sicnot

Perfil

País

Homem resgatado de arriba no concelho de Odemira

Um homem de 26 anos foi esta noite resgatado de uma arriba na praia dos Machados, concelho de Odemira, distrito de Beja, numa operação que demorou várias horas, disse à agência Lusa o comandante da Polícia Marítima de Sines.

(Arquivo)

(Arquivo)

"Parece estável e vem acompanhado por pessoal do INEM", disse à Lusa às 04:12 o capitão do Porto de Sines e comandante local da Polícia Marítima, José António Gouveia, indicando que a vítima seria transportada para o hospital.

Segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Beja, o alerta foi dado às 21:42, tendo sido mobilizados para o local a Polícia Marítima, veículos e operacionais dos Bombeiros Voluntários de Odemira, uma viatura de Suporte Imediato de Vida (SIV) e a GNR.

O jovem, descrito como um caminhante que estaria a fazer a rota Vicentina, foi retirado de uma altura de entre 80 e 100 metros por bombeiros e puxado por cabo individual, numa operação que envolveu cerca de 25 elementos das várias entidades e também por civis, explicou José António Gouveia.

No resgate da vítima foram ainda usados "dois meios civis adaptados a estes terrenos", acrescentou, adiantando que a maca teve de ser transportada "em braços" durante parte do percurso, que era "um caminho muito estreito, quase um trilho".

Antes do resgate, um helicóptero da Força Aérea sobrevoou o local, mas a missão foi abortada atendendo a vários fatores, incluindo a má visibilidade.

Inicialmente foi reportada a queda de dois homens na falésia, uma informação não confirmada agora pelas autoridades.

José António Gouveia indicou que as buscas serão retomadas hoje para apurar o que aconteceu.

Lusa

  • Novo dia de protestos contra expropriações na ilha do Farol
    2:30

    País

    A sociedade Polis Ria Formosa concluiu a tomada de posse das construções identificadas como ilegais na ilha do Farol, na Ria Formosa, em Faro. No segundo dia da operação, sob fortes protestos da população, os técnicos da Polis, escoltados pela Polícia Marítima, expropriaram hoje mais 18 construções.

  • Cunhado do Rei de Espanha em liberdade sem caução

    Mundo

    Inaki Urdangarin vai mesmo aguardar o desenrolar do recurso em liberdade na Suíça, onde o marido da Infanta Cristina tem residência oficial e onde terá de se apresentar às autoridades uma vez por mês, para além de estar obrigado a comunicar qualquer deslocação fora da Europa. De fora fica ainda o pagamento da caução de 200 mil euros pedida pelo Ministério Público espanhol.

  • Zeca Afonso morreu há 30 anos
    1:11
  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • "Isto é uma mentira e tem carimbo de Estado"
    2:12

    Opinião

    O preço das botijas de gás em Portugal duplicou nos últimos 15 anos. José Gomes Ferreira esteve no Jornal da Noite, da SIC, onde explicou este aumento, lembrando que a classe política prometeu que se houvesse mais empresas a operar no mercado, os preços desciam. Contudo, José Gomes Ferreira diz que "isto é uma mentira e tem carimbo de Estado". O Diretor-Adjunto de Informação SIC explicou que como o mercado é livre, os operadores vendem aos preços mais altos que podem, deste modo os preços não variam muito entre uns e outros.

    José Gomes Ferreira