sicnot

Perfil

País

Faro, Setúbal e Lisboa têm mais casas com ar condicionado em Portugal

Os distritos de Faro, Setúbal e Lisboa concentram o maior número de casas com sistema de ar condicionado em Portugal, segundo um estudo da plataforma imobiliária Idealista, hoje divulgado.

"Apenas 9,4% das casas que se encontram à venda têm sistema de ar condicionado", o que corresponde a uma média de uma em cada dez casas climatizadas no país, revelou à agência Lusa o diretor de operações do Idealista em Portugal, Cesar Oteiza.

A existência de poucas casas equipadas com sistema de ar condicionado em Portugal deve-se ao facto de o parque de habitação ser maioritariamente antigo, pelo que "é na habitação nova que se concentra a maior parte das casas climatizadas", explicou o responsável da plataforma imobiliária.

Por outro lado, "o calor em Portugal não é tão excessivo, tirando casos pontuais de ondas de calor, o que leva a que o ar condicionado não se torne tão prioritário no equipamento de uma casa", apontou Cesar Oteiza.

Segundo o diretor de operações do Idealista em Portugal, o distrito de Faro é o que tem mais habitação disponível com ar condicionado, tanto para venda como para arrendamento.

No mercado de venda de casas em Portugal, o distrito de Faro é o que tem mais habitações climatizadas, com uma percentagem de 18,5%, seguindo-se Setúbal (14,4%), Lisboa (12,5%), Portalegre (11,7%) e Santarém (9,5%).

"No Porto, onde o calor não é tão rigoroso, apenas 4,4% dos imóveis à venda têm sistema de arrefecimento", verificou o estudo, acrescentando que os distritos mais a Norte e Centro do país possuem menos casas com equipamentos de ar condicionado.

Neste sentido, o distrito de Guarda tem apenas 2% das casas climatizadas, seguindo-se Leiria (2,6%) e Coimbra (3%).

Em termos de arrendamento, "7,7% das casas em Portugal dispõem de ar condicionado" e é o distrito de Faro que tem mais casas climatizadas, com uma percentagem de 22,5%, seguido por Lisboa (13%), Viana do Castelo (9,6%), Setúbal (9,4%) e Guarda (9,1%).

De acordo com os dados do estudo, o distrito do Porto tem apenas 2,7% de casas climatizadas para arrendamento, seguindo-se Leiria (1,5%).

"Em Vila Real e Bragança não existem casas para arrendar com ar condicionado", verificou o estudo.

Questionado sobre se existe um decréscimo na instalação de sistemas de ar condicionado nas casas em Portugal, Cesar Oteiza disse que "não é possível definir ainda uma tendência", uma vez que este é o primeiro estudo realizado pela plataforma imobiliária Idealista.

O estudo foi realizado no início do mês de julho, motivado pelas temperaturas elevadas que se fazem sentir em todo o país, e abrangeu todas as casas anunciadas na plataforma, que são atualmente cerca de 220 mil casas para venda e para arrendamento em Portugal.

Lusa

  • Militares tentam acabar com guerra entre traficantes na Rocinha, Rio de Janeiro
    3:07

    Mundo

    As últimas horas têm sido de tensão no Rio de Janeiro depois dos tiroteios que começaram desde que uma das principais favelas da cidade foi ocupada por militares na sexta-feira. As forças federais foram acionadas para auxiliarem a polícia, que há vários dias tenta acabar com a guerra entre fações de traficantes de droga.

  • Irão lança míssil de médio alcance
    1:13

    Mundo

    Três dias depois do discurso hostil de Donald Trump nas Nações Unidas, o Irão testou um novo míssil de médio alcance que atingiu uma altura de dois mil quilómetros. Teerão diz que o teste não viola o acordo nuclear.

  • Trump renovou as ameaças à Coreia do Norte
    1:30
  • Guterres apela à Coreia do Norte para cumprir resoluções

    Mundo

    O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, apelou este sábado ao ministro do Exterior da Coreia do Norte, Ri Yong Ho, para o cumprimento das resoluções que o Conselho de Segurança impôs ao país em resposta à sua escalada armada.

  • Atrás das Câmaras em Pedrógão Grande
    3:37
    Atrás das Câmaras

    Atrás das Câmaras

    DIARIAMENTE NA SIC E SIC NOTÍCIAS

    A carrinha do "Atrás das Câmaras" continua pelo país a mostrar aquilo que alguns políticos ignoram. Este sábado a equipa da SIC esteve em Pedrógão Grande, 99 dias após o incêndio que fez 64 mortos e 200 feridos.

  • Morreu Charles Bradley, uma das lendas do soul

    Cultura

    O cantor Charles Bradley morreu este sábado aos 68 anos. O músico norte-americano foi diagnosticado com cancro no ano passado. A notícia da morte foi confirmada na página oficial do cantor no Facebook.