sicnot

Perfil

País

Discussão de projeto de lei da TDT novamente adiada para analisar propostas do PSD

A votação na especialidade do projeto de lei que alarga a oferta na TDT foi hoje novamente adiada para analisar as propostas feitas pelo PSD, disse à Lusa a presidente da comissão parlamentar de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto.

"O PSD apresentou propostas de alteração" ao projeto de lei que conta com os contributos do Bloco de Esquerda (BE), PS, PCP e PEV "na sexta-feira", explicou Edite Estrela, adiantando que "não houve tempo" para estas serem analisadas.

A discussão e votação do projeto de lei "foi adiada para a próxima semana", acrescentou a presidente da comissão parlamentar.

Já na semana passada tinha havido um adiamento do projeto de lei que alarga a oferta de serviços de programas na televisão digital terrestre (TDT), a pedido do PSD.

Entre as alterações propostas pelo PSD está a eliminação do artigo 6.º, uma norma transitória que, entre outros pontos, prevê a análise das condições técnicas e financeiras necessárias para "a integração dos restantes serviços de programas da concessionária de serviço público de rádio e televisão [RTP] na TDT em acesso não condicionado livre".

"Entendemos que por uma questão de prudência e também por se tratar de um processo dinâmico devemos procurar sustentar o alargamento da plataforma com base em estudos financeiros, técnicos e jurídicos que avaliem bem esse alargamento, não devendo ser o legislador a definir isso 'a priori'", explicou o deputado do PSD Sérgio Azevedo.

Outra das alterações propostas é a RTP ter canais na TDT sem publicidade comercial.

"O operador de comunicações eletrónicas titular do direito de utilização de frequências (DUF) [Meo/PT Portugal] de âmbito nacional para o serviço TDT associado à exploração do Mux A [bolsa de canais], atentas as possibilidades de constrangimentos financeiros, técnicos e jurídicos identificados previamente nos estudos referidos no artigo anterior, reserva a capacidade de difusão para os serviços de programas temáticos do serviço público de rádio e de televisão [RTP] de âmbito nacional disponibilizados em regime de acesso não condicionado por assinatura, sem publicidade comercial, à data da entrada em vigor" da lei, lê-se na proposta do PSD.

Lusa

  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi eleito pelo círculo de Braga. Agora, vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Pode estar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Pedro Dias recusou mostrar caligrafia
    2:29

    País

    Pedro Dias forneceu esta segunda-feira ADN aos peritos do laboratório da polícia científica. O suspeito dos crimes de Aguiar da Beira também foi intimado a entregar amostras da própria caligrafia, mas recusou fazê-lo.

  • Autoridades italianas prosseguem buscas por desaparecidos em avalancha
    0:54
  • "O México não acredita em muros"
    0:45

    Mundo

    Em resposta a Donald Trump, o Presidente mexicano diz que o país não acredita em muros, mas em pontes. Enrique Peña Nieto diz ainda que o México vai procurar dialogar com os Estados Unidos sem confrontos, mas também sem submissão.

  • Carolina do Mónaco celebra o 60.º aniversário
    2:13

    Mundo

    Carolina do Mónaco celebra esta segunda-feira o 60.º aniversário. Em 60 anos, foi criança mediática, jovem rebelde e, agora, matriarca sem ser rainha. Carolina do Mónaco nunca saiu das revistas, por ser filha de Grace Kelly e Rainier do Mónaco, por ter somado namorados pouco recomendáveis para princesas, por ter perdido o pai dos seus filhos num terrível acidente.

  • Ator morre baleado durante gravações de videoclip na Austrália

    Mundo

    Um ator morreu depois de ter sido baleado durante as gravações de um videoclip da banda Bliss n Eso, na cidade australiana de Brisbane. A vítima foi identificada como Johann Ofner, de 28 anos. O homem chegou a receber a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.