sicnot

Perfil

País

Quase todas regiões em risco muito alto de exposição à radiação UV

Quase todas as regiões do país apresentam hoje risco muito alto de exposição à radiação ultravioleta (UV), informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na sua página da Internet. O instituto colocou em risco muito alto as regiões de Bragança, Aveiro, Beja, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Funchal, Leiria, Lisboa, Porto, Portalegre, Santarém, Setúbal, Sines, Viana do Castelo, Viseu, Vila Real, Faro, Sagres, Santa Cruz das Flores, Ponta Delgada e Porto Santo.

© Kacper Pempel / Reuters

A exceção vai, segundo o IPMA, para Guarda e Penhas Douradas, que hoje estão com níveis altos, Angra do Heroísmo com risco moderado e Horta baixo.

O IPMA recomenda à população, nas regiões com risco extremo, que evite a exposição ao sol.

Nas regiões com níveis muito alto e alto recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar, além de aconselhar que seja evitada a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre menor do que 2, em que o UV é (baixo), 3 a 5 (moderado), 6 a 7 (alto), 8 a 10 (muito alto) e superior a 11 (extremo).

Os concelhos de Oleiros (Castelo Branco) e Pampilhosa da Serra (Coimbra) apresentam hoje risco máximo de incêndio e outros 25 muito elevado, segundo informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O instituto colocou em risco muito elevado de incêndio 25 concelhos de Faro, Beja, Santarém, Castelo, Branco, Coimbra, Guarda, Aveiro e Bragança.

Em risco elevado estão também vários concelhos de todos os distritos do continente, exceto Lisboa e Leiria.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia, relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se muito nublado no litoral até ao final da manhã, que poderá persistir em alguns locais, aumento da nebulosidade nas regiões do interior, com ocorrência de aguaceiros, que poderão ser de granizo e acompanhados de trovoada.

Está também previsto vento fraco, soprando moderado de nordeste nas terras altas do interior norte até ao meio da manhã e temporariamente de noroeste no litoral oeste durante a tarde, pequena descida da temperatura mínima nas regiões do norte e centro e neblina ou nevoeiro matinal no litoral a norte do cabo Raso.

Na Madeira prevê-se períodos de céu muito nublado, apresentando-se muito nublado até ao início da tarde, aguaceiros fracos nas vertentes norte e nas terras altas até ao início da tarde e vento moderado de norte, soprando por vezes forte nas terras altas até ao meio da manhã e para o fim da tarde.

Para os Açores, a previsão aponta para céu geralmente muito nublado, neblinas, períodos de chuva fraca, especialmente a partir da noite e vento bonançoso.

No que diz respeito às temperaturas, em Lisboa vão variar entre 17 e 32 graus Celsius, no Porto entre 15 e 25, em Vila Real entre 17 e 33, em Viseu entre 17 e 32, em Bragança entre 16 e 33, na Guarda entre 18 e 31, em Coimbra entre 16 e 31, em Santarém entre 16 e 35, em Castelo Branco entre 20 e 35, em Portalegre entre 19 e 34, em Évora entre 17 e 37, em Beja entre 18 e 36, em Faro entre 20 e 25, no Funchal entre 20 e 23, em Ponta Delgada entre 18 e 23, na Horta entre 20 e 23 e em Santa Cruz das Flores entre 19 e 23.

Com Lusa

  • O tempo para hoje
    0:31

    País

    O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se muito nublado no litoral até ao final da manhã, que poderá persistir em alguns locais, aumento da nebulosidade nas regiões do interior, com ocorrência de aguaceiros, que poderão ser de granizo e acompanhados de trovoada.

  • Não há risco de colapso do viaduto de Alcântara
    1:35

    País

    O desvio de um pilar do viaduto de Alcântara obrigou esta quarta-feira ao corte do trânsito e da circulação de comboios da linha de Cascais. O estrago terá sido provocado por um camião que embateu na estrutura durante a noite. A circulação ferroviária foi retomada a meio da manhã, mas o viaduto só será reaberto esta quinta-feira.

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vitima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Túmulo de Jesus Cristo restaurado

    Mundo

    Após 10 meses de obras de restauro, o túmulo onde Jesus Cristo terá sido sepultado foi esta quarta-feira revelado numa cerimónia na igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém.