sicnot

Perfil

País

Duas ilhas dos Açores sob aviso amarelo devido a precipitação forte

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu este sábado um aviso amarelo para as ilhas de São Miguel e Santa Maria, nos Açores, devido a precipitação "por vezes forte".

Lusa

Lusa

EDUARDO COSTA

O aviso do IPMA referente às duas ilhas do Grupo Oriental do arquipélago dos Açores vigora até às 18:00 horas (mais uma hora em Lisboa), período durante o qual haverá "aguaceiros que poderão ser localmente fortes".

O 'aviso amarelo' é o terceiro mais grave numa escala de quatro e significa "risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica".

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) já alertou para a minimização de eventuais impactos, através da adoção de comportamentos adequados como desobstrução dos sistemas de escoamento das águas, a retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento.

Lusa

  • Temperaturas perto dos 40 graus no Alentejo
    2:06

    País

    As temperaturas no Alentejo estão próximas dos 40 graus e tendem a subir. A meio da manhã e já com temperaturas acima dos 32ºC, quem anda na rua já sente os efeitos do aviso amarelo devido ao tempo quente e seco que se vai manter nos próximos dias.

  • "O que é isto, mamã?"
    36:23
  • O ensino à distância em Portugal
    4:12

    País

    Em Portugal, o ensino básico e secundário à distância já conta com 300 alunos e com a preciosa ajuda das novas tecnologias. É através do computador que a escola viaja e acompanha os alunos, alguns com doenças que não os permitem ir às aulas, outros que são atletas de alta competição e que têm a maior parte do tempo ocupado por treinos ou ainda os que fazem parte de famílias itenerantes, como é o caso dos que vivem no circo e andam de terra em terra.

  • Aprender a jogar badminton ao ritmo do samba
    2:54

    Mundo

    No Brasil, a correspondente da SIC foi conhecer um projeto social no Rio de Janeiro que mistura samba e desporto. Um desporto que ainda é pouco praticado mas que tem sido fundamental para transformar a vida de jovens das favelas e para descobrir novos talentos do badminton brasileiro.

    Correspondente SIC