sicnot

Perfil

País

Aviso amarelo para mais duas ilhas dos Açores devido a chuva e trovoada

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) estendeu o "aviso amarelo", que está hoje em vigor no grupo central dos Açores, ao grupo oriental devido à previsão de precipitação e trovoada.

Lusa

Lusa

EDUARDO COSTA

Segundo o IPMA os aguaceiros "que poderão ser localmente fortes" e a trovoada nas ilhas de São Miguel e Santa Maria, ambas localizadas no grupo oriental do arquipélago devem ocorrer entre as 18:00 horas de hoje e as 06:00 de segunda-feira (mais uma hora em Lisboa).

Para as ilhas Terceira, Graciosa, São Jorge, Faial e Pico no grupo central continua em vigor, até às 18:00 deste domingo, o "aviso amarelo" referente a precipitação e trovoada.

O aviso amarelo é o segundo menos grave de uma escala de quatro e refere-se a uma "situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica".

Contactado pela Lusa fonte do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores garantiu que "está tudo normal por agora".

A mesma entidade desaconselha a pratica de atividades relacionadas com o mar, bem como passeios à beira mar e recomenda a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas e a retirada de inertes ou outros objetos que possam ser arrastados.

Lusa

  • Isto não é não jornalismo. Por Ricardo Costa

    Opinião

    Uma das decisões mais banais e corriqueiras do jornalismo assenta nas escolhas que se fazem no dia a dia. Que temas se abordam, que destaque se dá a este ou aquele assunto, que ângulos de abordagem se usam. São opções condicionadas por uma série de fatores - que vão do interesse e da novidade até questões tão básicas como o haver ou não jornalistas com tempo, meios e conhecimentos para o fazerem -, que estão e estarão na base de qualquer dia de trabalho numa redação.

    Ricardo Costa

  • Bruxelas multa Altice em 125 M€ devido à compra da PT

    Economia

    Os Serviços da Concorrência da Comissão Europeia decidiram multar a Altice em 125 milhões de euros no âmbito da compra da PT Portugal. Bruxelas avançou com a multa à Altice por ter começado a gerir a PT antes do negócio ter sido aprovado pela Comissão Europeia.

  • "Não há nenhuma meta com Bruxelas", garante Centeno no Parlamento
    0:57

    Economia

    O ministro das Finanças afirma que o Programa de Estabilidade é debatido em Lisboa e não em Bruxelas.Esta manhã, no Parlamento, Mário Centeno assegurou ainda que as metas são as mesmas com que se comprometeu no programa do Governo e garante que não há nenhuma meta acordada com Bruxelas.