sicnot

Perfil

País

Treze distritos e Madeira sob Aviso Amarelo devido ao tempo quente

Treze distritos e a Madeira estão hoje sob Aviso Amarelo devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Sete regiões estão hoje em risco extremo de exposição à radiação ultravioleta, enquanto outras 19 estão com níveis muito altos.

RAINER JENSEN

De acordo com o instituto, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Leiria, Coimbra, Castelo Branco, Lisboa, Santarém, Portalegre, Évora, Beja e Setúbal e a Madeira estão sob Aviso Amarelo, devido ao tempo quente, entre as 05:00 de hoje e as 21:00 de domingo.

O Aviso Amarelo é o terceiro mais grave numa escala de quatro e significa "risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica".

Na quarta-feira, o IPMA a previsão de tempo quente e seco, com temperaturas acima dos 30 graus nas regiões do norte e, entre os 35 e 40 graus, para o centro e sul do país, além da temperatura mínima acima dos 20 graus.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu na quarta-feira um alerta, à população em geral e em particular às pessoas mais vulneráveis, para que adotem medidas de prevenção contra as temperaturas elevadas, esperadas para os próximos dias.

Sete regiões com risco extremo de exposição à radiação ultravioleta

Sete regiões do país estão hoje em risco extremo de exposição à radiação ultravioleta (UV): Bragança, Évora, Guarda, Penhas Douradas, Portalegre, Vila Real e Funchal.

O IPMA colocou também as regiões de Aveiro, Beja, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Faro, Leiria, Lisboa, Porto, Santarém, Setúbal, Sines, Viana do Castelo, Viseu, Porto Santo, Ponta Delgada, Angra do Heroísmo, Horta e Santa Cruz das Flores em risco 'Muito Alto'.

Segundo o instituto, nas regiões com risco Extremo a população deve evitar a exposição ao sol.

Nas regiões com níveis 'Muito Alto' e 'Alto' recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, 't-shirt', guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre menor do que 2, em que o UV é 'Baixo', 3 a 5 ('Moderado'), 6 a 7 ('Alto'), 8 a 10 ('Muito Alto') e superior a 11 ('Extremo').

Com Lusa

  • O tempo para hoje
    0:32

    País

    O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje no continente céu limpo, vento fraco a moderado do quadrante leste, soprando moderado de nordeste nas terras altas até ao meio da manhã e temporariamente de noroeste no litoral oeste durante a tarde e pequena subida de temperatura, em especial da mínima e nas regiões do litoral.

  • O encontro emocionado de Marcelo com a mãe de uma das vítimas dos fogos
    0:30
  • Proteção Civil garante que já não há desaparecidos
    1:40
  • "Depois de sair da autoestrada o vidro do carro ainda estava a ferver"
    2:01
  • "O fogo chegou de repente. Foi um demónio"
    2:15
  • O desabafo de um empresário que perdeu "uma vida inteira de trabalho" no fogo
    2:08
  • O testemunho emocionado de quem perdeu quase tudo
    2:10
  • As comunicações entre operacionais no combate às chamas em Viseu
    2:27
  • Houve "erros defensivos que normalmente a equipa não comete"
    0:38

    Desporto

    No final do jogo, quando questionado sobre a ausência de Casillas no onze do FC Porto, Sérgio Conceição referiu que a equipa apresentada era aquela que lhe oferecia garantias. Quanto ao jogo, o treinador portista reconheceu que a equipa cometeu vários erros defensivos.

  • "Cometemos erros e há que tentar corrigi-los"
    0:41

    Desporto

    No final do jogo em Leipzig, Iván Marcano desvalorizou a ausência de Iker Casillas e entendeu que o facto de o guarda-redes ter ficado no banco não teve impacto na equipa. Já sobre o jogo, o central espanhol garantiu que não correu da forma como os jogadores esperavam.

  • Norte-americana foi à discoteca e tornou-se princesa

    Mundo

    A história de Ariana Austin é quase como um conto de fadas moderno. A jovem vai até ao baile, onde conhece o seu príncipe. Só que a norte-americana foi a uma discoteca e, na altura, não sabia que Joel Makonnen era na verdade um príncipe da Etiópia e que casaria com ele 12 anos depois, tornando-se também ela numa princesa.