sicnot

Perfil

País

Portugal num dos piores lugares do ranking da OCDE em segurança laboral

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) sinalizou hoje que Portugal pertence ao grupo de países com pior qualidade do trabalho, estando posicionado em 30.º lugar em termos de segurança laboral.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Rafael Marchante / Reuters

A qualidade do trabalho é avaliada pela organização, com sede em Paris, mediante três parâmetros: salários, segurança laboral e ambiente (contexto).

Portugal surge no 22.º lugar (dados de 2013) na componente salarial (do conjunto dos 34 países que integram a OCDE), com a Suíça a ocupar a primeira posição, e em 30.º lugar no parâmetro que diz respeito à segurança no trabalho.

Piores do que Portugal em termos de segurança laboral estão Itália (31.º), Espanha (32.º) e Grécia (33.º), numa lista em que a Islândia apresenta a melhor pontuação.

Em termos de ambiente ou contexto laboral, Portugal surge na 14.ª posição no ranking dos países da OCDE.

Lusa

  • Os números das eleições francesas
    0:50

    Eleições França 2017

    Os resultados definitivos mostram que Emmanuel Macron obteve 24% dos votos, na primeira volta das eleições francesas. Ficou quase três pontos à frente de Marine Le Pen, que conseguiu 21,3%. Os números oficiais, publicados pelo Ministério do Interior, dão ainda conta da taxa de abstenção: 22,2%, um ligeiro aumento face à primeira volta das presidenciais de 2012.

  • ASAE encerra em média um restaurante por dia
    1:33
  • Grupo de brasileiros em assalto milionário no Paraguai
    1:24