sicnot

Perfil

País

Duas ilhas dos Açores sob aviso amarelo devido a precipitação forte

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu este sábado um aviso amarelo para as ilhas de São Miguel e Santa Maria, nos Açores, devido a precipitação "por vezes forte".

Lusa

Lusa

EDUARDO COSTA

O aviso do IPMA referente às duas ilhas do Grupo Oriental do arquipélago dos Açores vigora até às 18:00 horas (mais uma hora em Lisboa), período durante o qual haverá "aguaceiros que poderão ser localmente fortes".

O 'aviso amarelo' é o terceiro mais grave numa escala de quatro e significa "risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica".

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) já alertou para a minimização de eventuais impactos, através da adoção de comportamentos adequados como desobstrução dos sistemas de escoamento das águas, a retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento.

Lusa

  • Temperaturas perto dos 40 graus no Alentejo
    2:06

    País

    As temperaturas no Alentejo estão próximas dos 40 graus e tendem a subir. A meio da manhã e já com temperaturas acima dos 32ºC, quem anda na rua já sente os efeitos do aviso amarelo devido ao tempo quente e seco que se vai manter nos próximos dias.

  • Os dias na Terra estão a ficar mais longos

    Mundo

    Os dias estão a tornar-se mais longos, mas impercetivelmente, porque vão ser precisos 6,7 milhões de anos para aumentarem um minuto, segundo um estudo publicado quarta-feira pela Proceedings A da Royal Society britânica.

  • Leica: a marca lendária entre os fotógrafos
    5:54