sicnot

Perfil

País

Portugal num dos piores lugares do ranking da OCDE em segurança laboral

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) sinalizou hoje que Portugal pertence ao grupo de países com pior qualidade do trabalho, estando posicionado em 30.º lugar em termos de segurança laboral.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Rafael Marchante / Reuters

A qualidade do trabalho é avaliada pela organização, com sede em Paris, mediante três parâmetros: salários, segurança laboral e ambiente (contexto).

Portugal surge no 22.º lugar (dados de 2013) na componente salarial (do conjunto dos 34 países que integram a OCDE), com a Suíça a ocupar a primeira posição, e em 30.º lugar no parâmetro que diz respeito à segurança no trabalho.

Piores do que Portugal em termos de segurança laboral estão Itália (31.º), Espanha (32.º) e Grécia (33.º), numa lista em que a Islândia apresenta a melhor pontuação.

Em termos de ambiente ou contexto laboral, Portugal surge na 14.ª posição no ranking dos países da OCDE.

Lusa

  • "Isto é a demagogia à solta"
    0:45

    Opinião

    Quem o diz é Luís Marques Mendes a propósito da aprovação esta semana da lei do CDS-PP que elimina o adicional do imposto sobre os combustíveis. O comentador da SIC critica a oposição por ter levado a votação uma lei inconstitucional e acusa ainda os parceiros de Governo de deslealdade. 

    Luís Marques Mendes

  • Comandante da Proteção Civil confiante nos meios de combate aos incêndios
    1:56

    País

    Depois das falhas apontadas ao sistema de comunicações SIRESP durante os incêndios do ano passado, o cComandante operacional da Proteção Civil diz que não há meios de comunicação infalíveis. Duarte Costa acredita que este verão será mais calmo do que anterior e contabiliza já mais de 2000 incêndios desde maio que não foram notícia.

  • Líderes europeus assinalam progressos para alcançar acordo sobre migrações
    2:02