sicnot

Perfil

País

Portugal num dos piores lugares do ranking da OCDE em segurança laboral

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) sinalizou hoje que Portugal pertence ao grupo de países com pior qualidade do trabalho, estando posicionado em 30.º lugar em termos de segurança laboral.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Rafael Marchante / Reuters

A qualidade do trabalho é avaliada pela organização, com sede em Paris, mediante três parâmetros: salários, segurança laboral e ambiente (contexto).

Portugal surge no 22.º lugar (dados de 2013) na componente salarial (do conjunto dos 34 países que integram a OCDE), com a Suíça a ocupar a primeira posição, e em 30.º lugar no parâmetro que diz respeito à segurança no trabalho.

Piores do que Portugal em termos de segurança laboral estão Itália (31.º), Espanha (32.º) e Grécia (33.º), numa lista em que a Islândia apresenta a melhor pontuação.

Em termos de ambiente ou contexto laboral, Portugal surge na 14.ª posição no ranking dos países da OCDE.

Lusa

  • "Toda a transparência" para os "amigos portugueses"
    0:54
  • Turistas à volta da lua em 2018
    1:21
  • Bastidores do sambódromo: um espétaculo à parte
    3:22

    Mundo

    Por detrás da alegria do desfile das escolas de samba, há a tensão e a adrenalina dos bastidores do sambódromo. A preparação antes da entrada na avenida é um espetáculo à parte como mostra a correspondente da SIC, no Rio de Janeiro, Ivani Flora

    Correspondente SIC

  • SIC revela relatório que provava falência do GES
    2:06