sicnot

Perfil

País

Enfermeiros no Algarve ameaçam intensificar greve devido à falta de profissionais

O Sindicato dos Enfermeiros exige "admissão imediata" de enfermeiros para o Algarve, questionando por que motivo o Ministério da Saúde suprime apenas necessidades de médicos naquela região, e ameaça intensificar a greve marcada para 28 e 29 de julho.

O SEP reagia assim a um despacho publicado na segunda-feira, em Diário da República, que determina as carências de médicos, por especialidade, para várias regiões do país, sendo o Centro Hospitalar do Algarve a instituição com necessidades mais gritantes.

O diploma, assinado pelo secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, identifica os serviços e estabelecimentos do Serviço Nacional de Saúde (SNS), com "comprovada carência de pessoal médico, por área profissional de especialização".

Ao todo são 736 os especialistas em falta nos hospitais públicos do país, dos quais 51 só no Centro Hospitalar do Algarve, a instituição com maior carência.

Perante este despacho, o SEP de Faro quer saber se "o setor da saúde só necessita de médicos" e pergunta para quando a contratação urgente de enfermeiros e a autorização de mobilidade.

O sindicato questiona a tutela sobre quando será publicada a "nova portaria dos concursos negociada com o SEP, que permitirá que o concurso para admissão de enfermeiros (que estava em andamento) desbloqueie", e pergunta igualmente quando será adotada uma medida específica para o Algarve, semelhante à dos médicos, para a admissão de enfermeiros.

A direção regional de Faro do SEP considera que estas são "mais razões que levam os enfermeiros do Algarve a aderir à greve de 28 e 29 de julho", que se "intensificará" naquela região.


Lusa

  • A fuga dos PIDES
    1:16

    Perdidos e Achados

    Ao final do dia 29 de Junho de 1975, 89 agentes da PIDE fugiam da cadeia de Vale de Judeus, em Alcoentre. Mais de 40 anos depois, Perdidos e Achados recupera um dos acontecimentos do Verão Quente em Portugal. Hoje no Jornal da Noite e conteúdos exclusivos no site.

    Hoje no Jornal da Noite

  • "O FC Porto não merece ser campeão"
    2:23
    Play-Off

    Play-Off

    DOMINGO 22:00

    O empate do FC Porto com o Feirense foi o principal assunto do Play-Off da SIC Notícias, este domingo. Rodolfo Reis mostrou-se insatisfeito com a atitude dos jogadores do FC Porto.

  • Uma volta a Portugal. De bicicleta mas sem licra

    País

    Um grupo de professores propõe-se a repetir o percurso da 1.ª Volta a Portugal em Bicicleta, 90 anos depois. Não se trata de uma corrida, pelo contrário querem provar que qualquer um o pode fazer e promover o uso da bicicleta como meio de transporte pessoal. “Dar a volta” parte para a estrada esta quarta-feira, de Lisboa a Setúbal, tal como em 26 de abril de 1927.

    Ricardo Rosa

  • Défice recua em 2016 na zona euro e na UE

    Economia

    O défice e a dívida baixaram na zona euro e na União Europeia (UE) em 2016 face a 2015, tendo Portugal registado a terceira maior dívida (130,4%) entre os Estados-membros e um défice de 2%, segundo o Eurostat.