sicnot

Perfil

País

Autarquias e Parques de Sintra assinam acordo para requalificar Jamor

As câmaras de Oeiras, Sintra e Amadora vão assinar, na quinta-feira, um acordo com a Parques de Sintra para reabilitar a bacia hidrográfica do Rio Jamor e a área circundante do Palácio Nacional de Queluz.

Paulo Juntas

O acordo, que será assinado na quinta-feira às 10:30, no auditório do Palácio Nacional de Queluz, visa a criação do "Eixo Verde e Azul", um projeto intermunicipal que visa a criação de áreas verdes, a requalificação do espaço urbano e o estabelecimento de um circuito de mobilidade suave.

Segundo a Câmara de Oeiras, este eixo visa requalificar a bacia hidrográfica do Jamor e a área circundante do Palácio de Queluz, de forma a valorizar toda a região.

"Numa primeira fase, o investimento estimado é de cerca de 11 milhões de euros", revela a autarquia de Oeiras, em comunicado.

O novo projeto estabelece uma estratégia integrada de intervenção, destinada a criar um eixo ecológico ao longo do rio Jamor.

O objetivo prioritário assenta na regularização do rio e defesa contra cheias e, por isso, integra um conjunto de ações que irá "promover a melhoria da qualidade das massas de água do Jamor e seus afluentes e assegurar o controlo dos caudais", tendo em vista a segurança de pessoas e bens nas áreas atualmente sujeitas a risco de inundação.

"A reabilitação do rio Jamor e seus afluentes vai desde a nascente até à foz, criando um espaço público de qualidade em torno da linha de água e conferindo um novo corredor verde desde a serra da Carregueira até à Cruz Quebrada", descreve a autarquia de Oeiras.

Além disso, o "Eixo Verde e Azul" visa a requalificação do espaço público envolvente, de modo a melhorar o acesso à natureza e ao património cultural, criando-se um circuito de mobilidade suave através dos concelhos de Sintra, Amadora e Oeiras.

"O projeto envolve um programa conjunto de ações de cariz intermunicipal, que atende às necessidades de cada território, e define como objetivo comum a melhoria da qualidade de vida das populações e a dinamização da economia local", refere a Câmara de Oeiras.


Lusa

  • Circulação retomada na A23, mais de 1.600 operacionais no combate às chamas

    País

    A circulação rodoviária na A23 foi completamente restabelecida ao início da manhã depois de ter estado cortada por causa dos incêndios que, no total, mobilizam mais de 1.600 operacionais e contam com reforço espanhol. Nos vários fogos que atingem o país estão 1.648 operacionais no terreno, apoiados por mais de 500 viaturas e 15 meios aéreos.

  • Marcelo lembra ditadura para deixar elogios à liberdade de imprensa e separação de poderes
    0:29
  • "Lancei um tema que os portugueses há muito queriam discutir"
    11:26

    País

    O candidato do PSD à Câmara Municipal de Loures, André Ventura, foi entrevistado esta terça-feira na Edição da Noite da SIC Notícias. Em análise, a polémica em torno das declarações do candidato sobre a comunidade cigana.

    Entrevista SIC Notícias

  • Rajoy nega conhecimento de financiamentos ilegais no PP

    Mundo

    O primeiro-ministro espanhol negou hoje ter conhecimento de um esquema ilegal de financiamento, que envolve vários responsáveis do Partido Popular (PP, direita), que lidera. Durante uma audição no tribunal, Mariano Rajoy garantiu ainda que não aceitou nenhum pagamento ilícito.