sicnot

Perfil

País

Nova aplicação móvel ajuda crianças a encontrar os pais

Uma aplicação móvel que ajuda as crianças a memorizar o número de telefone dos pais, para que possam contactá-los em caso de emergência, é lançada hoje em 15 países, entre os quais Portugal.

reuters

A ideia desenvolvida pela Missing Children Europe é que as crianças aprendam, através de "processo muito simples", o número de telefone dos pais, usando-o como código de desbloqueio do seu smartphone ou tablet, explicou à agência Lusa a presidente da Associação Portuguesa de Crianças Desaparecidas (APDC), parceira da federação europeia na divulgação desta aplicação em Portugal.

Assim que as crianças estejam habituadas a lembrarem-se dos seus códigos de bloqueio do dispositivo, porque os usam diariamente, a aplicação muda este código aleatório para o número de telefone dos pais.

"Hoje já não é normal aprender-se os números de telefone de cor, mas todas as crianças sabem o código de desbloqueio do smartphone e, nesse sentido, a Missing Children Europe teve esta iniciativa muito importante", disse a presidente da APDC, Patrícia Cipriano.

Esta iniciativa assume particular relevância no período de férias, porque há maior "trânsito de pessoas dentro da Europa", nomeadamente em Portugal, onde há muita movimentação de turistas", e, por vezes, "as crianças perdem-se e não sabem como contactar os pais", adiantou Patrícia Cipraino.

Segundo oo mesmo responsável, o facto de as crianças saberem o contacto dos pais vai evitar "muitas aflições", porque imediatamente a polícia, a pessoa que está na praia, um vigilante ou outra pessoa vai poder ligar à família e dar a localização da criança em caso de estar perdida.

Sobre o funcionamento da aplicação 'Remumber', a federação europeia explica que, depois de instalada, basta digitar o número de telefone a memorizar e o dispositivo será bloqueado através do dispositivo.

As crianças vão memorizar o número gradualmente: os quatro primeiros dígitos têm que ser aprendidos de cor e, em seguida, os outros números a inserir são iluminados se a criança está bloqueada e precisa de uma pista.

Depois de a criança memorizar com sucesso todo o código, os pais são informados por e-mail e podem, em seguida, digitar um novo número para memorizar, deixar o número original ou desinstalar a aplicação, refere a Missing Children Europe.

A organização salienta também que a aplicação Remumber pode igualmente constituir "uma boa oportunidade para abordar a matéria da confiança e segurança" com as crianças e para "definir algumas diretrizes por acordo, especialmente pouco antes das férias.

A aplicação é lançada hoje em vários países, entre os quais a Bélgica, Itália, República Checa, Sérvia, Estónia, França, Áustria, Espanha, Grécia, Albânia, Irlanda, Hungria e Roménia.

  • O percurso dos rendimentos de Ronaldo
    3:43

    Football Leaks

    O Ministério das Finanças espanhol abriu uma investigação a Cristiano Ronaldo, por eventuais irregularides na declaração dos rendimentos da publicidade. A Gestifute, empresa do agente do avançado do Real Madrid, garante que Ronaldo tem os impostos em dia. A investigação aos documentos extraídos da plataforma informática Football Leaks, liderada pela revista alemã Der Spiegel, e da qual faz parte o jornal Expresso, conseguiu traçar o percurso dos rendimentos do melhor jogador do mundo.

  • Fábio Coentrão investigado por suspeita de delitos fiscais
    3:37

    Football Leaks

    O Ministério Público de Madrid acusou o defesa português Ricardo Carvalho de evasão fiscal e está a investigar Fábio Coentrão por eventuais delitos fiscais. Além dos dois portugueses a justiça acusou ainda o espanhol Xabi Alonso, o argentino Ángel Di María e investiga o colombiano Falcão. As investigações surgem depois da revelação do caso Football Leaks, investigada pelo Expresso e pelo consórcio europeu de jornalistas que tiveram acesso a milhões de documentos.

  • Uma alternativa aos serviços de enfermagem ao domicílio
    7:34
    Contas Poupança

    Contas Poupança

    4ª FEIRA JORNAL DA NOITE

    Chamar o médico a casa é um procedimento habitual para muitas famílias, mas chamar um enfermeiro a casa é menos comum. Uma portuguesa criou um sistema inovador no mundo em que pode chamar um enfermeiro a casa através da internet ou de uma aplicação para telemóvel com os mesmos preços em todo o país e sem mensalidades. Só paga o serviço que utilizar. O Contas Poupança foi conhecer os preços e comparar para ver se compensa.

  • As primeiras palavras de um dos sobreviventes da Chapecoense
    0:29
  • Familiares de vítimas procuram destroços do MH370
    1:48

    Voo MH370

    Um grupo de familiares das vítimas do avião das linhas aéreas da Malásia, desaparecido em 2014, procuram destroços do aparelho em Madagáscar. As autoridades malaias estudam a posssibilidade de uma nova operação de buscas.

  • Primeiro-ministro em lágrimas ao reencontrar refugiado que recebeu no Canadá em 2015

    Mundo

    Justin Trudeau desfez-se em lágrimas no reencontro com um refugiado sírio, que ele recebeu no Canadá em 2015. No ano passado, Trudeau recebeu pessoalmente os refugiados no aeroporto, onde foi visto a entregar casacos de inverno aos migrantes. Esta segunda-feira, o primeiro-ministro conheceu algumas das famílias que se estabeleceram no país, numa reunião filmada pela emissora canadiana CBC.