sicnot

Perfil

País

Supremo rejeita libertação do espião português

O Supremo Tribunal de Justiça rejeitou o pedido de libertação imediata do espião português apanhado a vender segredos da NATO à Rússia.

Os juízes conselheiros entendem que a prisão preventiva de Frederico Carvalhão Gil não viola a lei e que o Habeas Corpus apresentado pela defesa é manifestamente infundado.
No pedido, o advogado tinha criticado a atuação do Ministério Público, da polícia, do Tribunal da Relação e as condições da cadeia de Monsanto onde esteve em prisão preventiva.
Carvalhão Gil está agora em prisão domiciliária com pulseira eletrónica.

  • Espião português em prisão domiciliária com pulseira eletrónica
    1:30

    País

    Frederico Carvalhão Gil, o espião detido em flagrante, em Itália, a vender segredos da Nato a um espião russo, já está em casa com pulseira electrónica. A decisão de alterar a medida de coação, de prisão preventiva para domiciliária, foi tomada esta quinta-feira pelo juiz Ivo Rosa do Tribunal Central de Instrução Criminal.

  • "Trair o país por 10 mil euros é mesmo degradante"
    2:45

    País

    Foi extraditado o espião, detido há 15 dias em Itália, depois de alegadamente ter recebido 10 mil euros em troca de documentos secretos. Frederico Carvalhão Gil aterrou este domingo no aeroporto de Lisboa, acompanhado de três elementos da Polícia Judiciária. Este caso teve eco internacional e receia-se a dimensão dos danos causados pelas informações passadas pelo agente do SIS. Miguel Sousa Tavares diz que "uma pessoa que partilhava fotografias no Instagram devia ter levantado suspeitas nos serviços de espionagem" e que "trair o país por 10 mil euros é mesmo degradante".

  • SIC faz-se à estrada para ouvir eleitores
    2:13
  • Furacão Maria ameaça Ilhas Virgens e Porto Rico

    Mundo

    O furacão Maria "potencialmente catastrófico" está a ameaçar as Ilhas Virgens e o Porto Rico, depois de esta terça-feira ter semeado a destruição na Dominica e provocado um morto e dois desaparecidos na ilha francesa de Guadalupe.

  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.

  • Escola na Croácia usa imagem de Melania Trump para chamar alunos

    Mundo

    "Imagine até onde pode ir com um pouco de inglês", foi com estas palavras que uma escola de inglês da Croácia decidiu promover as suas aulas, juntando ainda a fotografia de Melania Trump ao placard do anúncio. Agora, a primeira-dama norte-americana ameaça levar o Instituo Americki a tribunal. Entretanto, o placard já foi retirado do local.

    SIC