sicnot

Perfil

País

Conselho Superior de Defesa aprova missões na República Centro Africana e Afeganistão

O Conselho Superior de Defesa Nacional deu hoje parecer favorável às propostas do Governo de participação nacional na missão da União Europeia na República Centro Africana e na missão das Nações Unidas no Afeganistão.

Estas decisões foram divulgadas no final de uma reunião de cerca de duas horas e meia, através de uma nota informativa lida pelo tenente-general José Calçada, secretário do Conselho Superior de Defesa Nacional, e distribuída aos jornalistas no Palácio de Belém, em Lisboa.

"Apreciadas que foram as propostas apresentadas pelo Governo, o Conselho deliberou dar parecer favorável à participação nacional na missão da União Europeia na República Centro Africana (EUTMRCA), bem como à participação na missão das Nações Unidas no Afeganistão (UNAMA)", lê-se no comunicado.

A nota lida pelo tenente-general José Calçada refere que "o Conselho começou por aprovar um voto de pesar pelas vítimas do acidente ocorrido ontem [segunda-feira], 11 de julho, na Base Aérea n.º 6 e que envolveu uma aeronave C-130 das Forças Armadas Portuguesas".

Questionado pela comunicação social sobre as causas do acidente, o secretário do Conselho Superior de Defesa Nacional respondeu: "Sobre isso, não houve nada".

Esta segunda reunião do Conselho Superior de Defesa Nacional convocada pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, era destinada a "deliberar sobre a participação das Forças Armadas em operações no exterior do território nacional e analisar os resultados da Cimeira da NATO de Varsóvia".

Segundo o comunicado divulgado, para além dos dois pareceres favoráveis, o Conselho Superior de Defesa Nacional "procedeu, ainda à análise da preparação da força nacional que tomará parte na missão das Nações Unidas na República Centro Africana (MINUSCA)".

"Por fim, o Conselho debateu as tendências de evolução da situação política e de segurança nos Balcãs, em África e no Médio Oriente e possíveis consequências para as missões das Forças Armadas nessas regiões", refere a mesma nota.

Lusa

  • 6 polícias feridos e 4 detidos em manifestação pela morte de português em Londres
    1:29

    Mundo

    A manifestação começou ainda durante a tarde deste domingo, na capital britânica e culminou em violência, com 6 polícias feridos, 4 pessoas detidas e a evacuação de uma das principais estações de transportes da zona leste da Londres.Os manifestantes acusam a polícia britânica de agressão na noite de 15 de junho, quando um português, de 25 anos, foi mandado parar pela polícia. O jovem acabou por morrer no hospital 5 dias depois.

  • Novo avião da TAP a lembrar o passado
    1:32
  • Avião cruza-se com drone a 900 metros de altitude
    2:01

    País

    Um avião da TAP voltou a cruzar-se este domingo com um drone, enquanto se preparava para aterrar no aeroporto de Lisboa. A aproximação deu-se a 900 metros de altitude e passou muito perto da asa da aeronave. Este é o 10.º incidente com drones este ano e o 6.º este mês.

  • Os russos adoram Portugal
    2:48

    Taça das Confederações

    Os portugueses que foram à Rússia para a Taça das Confederações ficaram surpreendidos pela forma calorosa com que todos foram recebidos. Cristiano Ronaldo é o grande responsável por esta paixão pelo nosso país.

    Enviados SIC

  • Naufrágio na Colômbia registado em vídeo
    2:11

    Mundo

    Um barco de turismo naufragou na Colômbia, ontem à tarde. A bordo estavam cerca de 170 passageiros. Há pelo menos seis mortos confirmados e 28 pessoas continuam desaparecidas. O barco afundou-se ao largo de uma barragem, perante o olhar incrédulo de dezenas de pessoas.

  • O último adeus a Miguel Beleza

    País

    O velório do economista e ex-ministro das Finanças realiza-se esta segunda-feira na Igreja do Campo Grande, em Lisboa, a partir das 18h00.