sicnot

Perfil

País

Divergência com PCP sobre Tribunal Constitucional é questão "pontual"

Divergência com PCP sobre Tribunal Constitucional é questão "pontual"

O primeiro-ministro assegura que a discordância com o PCP sobre as nomeações para o Tribunal Constitucional não afetam a coligação. António Costa lembra a lealdade à esquerda.

António Costa falava no final de uma reunião da bancada do PS, após ser confrontado pelos jornalistas com o teor de um comunicado emitido na sexta-feira pelo PCP, que protestou por ter sido "discriminado" pelo PS no processo de designação de juízes para o Tribunal Constitucional.

O secretário-geral do PS classificou esta situação como "pontual", afastando assim a possibilidade de se constituir a prazo como uma ameaça à estabilidade da maioria de esquerda que no parlamento suporta o atual Governo.

"Temos um grande respeito pelos nossos parceiros (Bloco de Esquerda, PCP e "Os Verdes"), temos tido uma relação muito leal e correta ao longo destes meses entre todos, [mas] houve uma divergência de pontos de vista quanto à composição da lista para o Tribunal Constitucional. Não retiro outra conclusão que não seja a discordância sobre esse ponto", afirmou.

António Costa disse mesmo ter registado que o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, no que respeita ao Orçamento do Estado para 2017, já declarou que os comunistas "não pretendiam fazer a cama ao Governo".

"Pelo contrário, [Jerónimo de Sousa disse] que o PCP pretendia negociar, analisar e contribuir positivamente para que haja um Orçamento do Estado em 2017 que dê continuidade à reorientação de linha política que marcou esta sessão legislativa e que vai marcar esta legislatura", acrescentou o líder socialista.

Com Lusa

  • "Já só lhes resta uma coisa: bisbilhotar comunicações privadas"
    2:57

    Caso CGD

    O primeiro-ministro diz que o PSD atingiu o grau zero da política, quando chegou à "bisbilhotice" de querer ver as mensagens trocadas entre o ministro das Finanças e António Domingues. A polémica da Caixa Geral de Depósitos voltou a marcar o debate quinzenal, com António Costa a garantir que nunca esteve em causa a entrega de declarações da administração. Já o PSD e o CDS a acusaram o Governo de violar as regras da transparência e de oprimir os direitos da oposição.

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.