sicnot

Perfil

País

Homem resgatado de arriba no concelho de Odemira

Um homem de 26 anos foi esta noite resgatado de uma arriba na praia dos Machados, concelho de Odemira, distrito de Beja, numa operação que demorou várias horas, disse à agência Lusa o comandante da Polícia Marítima de Sines.

(Arquivo)

(Arquivo)

"Parece estável e vem acompanhado por pessoal do INEM", disse à Lusa às 04:12 o capitão do Porto de Sines e comandante local da Polícia Marítima, José António Gouveia, indicando que a vítima seria transportada para o hospital.

Segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Beja, o alerta foi dado às 21:42, tendo sido mobilizados para o local a Polícia Marítima, veículos e operacionais dos Bombeiros Voluntários de Odemira, uma viatura de Suporte Imediato de Vida (SIV) e a GNR.

O jovem, descrito como um caminhante que estaria a fazer a rota Vicentina, foi retirado de uma altura de entre 80 e 100 metros por bombeiros e puxado por cabo individual, numa operação que envolveu cerca de 25 elementos das várias entidades e também por civis, explicou José António Gouveia.

No resgate da vítima foram ainda usados "dois meios civis adaptados a estes terrenos", acrescentou, adiantando que a maca teve de ser transportada "em braços" durante parte do percurso, que era "um caminho muito estreito, quase um trilho".

Antes do resgate, um helicóptero da Força Aérea sobrevoou o local, mas a missão foi abortada atendendo a vários fatores, incluindo a má visibilidade.

Inicialmente foi reportada a queda de dois homens na falésia, uma informação não confirmada agora pelas autoridades.

José António Gouveia indicou que as buscas serão retomadas hoje para apurar o que aconteceu.

Lusa

  • O fim do julgamento do caso BPN, seis anos depois
    2:26

    País

    O antigo presidente do BPN José Oliveira Costa tentou adiar o fim do julgamento principal do caso com um recurso para o Tribunal Constitucional. Apesar disso, a leitura do acórdão continua marcada para esta quarta-feira, quase seis anos e meio depois de os 15 arguidos se terem sentado pela primeira vez no banco dos réus.

  • José Oliveira Costa, o rosto do buraco financeiro do BPN
    3:04

    País

    José Oliveira Costa foi o homem forte do BPN durante 10 anos e tornou-se o rosto do gigantesco buraco financeiro. Manteve-se em silêncio durante todo o julgamento, mas falou aos deputados da comissão de inquérito, para negar qualquer envolvimento no escândalo que fez ruir o BPN.

  • Saída do Procedimento por Défice Excessivo marca debate no Parlamento
    1:40
  • Filhos tentam anular casamento de pai de 101 anos

    País

    O casamento de um homem de 101 anos com uma mulher com metade da idade, em Bragança, está a ser contestado judicialmente pelos filhos do idoso, que acusam aquela que era empregada da família de querer ser herdeira.