sicnot

Perfil

País

Dezoito concelhos do continente em risco máximo de incêndio

Dezoito concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Castelo Branco, Leiria, Coimbra, Viseu e Guarda apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

PAULO CUNHA

O instituto colocou em risco máximo de incêndio os concelhos de Monchique (Faro), Mação e Sardoal (Santarém), Vila de Rei e Oleiros (Castelo Branco), Castanheira de Pera e Pedrógão Grande (Leiria), Pampilhosa da Serra, Arganil, Góis e Lousã (Coimbra), Sabugal, Guarda, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Aguiar da Beira, Trancoso (Guarda) e Sernancelhe (Viseu).

Em risco muito elevado e elevado de incêndio estão vários concelhos de todos os distritos (18) de Portugal continental.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia, relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje, nas regiões do norte e centro do continente, céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado e com neblina ou nevoeiro na faixa costeira até ao final da manhã, nebulosidade que poderá persistir em alguns locais.

Está também previsto vento fraco, soprando temporariamente moderado de noroeste durante a tarde no litoral, pequena descida da temperatura mínima no interior da região centro e pequena descida da máxima.

No sul prevê-se períodos de céu muito nublado, diminuindo de nebulosidade nas regiões do Alentejo a partir da tarde, vento fraco, soprando temporariamente moderado de sueste no Algarve até meio da tarde e de noroeste no litoral oeste durante a tarde, e pequena subida da temperatura máxima.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 17 e 32 graus Celsius, no Porto entre 13 e 23, em Viana do Castelo entre 14 e 22, em Vila Real entre 18 e 33, em Viseu entre 18 e 32, em Bragança entre 16 e 36, na Guarda entre 19 e 32, em Coimbra entre 15 e 29, em Castelo Branco entre 19 e 37, em Portalegre entre 20 e 36, em Santarém entre 16 e 35, em Évora entre 17 e 38, em Beja entre 20 e 39, em Faro entre 22 e 31, no Funchal entre 19 e 24, em Ponta Delgada e na Horta entre 17 e 24 e em Santa Cruz das Flores entre 18 e 23.

Lusa

  • O tempo para hoje
    0:29

    País

    O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje, nas regiões do norte e centro do continente, céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado e com neblina ou nevoeiro na faixa costeira até ao final da manhã, nebulosidade que poderá persistir em alguns locais.

  • A fuga dos PIDES
    1:16

    Perdidos e Achados

    Ao final do dia 29 de Junho de 1975, 89 agentes da PIDE fugiam da cadeia de Vale de Judeus, em Alcoentre. Mais de 40 anos depois, Perdidos e Achados recupera um dos acontecimentos do Verão Quente em Portugal. Hoje no Jornal da Noite e conteúdos exclusivos no site.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Uma volta a Portugal. De bicicleta mas sem licra

    País

    Um grupo de professores propõe-se a repetir o percurso da 1.ª Volta a Portugal em Bicicleta, 90 anos depois. Não se trata de uma corrida, pelo contrário querem provar que qualquer um o pode fazer e promover o uso da bicicleta como meio de transporte pessoal. “Dar a volta” parte para a estrada esta quarta-feira, de Lisboa a Setúbal, tal como em 26 de abril de 1927.

    Ricardo Rosa

  • Casa Madonna di Fatima em Roma é um lar de idosos com 9 irmãs portuguesas
    4:29

    Mundo

    A mais antiga igreja dedicada à Senhora de Fátima em Roma tem mais de 50 anos. Foi construída pelas franciscanas hospitaleiras do Imaculado Coração, uma congregação fundada em Portugal. Hoje, as religiosas portuguesas gerem um lar na mesma rua, mas o templo foi entregue a uma congregação italiana.