sicnot

Perfil

País

Corveta será afundada para criar recife artificial em Porto Santo

O representante da República para a Região Autónoma da Madeira, Ireneu Barreto, e o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, assistem amanhã, em Porto Santo, ao afundamento da corveta "General Pereira D´Eça" para acolher um recife artificial.

A corveta foi cedida pelo Governo da República à região para a criação do recife, a 30 metros de profundidade. Segundo uma nota do gabinete da presidência do Governo Regional, o processo foi precedido da "realização dos estudos técnicos e ambientais inerentes à concretização deste tipo de operação".

Após o afundamento, os primeiros mergulhos só serão autorizados quando terminarem os trabalhos de estabilização do navio no fundo do oceano e após uma verificação minuciosa da Marinha Portuguesa.

A estabilização da "Corveta Pereira D'Eça" será efetuada recorrendo a dois ferros e duas poitas (âncoras), colocadas à proa e avante, cada uma com sete toneladas.

O local selecionado para a implantação do recife artificial situa-se na zona costeira da ilha do Porto Santo, entre o Porto de Abrigo, a oeste, e o ilhéu de Cima, a leste, em área marinha protegida.

A corveta, construída em 1970, tem 1.438 toneladas e 85 metros de comprimento. Com recurso a explosivos e em menos de dois minutos, a partir de quarta-feira permanecerá nas águas do Porto Santo para usufruto dos visitantes.

O Scuba Diving, entidade responsável pela gestão deste novo recurso turístico no domínio do mergulho, resulta de uma parceria entre a Associação de Promoção da Madeira e os hotéis com centro de mergulho nas ilhas da Madeira e Porto Santo.

Com Lusa

  • "PCP não é força de suporte do Governo"
    2:11

    País

    Ao segundo dia de congresso comunista, ouviu-se o aviso mais forte, até agora, ao PS. João Oliveira, líder parlamentar do partido, diz que o PCP não se diluiu e que não é suporte do Governo. Já Jerónimo de Sousa deixou elogios à excelente geração de jovens que estão na frente política do PCP.

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.