sicnot

Perfil

País

Autarquias e Parques de Sintra assinam acordo para requalificar Jamor

As câmaras de Oeiras, Sintra e Amadora vão assinar, na quinta-feira, um acordo com a Parques de Sintra para reabilitar a bacia hidrográfica do Rio Jamor e a área circundante do Palácio Nacional de Queluz.

Paulo Juntas

O acordo, que será assinado na quinta-feira às 10:30, no auditório do Palácio Nacional de Queluz, visa a criação do "Eixo Verde e Azul", um projeto intermunicipal que visa a criação de áreas verdes, a requalificação do espaço urbano e o estabelecimento de um circuito de mobilidade suave.

Segundo a Câmara de Oeiras, este eixo visa requalificar a bacia hidrográfica do Jamor e a área circundante do Palácio de Queluz, de forma a valorizar toda a região.

"Numa primeira fase, o investimento estimado é de cerca de 11 milhões de euros", revela a autarquia de Oeiras, em comunicado.

O novo projeto estabelece uma estratégia integrada de intervenção, destinada a criar um eixo ecológico ao longo do rio Jamor.

O objetivo prioritário assenta na regularização do rio e defesa contra cheias e, por isso, integra um conjunto de ações que irá "promover a melhoria da qualidade das massas de água do Jamor e seus afluentes e assegurar o controlo dos caudais", tendo em vista a segurança de pessoas e bens nas áreas atualmente sujeitas a risco de inundação.

"A reabilitação do rio Jamor e seus afluentes vai desde a nascente até à foz, criando um espaço público de qualidade em torno da linha de água e conferindo um novo corredor verde desde a serra da Carregueira até à Cruz Quebrada", descreve a autarquia de Oeiras.

Além disso, o "Eixo Verde e Azul" visa a requalificação do espaço público envolvente, de modo a melhorar o acesso à natureza e ao património cultural, criando-se um circuito de mobilidade suave através dos concelhos de Sintra, Amadora e Oeiras.

"O projeto envolve um programa conjunto de ações de cariz intermunicipal, que atende às necessidades de cada território, e define como objetivo comum a melhoria da qualidade de vida das populações e a dinamização da economia local", refere a Câmara de Oeiras.


Lusa

  • Militares tentam acabar com guerra entre traficantes na Rocinha, Rio de Janeiro
    3:07

    Mundo

    As últimas horas têm sido de tensão no Rio de Janeiro depois dos tiroteios que começaram desde que uma das principais favelas da cidade foi ocupada por militares na sexta-feira. As forças federais foram acionadas para auxiliarem a polícia, que há vários dias tenta acabar com a guerra entre fações de traficantes de droga.

  • Irão lança míssil de médio alcance
    1:13

    Mundo

    Três dias depois do discurso hostil de Donald Trump nas Nações Unidas, o Irão testou um novo míssil de médio alcance que atingiu uma altura de dois mil quilómetros. Teerão diz que o teste não viola o acordo nuclear.

  • Trump renovou as ameaças à Coreia do Norte
    1:30
  • Atrás das Câmaras em Pedrógão Grande
    3:37
    Atrás das Câmaras

    Atrás das Câmaras

    DIARIAMENTE NA SIC E SIC NOTÍCIAS

    A carrinha do "Atrás das Câmaras" continua pelo país a mostrar aquilo que alguns políticos ignoram. Este sábado a equipa da SIC esteve em Pedrógão Grande, 99 dias após o incêndio que fez 64 mortos e 200 feridos.

  • Morreu Charles Bradley, uma das lendas do soul

    Cultura

    O cantor Charles Bradley morreu este sábado aos 68 anos. O músico norte-americano foi diagnosticado com cancro no ano passado. A notícia da morte foi confirmada na página oficial do cantor no Facebook.