sicnot

Perfil

País

Portugal num dos piores lugares do ranking da OCDE em segurança laboral

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) sinalizou hoje que Portugal pertence ao grupo de países com pior qualidade do trabalho, estando posicionado em 30.º lugar em termos de segurança laboral.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Rafael Marchante / Reuters

A qualidade do trabalho é avaliada pela organização, com sede em Paris, mediante três parâmetros: salários, segurança laboral e ambiente (contexto).

Portugal surge no 22.º lugar (dados de 2013) na componente salarial (do conjunto dos 34 países que integram a OCDE), com a Suíça a ocupar a primeira posição, e em 30.º lugar no parâmetro que diz respeito à segurança no trabalho.

Piores do que Portugal em termos de segurança laboral estão Itália (31.º), Espanha (32.º) e Grécia (33.º), numa lista em que a Islândia apresenta a melhor pontuação.

Em termos de ambiente ou contexto laboral, Portugal surge na 14.ª posição no ranking dos países da OCDE.

Lusa

  • Caixa multibanco assaltada em Portugal a cada dois dias
    2:43

    País

    O semanário Expresso conta que a mulher que morreu vítima de um disparo de agentes da PSP foi atingida pelas costas. O caso está a ser investigado pela PJ, que procura encaixar as peças da noite que acabou com uma morte inocente mas que começou com uma perseguição a um grupo de assaltantes de um multibanco. Assaltos que são cada vez mais comuns e que preocupam o Governo. A cada dois dias, uma caixa é assaltada.

  • Metro de Lisboa vai reduzir consumo de água

    País

    O Metro de Lisboa colocou em prática um programa para reduzir o consumo de água devido à situação de seca em Portugal, respondendo assim ao apelo do Ministério do Ambiente, segundo um comunicado divulgado este sábado.