sicnot

Perfil

País

Hollande recebido por Marcelo em Belém com honras militares

O chefe de Estado francês, François Hollande, chegou hoje ao Palácio de Belém pelas 13:30, 45 minutos mais tarde do que o previsto, onde foi recebido pelo Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, com honras militares.

LUSA

No Pátio dos Bichos, François Hollande e Marcelo Rebelo de Sousa ouviram os hinos nacionais de França e de Portugal e passaram em revista a guarda de honra.

Depois, os dois chefes de Estado subiram a escada que dá acesso à Sala das Bicas, onde tiraram uma fotografia com as bandeiras de França, de Portugal e da União Europeia por trás, e François Hollande assinou o livro de honra.

Os dois presidentes seguiram para um encontro a sós, após o qual haverá um almoço de trabalho em que estará também o primeiro-ministro, António Costa.

No final, Marcelo Rebelo de Sousa e François Hollande prestarão declarações à comunicação social.

O Presidente da República francesa realiza hoje uma curta visita de trabalho a Portugal, que inclui também uma reunião com António Costa, que estava marcada para as 14:45, na residência oficial do primeiro-ministro.

Esta deslocação de François Hollande a Portugal foi encurtada e todos os eventos festivos foram cancelados, na sequência do atentado que matou 84 pessoas em Nice.

Pelo mesmo motivo, Hollande cancelou parte de uma digressão europeia para discutir o 'Brexit', e já não viajará para a Áustria, a Eslováquia e a República Checa na quarta-feira, mantendo apenas visitas a Portugal, hoje, e à Irlanda, na quinta-feira.

  • Germano Almeida vence Prémio Camões

    Cultura

    O escritor cabo-verdiano Germano Almeida é o vencedor do Prémio Camões 2018, foi esta segunda-feira anunciado, no Hotel Tivoli, em Lisboa, após reunião do júri.

  • "Fui violada por Harvey Weinstein aqui em Cannes"
    1:02

    Cultura

    A cerimónia de encerramento do Festival de Cinema de Cannes ficou ainda marcada pelo discurso de Asia Argento. A atriz italiana que acusou Harvey Weinstein de a ter violado justamente numa das edições do festival de Cannes, e que há mais abusadores à solta.

  • As primeiras imagens das quatro crias da lince Malva
    0:20
  • Eis os novos heróis de Vila de Aves
    3:03
  • Desportivo das Aves fora da Liga Europa

    Desporto

    O Desportivo das Aves não vai à Liga Europa e o Sporting terá entrada direta na fase de grupos. Apesar da conquista da Taça de Portugal, a equipa avense não se licenciou em tempo útil para poder participar na prova da UEFA, apurou a SIC.

  • E agora, Sporting? Semana de decisões e incertezas
    2:53
  • "Para primeiro dia de pesca da sardinha, não foi mau"
    2:19
  • "Desfiliei-me do PS mas continuo socialista"
    1:29

    País

    José Sócrates garantiu este domingo que não atacará o PS e que continua a ser socialista. O antigo primeiro-ministro participou num almoço de apoio, em Lisboa, com cerca de 100 pessoas, a maioria anónimos.