contas Poupança

    Contas Poupança

    4ª FEIRA JORNAL DA NOITE

    Chamar o médico a casa é um procedimento habitual para muitas famílias, mas chamar um enfermeiro a casa é menos comum. Uma portuguesa criou um sistema inovador no mundo em que pode chamar um enfermeiro a casa através da internet ou de uma aplicação para telemóvel com os mesmos preços em todo o país e sem mensalidades. Só paga o serviço que utilizar. O Contas Poupança foi conhecer os preços e comparar para ver se compensa.