sicnot

Perfil

País

Portugal num dos piores lugares do ranking da OCDE em segurança laboral

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) sinalizou hoje que Portugal pertence ao grupo de países com pior qualidade do trabalho, estando posicionado em 30.º lugar em termos de segurança laboral.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Rafael Marchante / Reuters

A qualidade do trabalho é avaliada pela organização, com sede em Paris, mediante três parâmetros: salários, segurança laboral e ambiente (contexto).

Portugal surge no 22.º lugar (dados de 2013) na componente salarial (do conjunto dos 34 países que integram a OCDE), com a Suíça a ocupar a primeira posição, e em 30.º lugar no parâmetro que diz respeito à segurança no trabalho.

Piores do que Portugal em termos de segurança laboral estão Itália (31.º), Espanha (32.º) e Grécia (33.º), numa lista em que a Islândia apresenta a melhor pontuação.

Em termos de ambiente ou contexto laboral, Portugal surge na 14.ª posição no ranking dos países da OCDE.

Lusa

  • Seca extrema agrava-se no interior alentejano, produção de trigo pode cair 40%
    6:22

    País

    A falta de chuva está a provocar prejuízos na agricultura, em especial no setor dos cereais, como o trigo que, este ano, deverá registar uma quebra de 40% na produção. O repórter Luís Godinho convidou o agricultor e professor de Ciências Agrárias na Universidade de Évora, Ricardo Freixial, para explicar os prejuízos que a seca está a provocar nas culturas e a sustentabilidade da agricultura portuguesa perante as alterações climáticas.