sicnot

Perfil

País

Aviso amarelo em 11 distritos devido a chuva, granizo e trovoada

Onze distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros fortes e de granizo e acompanhados de trovoada, segundo informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Jardins da Gulbenkian em Lisboa após queda forte de granizo (Arquivo)

Jardins da Gulbenkian em Lisboa após queda forte de granizo (Arquivo)

facebook.com/ritaferrorodriguesoficial

O instituto tinha colocado inicialmente sob aviso amarelo Castelo Branco e Santarém, elevando depois os distritos de Viseu, Évora, Guarda, Leiria, Beja, Coimbra e Portalegre.

Em novo comunicado, divulgado cerca das 10:30, o IPMA juntou aos nove distritos sob aviso amarelo mais dois: Lisboa e Setúbal.

O instituto adiantou que o aviso amarelo, emitido por causa da previsão de aguaceiros, por vezes fortes, de granizo e acompanhados de trovoada, vai estar em vigor entre as 09:00 e as 21:00 de hoje.

O aviso amarelo é o terceiro mais grave numa escala de quatro e significa "risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica".

O IPMA prevê para hoje no continente períodos de céu muito nublado, apresentando-se em geral muito nublado no litoral oeste até final da manhã, podendo persistir em alguns locais ao longo do dia, aguaceiros, que poderão ser por vezes fortes, de granizo e acompanhados de trovoada, em especial durante a tarde e nas regiões do interior.

Está também previsto vento fraco, soprando temporariamente moderado de noroeste no litoral oeste durante a tarde, neblina ou nevoeiro matinal no litoral oeste e pequena descida da temperatura máxima no litoral norte e região centro.

Na Madeira prevê-se períodos de céu muito nublado e vento moderado de nor-nordeste, soprando moderado a forte nas terras altas.

Para os Açores, a previsão aponta para céu muito nublado, com boas abertas a partir da manhã, neblinas ou nevoeiro, períodos de chuva fraca ou chuvisco e vento sudoeste bonançoso a moderado.

No que diz respeito às temperaturas, em Lisboa vão variar entre 19 e 32 graus Celsius, no Porto entre 18 e 27, em Vila Real entre 18 e 32, em Viseu entre 18 e 31, em Bragança entre 16 e 31, na Guarda entre 16 e 26, em Coimbra entre 18 e 31, em Castelo Branco entre 18 e 30, em Santarém entre 18 e 34, em Évora entre 19 e 33, em Beja entre 18 e 33, em Faro entre 19 e 25, no Funchal entre 18 e 24, em Ponta Delgada e na Horta entre 19 e 24 e em Santa Cruz das Flores entre 20 e 24.

Lusa

  • Fim de semana quente e sem precipitação

    País

    O fim de semana vai ser quente, sem previsão de ocorrência de aguaceiros e com temperaturas acima dos 30 graus Celsius, podendo atingir os 38 em Évora e Beja, disse à agência Lusa a meteorologista Madalena Rodrigues.

  • Governo quer reduzir gastos com papel na função pública
    1:08

    Economia

    O Governo proibiu a livre utilização das impressoras pelos funcionários públicos. O ministro das Finanças quer assim reduzir em 20% a despesa em consumo de papel e, ao mesmo tempo, minimizar a perigosidades dos resíduos produzidos com as impressoras, no Estado.