sicnot

Perfil

País

Autarquias e Parques de Sintra assinam acordo para requalificar Jamor

As câmaras de Oeiras, Sintra e Amadora vão assinar, na quinta-feira, um acordo com a Parques de Sintra para reabilitar a bacia hidrográfica do Rio Jamor e a área circundante do Palácio Nacional de Queluz.

Paulo Juntas

O acordo, que será assinado na quinta-feira às 10:30, no auditório do Palácio Nacional de Queluz, visa a criação do "Eixo Verde e Azul", um projeto intermunicipal que visa a criação de áreas verdes, a requalificação do espaço urbano e o estabelecimento de um circuito de mobilidade suave.

Segundo a Câmara de Oeiras, este eixo visa requalificar a bacia hidrográfica do Jamor e a área circundante do Palácio de Queluz, de forma a valorizar toda a região.

"Numa primeira fase, o investimento estimado é de cerca de 11 milhões de euros", revela a autarquia de Oeiras, em comunicado.

O novo projeto estabelece uma estratégia integrada de intervenção, destinada a criar um eixo ecológico ao longo do rio Jamor.

O objetivo prioritário assenta na regularização do rio e defesa contra cheias e, por isso, integra um conjunto de ações que irá "promover a melhoria da qualidade das massas de água do Jamor e seus afluentes e assegurar o controlo dos caudais", tendo em vista a segurança de pessoas e bens nas áreas atualmente sujeitas a risco de inundação.

"A reabilitação do rio Jamor e seus afluentes vai desde a nascente até à foz, criando um espaço público de qualidade em torno da linha de água e conferindo um novo corredor verde desde a serra da Carregueira até à Cruz Quebrada", descreve a autarquia de Oeiras.

Além disso, o "Eixo Verde e Azul" visa a requalificação do espaço público envolvente, de modo a melhorar o acesso à natureza e ao património cultural, criando-se um circuito de mobilidade suave através dos concelhos de Sintra, Amadora e Oeiras.

"O projeto envolve um programa conjunto de ações de cariz intermunicipal, que atende às necessidades de cada território, e define como objetivo comum a melhoria da qualidade de vida das populações e a dinamização da economia local", refere a Câmara de Oeiras.


Lusa

  • O dia em que o Brexit começa
    1:25

    Brexit

    A primeira-ministra britânica já assinou a carta que vai enviar ao Conselho Europeu para formalizar a vontade do Reino Unido de sair da União Europeia. O artigo 50.º do Tratado de Lisboa será ativado nas próximas horas. Na véspera, Theresa May recebeu da Escócia um novo contratempo político.

  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45
  • Relação de Portugal com Angola é "insubstituível"
    1:00

    País

    Paulo Portas considera que a relação de Portugal com Angola é insubstituível. Numa entrevista ao Jornal de Negócios, o ex vice-primeiro-ministro defende que o país deve ser profissional no relacionamento político com Luanda.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15
  • Governo vai dar mais meios à investigação criminal
    2:34

    País

    A ministra da Justiça garante que o Governo vai dar mais meios à investigação criminal, mas assegura que não vai mexer nos prazos dos inquéritos. A questão tem sido insistentemente levantada pela defesa de José Sócrates, que se queixa de que a Operação Marquês já ultrapassou todos os prazos.

  • Tecnologia permite a tetraplégico mexer mão e braço

    Mundo

    Um homem que ficou tetraplégico num acidente voltou a mover-se com a ajuda da tecnologia e apenas usando o pensamento, num projeto de investigadores dos Estados Unidos divulgado esta terça-feira na revista especializada em medicina The Lancet.