sicnot

Perfil

País

PSP deteve 1.200 pessoas no primeiro mês da operação "Verão Seguro"

A PSP deteve 1.200 pessoas, apreendeu 64 armas e perto de 327.000 doses de droga, no primeiro mês da operação "Verão Seguro", anunciou hoje aquela força de segurança.

Em comunicado, a Polícia de Segurança Pública (PSP) avança que mais de 400 pessoas foram detidas por excesso de álcool, 140 por tráfico de droga, 150 por falta de habilitação legal para conduzir, 60 por furto e roubo e 26 por posse ilegal de armas.

As 1.200 pessoas foram detidas entre 15 de junho e 15 de julho, em todo o país, durante a primeira fase da operação "Verão Seguro".

A PSP apreendeu também, num mês, 64 armas, das quais 25 eram de fogo e 21 'brancas', e perto de 327 mil doses de droga, nomeadamente haxixe (mais de 323.000), cocaína (cerca de 1.900) e heroína (960).

A operação "Verão Seguro" contempla também o programa "Vigilância a Residências", tendo a PSP vigiado 515 casas sem registo de qualquer assalto ou incidente.

A PSP distribuiu igualmente, entre 15 de junho e 15 de julho, mais de 35.500 pulseiras do "Programa Estou Aqui", destinado a crianças dos dois aos nove anos.

Durante a primeira fase da operação "Verão Seguro", a Polícia fiscalizou ainda perto de 85.000 viaturas e detetou mais de 1.700 infrações por condução com taxa de álcool no sangue superior à permitida, mais de 6.900 por excesso de velocidade (radar), mais de 800 por utilização do telemóvel, durante a condução, e cerca de 780 por falta de cadeirinha.

A PSP realiza a operação "Verão Seguro" até 15 de setembro, e tem como objetivo "aumentar o sentimento de segurança nas zonas balneares, áreas turísticas e comerciais, bem como em zonas residenciais e respetivos parques de estacionamento e nos principais eixos rodoviários".

Lusa

  • Sismo abala centro de Itália

    Mundo

    Um sismo abalou esta manhã o centro de Itália, incluindo a capital, Roma, e outras localidades atingidas por uma série de tremores o ano passado. De acordo com a Reuters, o sismo teve uma magnitude de 5.7.

    Em desenvolvimento

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".