sicnot

Perfil

País

Marcelo lamenta e condena assassínio de português na Venezuela

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou e condenou hoje a morte do cidadão português Carlos Gouveia, que foi sequestrado e assassinado com violência na Venezuela, aos 42 anos.

JOS\303\211 COELHO

"Ao tomar conhecimento da morte trágica de Carlos Gouveia, cidadão português radicado na Venezuela, o Presidente da República apresenta à família enlutada as suas mais sentidas condolências", lê-se numa nota divulgada na página da Presidência da República.

O chefe de Estado refere que Carlos Gouveia, comerciante na Venezuela foi "sequestrado e barbaramente assassinado", acrescentando: "Era um membro da nossa numerosa comunidade naquele país, cuja morte devemos lamentar, não apenas pelo que representa enquanto tragédia humana e familiar, mas também pelo que de nós exige quanto a uma condenação firme e inabalável de todas as formas de violência".

A propósito deste caso, Marcelo Rebelo de Sousa considera que "os portugueses da diáspora são cidadãos exemplares nas respetivas comunidades de acolhimento" e deixa uma mensagem em particular para os cidadãos residentes na Venezuela.

O Presidente da República manifesta-lhes "a sua mais profunda solidariedade, garantindo-lhes que fará tudo o que está ao seu alcance para que possam cumprir os sonhos que os levaram àquele grande país, que deve ser uma terra de promessas e oportunidades mas igualmente um lugar de paz, democracia, respeito dos direitos humanos, estabilidade e segurança".

Na semana passada, soube-se que as autoridades venezuelanas tinham localizado e enterrado, sem autorização da família, o cadáver de Carlos Gouveia, comerciante português de 42 anos, que estava desaparecido desde 23 de maio.

Segundo informações prestadas por fontes policiais na quarta-feira passada, Carlos Gouveia foi sequestrado e assassinado por desconhecidos que lhe cortaram a cabeça e as mãos, o que dificultou o trabalho de identificação.

O assassínio está a ser investigado pela polícia, que suspeita de um eventual envolvimento de algum dos inquilinos a quem a vítima alugava quartos da sua casa.

Em 2015 ocorreram mais de 18 mil assassínios na Venezuela.

Lusa

  • Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola
    4:00

    País

    O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.

    Exclusivo SIC

  • "O ministro não escondeu nem tapou"
    1:20

    Economia

    Pedro Santana Lopes falou pela primeira vez sobre a auditoria feita à Santa Casa no período em que foi provedor. Esta terça-feira, na SIC Notícias, Santana Lopes desvalorizou as irregularidades e defendeu o ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social, Vieira da Silva.

    Pedro Santana Lopes

  • Constitucional chumba algumas normas da lei de barrigas de aluguer

    País

    O Tribunal Constitucional chumbou algumas normas do acórdão sobre as barrigas de aluguer. De acordo com o Expresso, a decisão já foi comunicada à Assembleia da República. A obrigatoriedade da regulamentação da lei ser feita pelo Parlamento e não pelo Governo terá sido unânime.

  • A história do bebé que continua a lutar pela vida depois de terem desligado as máquinas

    Mundo

    Alfie Evans sofre de uma doença cerebral degenerativa. A sua condição levou o caso à justiça e, depois de uma batalha judicial entre os pais e o hospital, os juízes determinaram que as máquinas do suporte artificial de vida fossem desligadas. Apesar de os aparelhos terem sido desligados na segunda-feira à noite, segundo os pais, a criança de 23 meses continua a lutar pela vida, respirando sozinha.

    SIC

  • O 10 de julho de 1941 na escrita de João Pinto Coelho
    15:09
  • Chegaram os brinquedos de cartão para a consola
    6:24
  • Marinha resgata 138 migrantes ao largo de Lampedusa

    País

    A fragata da Marinha portuguesa D. Francisco de Almeida resgatou esta terça-feira, ao largo da ilha de Lampedusa, em Itália, 138 migrantes, entre eles 15 mulheres e oito bebés, disse à Lusa fonte do Estado-Maior-General das Forças Armadas.

  • O recado de Donald Trump à Coreia do Norte 

    Mundo

    O Presidente norte-americano, Donald Trump, exortou Pyongyang a eliminar todo o seu arsenal nuclear, precisando o que queria dizer exatamente ao apelar para a "desnuclearização" do regime totalitário, antes de uma aguardada cimeira com o líder norte-coreano.

  • O vestido de noiva de Megan Markle
    1:17