sicnot

Perfil

País

Corveta será afundada para criar recife artificial em Porto Santo

O representante da República para a Região Autónoma da Madeira, Ireneu Barreto, e o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, assistem amanhã, em Porto Santo, ao afundamento da corveta "General Pereira D´Eça" para acolher um recife artificial.

A corveta foi cedida pelo Governo da República à região para a criação do recife, a 30 metros de profundidade. Segundo uma nota do gabinete da presidência do Governo Regional, o processo foi precedido da "realização dos estudos técnicos e ambientais inerentes à concretização deste tipo de operação".

Após o afundamento, os primeiros mergulhos só serão autorizados quando terminarem os trabalhos de estabilização do navio no fundo do oceano e após uma verificação minuciosa da Marinha Portuguesa.

A estabilização da "Corveta Pereira D'Eça" será efetuada recorrendo a dois ferros e duas poitas (âncoras), colocadas à proa e avante, cada uma com sete toneladas.

O local selecionado para a implantação do recife artificial situa-se na zona costeira da ilha do Porto Santo, entre o Porto de Abrigo, a oeste, e o ilhéu de Cima, a leste, em área marinha protegida.

A corveta, construída em 1970, tem 1.438 toneladas e 85 metros de comprimento. Com recurso a explosivos e em menos de dois minutos, a partir de quarta-feira permanecerá nas águas do Porto Santo para usufruto dos visitantes.

O Scuba Diving, entidade responsável pela gestão deste novo recurso turístico no domínio do mergulho, resulta de uma parceria entre a Associação de Promoção da Madeira e os hotéis com centro de mergulho nas ilhas da Madeira e Porto Santo.

Com Lusa

  • Autarca garante que não houve "touros de fogo"

    País

    O presidente da Câmara de Benavente disse esta segunda-feira à Lusa que a atividade "touros de fogo" foi retirada do programa da Festa da Amizade depois de recebido um parecer desfavorável da Direção-Geral de Veterinária.

  • Presidente do Brasil formalmente acusado de corrupção

    Mundo

    O Procurador-Geral da República do Brasil apresentou na noite de segunda-feira ao Supremo Tribunal Federal uma denúncia contra o Presidente Michel Temer e o ex-deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR) pelo crime de corrupção passiva.

  • Reconquista de Mossul ao Daesh pode estar para breve
    1:27
  • Homem fala ao telefone com o filho que pensava estar morto

    Mundo

    Um norte-americano que tinha estado presente no funeral do filho recebeu, 11 dias depois, uma chamada telefónica de um homem que o pôs em contacto... com o filho que havia enterrado semana e meia antes. Tudo por causa de um erro do gabinete de medicina legal.