sicnot

Perfil

País

Conselho Superior de Defesa aprova missões na República Centro Africana e Afeganistão

O Conselho Superior de Defesa Nacional deu hoje parecer favorável às propostas do Governo de participação nacional na missão da União Europeia na República Centro Africana e na missão das Nações Unidas no Afeganistão.

Estas decisões foram divulgadas no final de uma reunião de cerca de duas horas e meia, através de uma nota informativa lida pelo tenente-general José Calçada, secretário do Conselho Superior de Defesa Nacional, e distribuída aos jornalistas no Palácio de Belém, em Lisboa.

"Apreciadas que foram as propostas apresentadas pelo Governo, o Conselho deliberou dar parecer favorável à participação nacional na missão da União Europeia na República Centro Africana (EUTMRCA), bem como à participação na missão das Nações Unidas no Afeganistão (UNAMA)", lê-se no comunicado.

A nota lida pelo tenente-general José Calçada refere que "o Conselho começou por aprovar um voto de pesar pelas vítimas do acidente ocorrido ontem [segunda-feira], 11 de julho, na Base Aérea n.º 6 e que envolveu uma aeronave C-130 das Forças Armadas Portuguesas".

Questionado pela comunicação social sobre as causas do acidente, o secretário do Conselho Superior de Defesa Nacional respondeu: "Sobre isso, não houve nada".

Esta segunda reunião do Conselho Superior de Defesa Nacional convocada pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, era destinada a "deliberar sobre a participação das Forças Armadas em operações no exterior do território nacional e analisar os resultados da Cimeira da NATO de Varsóvia".

Segundo o comunicado divulgado, para além dos dois pareceres favoráveis, o Conselho Superior de Defesa Nacional "procedeu, ainda à análise da preparação da força nacional que tomará parte na missão das Nações Unidas na República Centro Africana (MINUSCA)".

"Por fim, o Conselho debateu as tendências de evolução da situação política e de segurança nos Balcãs, em África e no Médio Oriente e possíveis consequências para as missões das Forças Armadas nessas regiões", refere a mesma nota.

Lusa

  • Jovens adoptados e filha do líder da IURD com versões diferentes dos acontecimentos
    4:06

    País

    Os jovens adoptados e a filha do bispo Edir Macedo, que alegadamente os adoptou, têm versões diferentes sobre o que aconteceu. Vera e Luís Katz garantem que foram adoptados por uma família norte-americana, com que viveram até aos 20 anos. Viviane Freitas, filha do líder da Igreja Universal do Reino de Deus, conta que foi mãe das crianças durante três anos, apesar de lhe ter sido negada a adopção.

  • Cabecilha da seita Verdade Celestial é "mentiroso, egocêntrico e psicótico"
    2:22

    País

    O cabecilha da seita "Verdade Celestial" foi condenado a 23 anos de pena de prisão por abusos sexuais de crianças e adolescentes. O juiz diz que o cabecilha do grupo era mentiroso patológico, egocêntrico, impulsivo e com personalidade psicótica. Dos oito acusados, duas mulheres foram absolvidas e seis arguidos foram condenados a penas efectivas. A rede de abusadores foi desmantelada há dois anos, numa quinta de Palmela.

  • Mau tempo obriga ao cancelamento de centenas de voos na Europa
    1:21