sicnot

Perfil

País

Risco máximo de incêndio para 23 concelhos do país

Vinte e três concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Castelo Branco, Leiria, Coimbra, Viseu, Aveiro, Braga, Porto e Guarda apresentam hoje risco "Máximo" de incêndio, segundo informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

© Rafael Marchante / Reuters

O instituto colocou em risco "Máximo" de incêndio os concelhos de Monchique (Faro), Mação e Sardoal (Santarém), Vila de Rei, Oleiros, Sertã (Castelo Branco), Castanheira de Pera, Pedrógão Grande e Figueiró dos Vinhos (Leiria), Pampilhosa da Serra, Arganil, Góis e Miranda do Corvo (Coimbra), Aguiar da Beira e Trancoso (Guarda), Baião e Valongo (Porto), Póvoa de Lanhoso e Cabeceiras de Basto (Braga), Arouca e Castelo de Paiva (Aveiro), S. Pedro do Sul e Castro Daire (Viseu).

Em risco "Muito Elevado" e "Elevado" de incêndio estão vários concelhos de todos os distritos (18) de Portugal continental.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre "Reduzido" e "Máximo".

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia, relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Lusa

  • Temperaturas perto dos 40 graus no Alentejo
    2:06

    País

    As temperaturas no Alentejo estão próximas dos 40 graus e tendem a subir. A meio da manhã e já com temperaturas acima dos 32ºC, quem anda na rua já sente os efeitos do aviso amarelo devido ao tempo quente e seco que se vai manter nos próximos dias.

  • Treze distritos e Madeira sob Aviso Amarelo devido ao tempo quente

    País

    Treze distritos e a Madeira estão hoje sob Aviso Amarelo devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Sete regiões estão hoje em risco extremo de exposição à radiação ultravioleta, enquanto outras 19 estão com níveis muito altos.

  • Oliveira Costa "era incompetente para todos os lugares em que eu o vi"
    3:12
    Quadratura do Círculo

    Quadratura do Círculo

    QUINTA-FEIRA 23:00

    O caso BPN esteve em destaque no programa Quadratura do Circulo desta quinta-feira. Pacheco Pereira relembrou que os maiores prejuízos são posteriores à nacionalização e responsabiliza José Sócrates. O Jorge Coelho disse que se fez justiça e que é uma prova que o Estado de direito português está a funcionar. Lobo Xavier garantiu também que Oliveira Costa era incompetente por natureza.

  • "O Brasil não parou e não vai parar"
    1:33

    Mundo

    O Presidente do Brasil diz ter condições para continuar à frente do Palácio do Planalto. Num vídeo publicado no Twitter, Michel Temer garante que o país não parou, nem vai parar, mas há uma nova gravação que pode comprometer o futuro do chefe de Estado.

  • Trump empurra líder do Montenegro para ficar à frente na fotografia

    Mundo

    A reunião de líderes dos Estados-membros da NATO, que decorreu esta quinta-feira em Bruxelas, na Bélgica, ficou marcada por um momento insólito em que o Presidente norte-americano não quis abdicar de ficar no melhor plano possível nas fotografias de grupo. Nem que para isso tenha sido necessário empurar o líder de outro país.

  • O humor de John Kerry nas críticas a Trump
    0:40

    Mundo

    John Kerry criticou as ligações de Donald Trump com a Rússia durante um discurso de abertura, na Universidade de Harvard. O ex-secretário de Estado norte-americano disse, em tom de brincadeira, que se os jovens querem vingar na política, devem primeiro aprender a falar russo.

  • O papel da religião no quotidiano
    24:57
  • Marcelo na peregrinação de Nossa Senhora de Fátima no Luxemburgo

    Mundo

    O Presidente da República participou esta quinta-feira, a título privado, na peregrinação em honra de Nossa Senhora de Fátima, na cidade luxemburguesa de Wiltz. Milhares de portugueses receberam Marcelo Rebelo de Sousa, que assistiu à missa e, durante alguns minutos, participou na procissão.