sicnot

Perfil

País

Hollande recebido por Marcelo em Belém com honras militares

O chefe de Estado francês, François Hollande, chegou hoje ao Palácio de Belém pelas 13:30, 45 minutos mais tarde do que o previsto, onde foi recebido pelo Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, com honras militares.

LUSA

No Pátio dos Bichos, François Hollande e Marcelo Rebelo de Sousa ouviram os hinos nacionais de França e de Portugal e passaram em revista a guarda de honra.

Depois, os dois chefes de Estado subiram a escada que dá acesso à Sala das Bicas, onde tiraram uma fotografia com as bandeiras de França, de Portugal e da União Europeia por trás, e François Hollande assinou o livro de honra.

Os dois presidentes seguiram para um encontro a sós, após o qual haverá um almoço de trabalho em que estará também o primeiro-ministro, António Costa.

No final, Marcelo Rebelo de Sousa e François Hollande prestarão declarações à comunicação social.

O Presidente da República francesa realiza hoje uma curta visita de trabalho a Portugal, que inclui também uma reunião com António Costa, que estava marcada para as 14:45, na residência oficial do primeiro-ministro.

Esta deslocação de François Hollande a Portugal foi encurtada e todos os eventos festivos foram cancelados, na sequência do atentado que matou 84 pessoas em Nice.

Pelo mesmo motivo, Hollande cancelou parte de uma digressão europeia para discutir o 'Brexit', e já não viajará para a Áustria, a Eslováquia e a República Checa na quarta-feira, mantendo apenas visitas a Portugal, hoje, e à Irlanda, na quinta-feira.

  • Descobertos fósseis que podem provar existência de vida em Marte

    Mundo

    Fósseis com 3,77 mil milhões de anos, dos mais antigos já descobertos, foram identificados por cientistas de vários países na província do Quebec, no leste do Canadá. As descobertas coincidem no tempo com a altura em que Marte e a Terra tinham água líquida à superfície, o que levanta questões sobre a hipótese de vida extraterrestre.

  • As polémicas declarações de João Braga sobre os Óscares

    País

    A Associação SOS Racismo reagiu esta quarta-feira às palavras do fadista João Braga na sua página no Facebook, sobre a cerimónia de entrega dos Óscares, e disse esperar que a Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial atue de forma exemplar face.

  • "Apelamos ao debate e somos criticados? Então m...."
    0:52
  • Oprah admite candidatar-se à Presidência dos EUA

    Mundo

    A apresentadora norte-americana Oprah Winfrey admitiu, numa entrevista, que a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais de novembro a fez considerar a possibilidade de entrar na corrida à Casa Branca.

  • Temperaturas recorde no "último lugar da Terra"

    Mundo

    A Organização Meteorológica Mundial (OMM) anunciou esta quarta-feira que se registaram nos últimos 37 anos temperaturas altas recorde na Antártida, num local que foi descrito como "o último lugar da Terra".