sicnot

Perfil

País

Divergência com PCP sobre Tribunal Constitucional é questão "pontual"

Divergência com PCP sobre Tribunal Constitucional é questão "pontual"

O primeiro-ministro assegura que a discordância com o PCP sobre as nomeações para o Tribunal Constitucional não afetam a coligação. António Costa lembra a lealdade à esquerda.

António Costa falava no final de uma reunião da bancada do PS, após ser confrontado pelos jornalistas com o teor de um comunicado emitido na sexta-feira pelo PCP, que protestou por ter sido "discriminado" pelo PS no processo de designação de juízes para o Tribunal Constitucional.

O secretário-geral do PS classificou esta situação como "pontual", afastando assim a possibilidade de se constituir a prazo como uma ameaça à estabilidade da maioria de esquerda que no parlamento suporta o atual Governo.

"Temos um grande respeito pelos nossos parceiros (Bloco de Esquerda, PCP e "Os Verdes"), temos tido uma relação muito leal e correta ao longo destes meses entre todos, [mas] houve uma divergência de pontos de vista quanto à composição da lista para o Tribunal Constitucional. Não retiro outra conclusão que não seja a discordância sobre esse ponto", afirmou.

António Costa disse mesmo ter registado que o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, no que respeita ao Orçamento do Estado para 2017, já declarou que os comunistas "não pretendiam fazer a cama ao Governo".

"Pelo contrário, [Jerónimo de Sousa disse] que o PCP pretendia negociar, analisar e contribuir positivamente para que haja um Orçamento do Estado em 2017 que dê continuidade à reorientação de linha política que marcou esta sessão legislativa e que vai marcar esta legislatura", acrescentou o líder socialista.

Com Lusa

  • Tudo isto circula na internet. Nada disto é verdade
    3:12
  • Peso dos salários na economia diminuiu
    2:34

    Economia

    Portugal é dos países onde o peso dos salários na economia mais diminuiu. Ou seja, os salários portugueses foram dos mais encolheram com a crise. A conclusão é da Organização Internacional do Trabalho que sublinha as implicações negativas ao nível social e económico.

  • Inaugurado Ikea de Loulé
    3:51

    Economia

    Centenas de pessoas aguardavam à porta do Ikea de Loulé para a inauguração da nova loja no Algarve, uma semana depois do acidente que matou uma trabalhadora. A cerimónia decorreu de forma sóbria, ainda que com alguma pompa e circunstância.

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.

  • Juncker reprova com ironia apoio de Trump

    Brexit

    O Presidente da Comissão Europeia disse hoje com ironia que promoverá a independência do Ohio ou de Austin, no Texas, em relação aos Estados Unidos se o presidente Donald Trump continuar a incitar países europeu a seguirem o Brexit.