sicnot

Perfil

País

Governo vai criar regime comum de acesso às reformas para forças de segurança

A ministra da Administração Interna disse esta terça-feira que vai ser criado um novo diploma que, "de forma justa e equitativa", estabeleça um regime comum de acesso à reforma a todos os elementos das forças de segurança.

"É necessário um novo diploma que, de forma justa e equitativa, estabeleça um regime comum de acesso à reforma dos polícias e militares e de cálculo das respetivas pensões, evitando que estes trabalhadores, ao poderem reformar-se nos termos dos respetivos estatutos, muito antes do comum trabalhador, venham a sofrer penalizações", afirmou Constança Urbano de Sousa.

Aos deputados da comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, a ministra avançou que, no final do mês, já deverá existir um projeto que resolva a situação dos militares da GNR e dos agentes da PSP que estão a sofrer cortes nas suas pensões de reforma.

Segundo a ministra, esta é "uma matéria complexa" e que envolve a participação dos ministérios Administração Interna, Defesa, Justiça e Trabalho Solidariedade e Segurança Social.

Constança Urbano de Sousa sublinhou que o Governo tem acompanhado, "com genuína preocupação", a questão relacionada com as aposentações dos elementos das forças de segurança, pretendendo "urgentemente aprovar uma medida legislativa que resolva problemas de interpretação e aplicação da lei".

Os cortes nas pensões de reforma dos elementos das forças de segurança foi uma questão levantada por todos os deputados da oposição, que exigem uma resolução rápida do problema.

Os deputados do PSD, CDS-PP, Bloco de Esquerda e PCP questionaram também a ministra sobre os motivos da não aplicação do decreto-lei, aprovado em outubro de 2015, pelo anterior governo, sobre o regime transitório da passagem à reserva na Guarda Nacional Republicana.

A ministra esclareceu que "há dúvidas de interpretação" do decreto-lei, não sendo "clara a intenção do legislador".

Por isso, e para acabar com os equívocos, a ministra afirmou que está a ser criado um regime especial de acesso à reforma por parte de todos os elementos das forças de segurança.

Lusa

  • Quase 200 queixas por dia sobre serviços de saúde em 2017
    1:46

    País

    Foram apresentadas, em 2017, quase 200 queixas por dia sobre o funcionamento dos serviços de saúde públicos e privados. As questões administrativas e os tempos de espera foram as principais razões das mais de 70 mil reclamações recebidas pela Entidade Reguladora da Saúde.

  • Fim de semana com chuva e descida da temperatura

    País

    A chuva regressa hoje a Portugal continental e permanece pelo menos até ao início da semana, prevendo-se ainda uma descida da temperatura máxima entre 04 a 06 graus Celsius, disse à Lusa a meteorologista Cristina Simões.

  • Tribunal pede documentos sobre o BES ao Banco de Portugal

    Economia

    O Tribunal Administrativo de Lisboa deu esta quinta-feira ao Banco de Portugal 20 dias para entregar as ata das reuniões das 48 horas antes da resolução do BES. O regulador da banca foi chamado a prestar esclarecimentos sobre a queda do Banco Espírito Santo, em 2014.

  • 45 anos de Partido Socialista
    3:31

    País

    O PS completou 45 anos esta quinta-feira. Acaso ou não, a festa aconteceu um dia depois de terem ficado concluídos dois acordos com o PSD que fazem renascer o debate sobre o posicionamento ideológico do partido socialista.

  • Senado aprova à tangente novo diretor da NASA

    Mundo

    O Senado norte-americano aprovou na quinta-feira, à tangente, a nomeação do novo diretor da agência espacial norte-americana, com 50 votos favoráveis contra 49, colocando à frente da NASA um cético das alterações climáticas, adiantou a Efe.

  • Trocar a economia pela dança
    7:21
    Mudar de Vida

    Mudar de Vida

    5ª FEIRA NO JORNAL DA NOITE

    No "Mudar de Vida" desta quinta-feira damos a conhecer mais um caso de quem teve coragem de arriscar e procurar um novo futuro. Susana Moraes é uma economista que decidiu seguir a paixão pela dança. 

  • Mágico comove audiência do Britain's Got Talent com a história de cancro da mulher e da filha
    5:16