sicnot

Perfil

País

Portugal não pode ter um terço dos jovens "sem estudar nem trabalhar", diz ministro Educação

O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, afirmou hoje, na Moita, que é necessário apostar na formação e qualificação dos portugueses, referindo que Portugal não pode ter um terço dos jovens "que não estuda nem está a trabalhar".

"Temos que recuperar o tempo perdido com políticas de formação. Não queremos estar neste ranking em que um terço dos jovens não estuda nem trabalha, não podemos conceber esta situação", disse, durante Jornadas Pedagógicas Nacionais "Formação ao Longo da Vida é Garantia de Qualidade", que decorrem na Escola Técnica Profissional, na Moita.

O ministro referiu que a formação e a educação promovem e são os principais sustentos do desenvolvimento económico.

"O crescimento futuro depende do capital humano. Quem não tem petróleo, o seu petróleo são as pessoas e Portugal tem que conceber políticas eficazes em matéria de competências, para fornecer ao mercado profissionais competentes", afirmou.

O ministro da Educação defendeu que o poder político deve investir na educação e que uma qualificação baixa "inibe o crescimento".

"Ainda temos 55% da população que não completou o ensino secundário e cerca de 45% não domina as novas competências digitais", referiu.

Tiago Brandão Rodrigues, a concluir, afirmou que o ensino profissional já não é visto como "uma segunda liga" no ensino, defendendo a sua importância.

"Ensinar uma profissão é tão importante como um outro percurso escolar. Apesar de difícil, conseguimos desbloquear os processos das escolas profissionais ainda antes do arranque do próximo ano letivo", frisou.

Lusa

  • "Já só lhes resta uma coisa: bisbilhotar comunicações privadas"
    2:57

    Caso CGD

    O primeiro-ministro diz que o PSD atingiu o grau zero da política, quando chegou à "bisbilhotice" de querer ver as mensagens trocadas entre o ministro das Finanças e António Domingues. A polémica da Caixa Geral de Depósitos voltou a marcar o debate quinzenal, com António Costa a garantir que nunca esteve em causa a entrega de declarações da administração. Já o PSD e o CDS a acusaram o Governo de violar as regras da transparência e de oprimir os direitos da oposição.

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.