sicnot

Perfil

País

Sete distritos e Madeira sob aviso amarelo devido ao tempo quente

Sete distritos do continente e a costa sul da Madeira estão hoje sob aviso amarelo devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters

De acordo com o instituto, os distritos de Évora, Faro, Setúbal, Santarém, Lisboa, Leiria, Beja e a costa sul da Madeira estão sob aviso amarelo, devido ao tempo quente, entre as 12:00 de hoje e as 21:00 de sexta-feira.

aviso amarelo é o terceiro mais grave numa escala de quatro e significa "risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica".

O IPMA prevê para hoje, no continente, céu geralmente limpo, vento em geral fraco do quadrante norte, soprando moderado no litoral oeste, sendo moderado a forte até meio da manhã e a partir do final da tarde nas terras altas, e subida da temperatura máxima.

Na Madeira prevê-se períodos de céu muito nublado, apresentando-se geralmente pouco nublado nas vertentes sul e vento moderado de nordeste, soprando moderado a forte nas terras altas.

Para os Açores, a previsão aponta para céu muito nublado, com abertas para a tarde, neblinas, especialmente durante a madrugada e manhã, aguaceiros fracos e vento fraco.

No que diz respeito às temperaturas, em Lisboa vão variar entre 16 e 29 graus Celsius, no Porto entre 13 e 27, em Vila Real e em Viseu entre 12 e 28, em Bragança entre 11 e 27, na Guarda entre 10 e 26, em Coimbra entre 11 e 30, em Castelo Branco entre 16 e 33, em Santarém entre 13 e 33, em Évora e Beja entre 14 e 36, em Faro entre 20 e 35, no Funchal entre 20 e 27, em Ponta Delgada, Horta e Santa Cruz das Flores entre 20 e 25.

Lusa

  • O tempo para hoje
    0:26

    País

    O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje, no continente, céu geralmente limpo, vento em geral fraco do quadrante norte, soprando moderado no litoral oeste, sendo moderado a forte até meio da manhã e a partir do final da tarde nas terras altas, e subida da temperatura máxima.

  • Jorge Sampaio dá as boas-vindas a 54 estudantes sírios que chegaram esta madrugada a Lisboa
    0:30

    País

    O avião da Força Aérea Portuguesa vindo de Beirute aterrou no Aeroporto Militar Figo Maduro, em Lisboa, às 4h30. Estes estudantes vão, numa primeira fase, frequentar um curso intensivo de português. Depois serão integrados em universidades e politécnicos de Lisboa, no âmbito do programa de bolsas de estudo de emergência para estudantes sírios dirigido por Jorge Sampaio.

  • Carlos César promete reforço da transparência de titulares de cargos políticos
    2:13

    País

    O recém re-eleito presidente do PS apontou reforço da transparência de titulares de cargos políticos como uma das prioridades do partido, no discurso que fez esta mmanhã no congresso socialista. Enquanto isso, à porta do Centro de Exposições da Batalha, lesados do BES esperavam Costa e César para exigir o cumprimento de promessa.

  • "Acabámos com o mito de que é a direita que sabe governar as finanças públicas"
    2:15
  • Conselhos sobre as novas regras de proteção de dados 
    2:08
  • Protestos em Gaza vão continuar promete Hamas
    1:19

    Mundo

    Na fronteira da Faixa de Gaza com Israel, dezenas de palestinianos ficaram feridos noutra sexta-feira de protesto contra o bloqueio israelita. O Hamas que controla o território diz que as manifestações vão continuar apesar da repressão.

  • Jogo é a 3.000 km de Madrid mas em Santiago de Bernabéu está tudo a postos para a festa
    1:49
  • Restaurantes para grávidas, rooftops e uma viagem pelo Douro vinhateiro
    12:58