sicnot

Perfil

País

Faro, Setúbal e Lisboa têm mais casas com ar condicionado em Portugal

Os distritos de Faro, Setúbal e Lisboa concentram o maior número de casas com sistema de ar condicionado em Portugal, segundo um estudo da plataforma imobiliária Idealista, hoje divulgado.

"Apenas 9,4% das casas que se encontram à venda têm sistema de ar condicionado", o que corresponde a uma média de uma em cada dez casas climatizadas no país, revelou à agência Lusa o diretor de operações do Idealista em Portugal, Cesar Oteiza.

A existência de poucas casas equipadas com sistema de ar condicionado em Portugal deve-se ao facto de o parque de habitação ser maioritariamente antigo, pelo que "é na habitação nova que se concentra a maior parte das casas climatizadas", explicou o responsável da plataforma imobiliária.

Por outro lado, "o calor em Portugal não é tão excessivo, tirando casos pontuais de ondas de calor, o que leva a que o ar condicionado não se torne tão prioritário no equipamento de uma casa", apontou Cesar Oteiza.

Segundo o diretor de operações do Idealista em Portugal, o distrito de Faro é o que tem mais habitação disponível com ar condicionado, tanto para venda como para arrendamento.

No mercado de venda de casas em Portugal, o distrito de Faro é o que tem mais habitações climatizadas, com uma percentagem de 18,5%, seguindo-se Setúbal (14,4%), Lisboa (12,5%), Portalegre (11,7%) e Santarém (9,5%).

"No Porto, onde o calor não é tão rigoroso, apenas 4,4% dos imóveis à venda têm sistema de arrefecimento", verificou o estudo, acrescentando que os distritos mais a Norte e Centro do país possuem menos casas com equipamentos de ar condicionado.

Neste sentido, o distrito de Guarda tem apenas 2% das casas climatizadas, seguindo-se Leiria (2,6%) e Coimbra (3%).

Em termos de arrendamento, "7,7% das casas em Portugal dispõem de ar condicionado" e é o distrito de Faro que tem mais casas climatizadas, com uma percentagem de 22,5%, seguido por Lisboa (13%), Viana do Castelo (9,6%), Setúbal (9,4%) e Guarda (9,1%).

De acordo com os dados do estudo, o distrito do Porto tem apenas 2,7% de casas climatizadas para arrendamento, seguindo-se Leiria (1,5%).

"Em Vila Real e Bragança não existem casas para arrendar com ar condicionado", verificou o estudo.

Questionado sobre se existe um decréscimo na instalação de sistemas de ar condicionado nas casas em Portugal, Cesar Oteiza disse que "não é possível definir ainda uma tendência", uma vez que este é o primeiro estudo realizado pela plataforma imobiliária Idealista.

O estudo foi realizado no início do mês de julho, motivado pelas temperaturas elevadas que se fazem sentir em todo o país, e abrangeu todas as casas anunciadas na plataforma, que são atualmente cerca de 220 mil casas para venda e para arrendamento em Portugal.

Lusa

  • Dirigentes do GD Ribeirão acusados de auxílio à emigração ilegal
    1:34

    Desporto

    Oito dirigentes do Grupo Desportivo de Ribeirão, um clube de Vila Nova de Famalicão que fechou as portas em 2015, foram acusados pelo Ministério Público.Em causa, estão suspeitas de auxílio à emigração ilegal ou falsificação de documentos, relacionadas com transferências de jogadores estrangeiros em situação ilegal.

  • Capacetes Brancos agradecem Óscar para filme sobre a guerra na Síria
    1:34

    Óscares 2017

    O Óscar para melhor documentário curto foi atribuído a um filme sobre a guerra na Síria. "The White Helmets" retrata o trabalho dos Capacetes Brancos, uma equipa de voluntários que ajuda no salvamento e resgate de habitantes sírios atingidos pelo conflito no país. O Fundador dos Capacetes Brancos já veio fazer um agradecimento público pela atribuição deste galardão. Raed Saleh diz que é uma motivação para os voluntários que todos os dias arriscam a vida para salvar outras pessoas.

  • O primeiro eclipse solar do ano
    0:57
  • O Nokia 3310 está de volta
    1:16