sicnot

Perfil

País

Pai de Ellie condenado a 2 anos e meio de prisão por sequestro

O Tribunal de Faro condenou a 2 anos e 6 meses de prisão, com pena suspensa, o empresário que, em 2012, escondeu a filha em parte incerta durante 5 meses.

O caso remonta a 2012 quando Filipe Silva, após o divórcio da mãe da criança, foi de férias com a menina. Não a entregou de volta à progenitora, que vivia na Madeira, quebrando assim a regulação do poder paternal decidida pelo tribunal.

Ellie, na altura com 7 anos, esteve desaparecida durante 5 meses.

Só em fevereiro do ano seguinte (2013), após a detenção de Filipe Silva no Porto, a menina regressou para junto da mãe. O acusado recusou sempre revelar às autoridades o paradeiro da menina, revelando que agiu por desespero, com medo que a mãe levasse Ellie de volta para a Irlanda.

Filipe Silva terá de pagar uma indeminização no valor de 17.500 euros.

  • O impacto e as consequências do referendo em Itália
    1:02
  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.