sicnot

Perfil

País

Pai de Ellie condenado a 2 anos e meio de prisão por sequestro

O Tribunal de Faro condenou a 2 anos e 6 meses de prisão, com pena suspensa, o empresário que, em 2012, escondeu a filha em parte incerta durante 5 meses.

O caso remonta a 2012 quando Filipe Silva, após o divórcio da mãe da criança, foi de férias com a menina. Não a entregou de volta à progenitora, que vivia na Madeira, quebrando assim a regulação do poder paternal decidida pelo tribunal.

Ellie, na altura com 7 anos, esteve desaparecida durante 5 meses.

Só em fevereiro do ano seguinte (2013), após a detenção de Filipe Silva no Porto, a menina regressou para junto da mãe. O acusado recusou sempre revelar às autoridades o paradeiro da menina, revelando que agiu por desespero, com medo que a mãe levasse Ellie de volta para a Irlanda.

Filipe Silva terá de pagar uma indeminização no valor de 17.500 euros.

  • NATO retoma diálogo com a Rússia

    Mundo

    O Conselho da NATO - Rússia foi instituído em 2002 e decorreu sem interrupções até à anexação da Crimeia, em 2014. O conflito separatista na Ucrânia dividiu a Aliança Atlântica e Moscovo e suspendeu toda a colaboração prática - desde civil a militar. Agora e na véspera da primeira reunião ministerial em Bruxelas com o estreante secretário de Estado americano Rex Tillerson, os países da NATO tentam a aproximação formal e reativação do diálogo político com Moscovo.

  • O poder da linguagem corporal nos tribunais
    9:12

    País

    Rui Mergulhão Mendes, especialista em 'profiling' na Emotional Business Academy, em Lisboa, esteve na Edição da Noite desta quarta-feira para explicar como é que um especialista em linguagem pode ajudar um tribunal a dar um veredito.